ConexãoIn

Curso gratuito de Comunicação e Informática voltado para pessoas trans e travestis encerra amanhã

 

Encerra amanhã, 22/11, o cursogratuito Comunicação e Informática para o Mundo do Trabalho, exclusivamente, para pessoas LGBTQIAPN+, com prioridade para pessoas trans e travestis.  Cerca de 20 pessoas concluíram a formação que envolveu leitura, escrita, dicas para entrevista de emprego e conhecimentos fundamentais em informática. A iniciativa foi do InstitutoJoão Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM, área social do Salvador Shopping e do Salvador Norte Shopping.

 

“Pra mim foi uma experiência incrível, foi ótimo ter a oportunidade de aprender a me comunicar e principalmente as aulas de informática pois eu não sabia nada de computador”, diz a jovem Ayana Macedo, de 22 anos. Desde o último dia 17, ela é recepcionista na loja Afrocolab, espaço colaborativo de empreendedorismo negro no Salvador Shopping. Durante o curso, agências de recrutamento e seleção estiveram presentes para realizar entrevistas com os participantes, visando a empregabilidade.

 

“O objetivo deste curso foi auxiliar este público em temas relevantes para seu desenvolvimento pessoal, com foco em sua qualificação para o mercado de trabalho”, afirma Naiana Laborda, coordenadora do IJCPM.

 

O curso, iniciado em 04/10, teve a parceria do projeto Chama pra Dançar e o apoio do Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Saúde para o Desenvolvimento Humano- IBECDH, por meio da doação da Global Giving, feita em parceria com a Ford Motor Company Fund.

 

Sobre o IJCPM – Possui onze anos de atuação, contribuindo através da educação, para transformar a vida de jovens de comunidades com histórico de desigualdade social de moradores dos bairros do entorno do Salvador Shopping (Pernambués,Saramandaia, Boca do Rio) e do Salvador Norte (São Cristóvão, Jardim das Margaridas e Cassange).

No primeiro semestre de 2023, o IJCPM atendeu cerca de 1,2 mil jovens, de 14 a 24 anos, matriculados ou ex-alunos de escolas públicas, ofertando gratuitamente 28 cursos e oficinas para promover qualificação e desenvolvimento das habilidades e competências. De janeiro a outubro, o Instituto viabilizou a inserção de 288 jovens em lojas dos shoppings e outras empresas.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 21/11/2023