ConexãoIn

Dia Internacional dos Migrantes

 

Em 18 de dezembro é comemorado o Dia Internacional dos Migrantes, com intuito de chamar a atenção dos países sobre as dificuldades enfrentadas por esses cidadãos ao chegarem em outras localidades do mundo. A principal defesa veio da Assembleia das Nações Unidas, por meio da resolução 45/158, em 1990.
Desse modo, é preciso reforçar que o Dia dos Migrantes tem o objetivo de esclarecer a sociedade, sobre a contribuição de milhões de cidadãos estrangeiros para o desenvolvimento econômico dos países onde residem. São seres humanos com mesmo deveres e direitos de toda população, merecendo respeito e inclusão social.
Atualmente, existem mais de 281 milhões de migrantes em todo mundo. A informação divulgada pela Organização Internacional para Migrações (OIM) acrescenta que, homens, mulheres e crianças, saíram do país de origem em busca de oportunidades de trabalho, dignidade e liberdade. Contudo, o maior perigo para esse público é cair na mão de grupos de traficantes de seres humanos, ou tentarem entrar ilegalmente em países com forte esquema de segurança.

De acordo com a Câmara Federal do Brasil, existem 1,5 milhões de migrantes, dos quais 650 mil são refugiados ou solicitantes de refúgio. Em Roraima, por exemplo, existem mais e 130 mil pessoas vindas da Venezuela. Já o segundo maior grupo de migrantes são os haitianos, que representam 62 mil cidadãos com atividade formal no país.
Reconhecer os direitos humanos, respeitar as diversidades culturais e ainda, aprender outros idiomas são fundamentais para profissionais que atuam com esse público. No Senac EAD, existem cursos de qualificação e especialização, para aumentar os conhecimentos do aluno que poderá contribuir profissionalmente no melhor atendimento dos migrantes que aqui estão. Acesse o site e confira os cursos de idiomas e da área de cultura, em extensão universitária.

 

Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.
A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 18/12/2023