ConexãoIn

Conheça 5 profissões para turbinar com intercâmbio em Queensland, na Austrália, em 2024

Fazer intercâmbio está nos planos de 75% dos estudantes que querem investir na carreira, segundo os dados da Belta 2023 (Imagem: Freepik)

 

Com os avanços tecnológicos, muitas profissões passaram por uma reformulação, enquanto outras ganharam destaque. Algumas áreas estão em ascensão no Brasil, e muitos cursos precisam ser atualizados para acomodar as novas tecnologias e estudar em outros países pode ser uma ótima opção para seguir carreiras mais promissoras e garantir o sucesso profissional.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, em 2023, estudar no exterior é um plano de 75% dos estudantes que querem investir em suas carreiras, e Queensland, na Austrália, oferece centros educacionais de excelência e a qualidade de vida certa para quem deseja conciliar estudos e viver em cidades acolhedoras.
O estado é conhecido por sua excelência no ensino e pela modernidade de seus laboratórios e centros de treinamento, preparando os alunos com teoria e prática.
As instituições de ensino de Queensland recebem alunos e professores de todo o mundo, e essa diversidade promove uma integração única, permitindo a construção de conexões relevantes para uma carreira global.
Ao escolher Queensland como destino para iniciar sua jornada acadêmica, os estudantes brasileiros convivem lado a lado com pessoas de diversas culturas e visões de mundo. De acordo com dados do Departamento de Educação do Governo da Austrália, entre janeiro e setembro de 2023, o estado abrigou mais de 100.000 estudantes de mais de 160 nacionalidades.
A diversidade cultural e acadêmica decorrente dessa comunidade estudantil internacional, aliada ao plano estratégico do governo para promover e garantir a inovação tecnológica, contribuindo tanto para o desenvolvimento econômico local quanto para impulsionar a revolução técnica em várias áreas do conhecimento, faz de Queensland o lugar perfeito para se manter a par das últimas descobertas científicas e revoluções do mercado.

 

Dadas as circunstâncias descritas, há uma série de carreiras promissoras nas quais o estado tem o aparato tecnológico e científico ideal para aqueles que desejam prosseguir com seus estudos. Abaixo estão apenas algumas dessas carreiras que os alunos podem estudar em Queensland.

  1. Tecnologia da Informação (TI): os profissionais dessa área usam sistemas e tecnologias de computador para gerenciar, processar e transmitir informações. Isso inclui desenvolvimento de software, administração de redes, suporte técnico e segurança da informação. Com a crescente digitalização, empresas de todos os setores dependem de especialistas em TI para manter e melhorar suas operações, o que torna essa profissão essencial em um mundo cada vez mais tecnológico.
  2. Engenharia da informação: combinando princípios de engenharia elétrica e ciência da computação para projetar sistemas de informação e comunicação, os profissionais dessa área trabalham no desenvolvimento de hardware e software e na integração de sistemas complexos. A profissão é vital para inovações em comunicação, automação e dispositivos eletrônicos, desempenhando um papel crucial em vários setores, incluindo telecomunicações e automação industrial.
  3. Ciência de dados: envolve a coleta, a análise e a interpretação de grandes conjuntos de dados para extrair percepções e apoiar a tomada de decisões. Os profissionais de ciência de dados usam técnicas estatísticas, desenvolvem algoritmos, modelos de computador e usam a programação para explorar e entender dados complexos. A carreira se torna essencial para as organizações que buscam transformar informações em estratégias práticas de negócios, personalização de serviços e previsões precisas.
  4. Sustentabilidade ambiental: os profissionais estarão envolvidos na busca de práticas e soluções que minimizem o impacto ecológico das atividades humanas. Isso inclui o gerenciamento de resíduos, a conservação de recursos naturais e o desenvolvimento de estratégias para promover a sustentabilidade. No contexto das mudanças climáticas e da preservação do meio ambiente, os especialistas em Sustentabilidade Ambiental desempenham um papel fundamental na promoção de práticas responsáveis em empresas e comunidades.
  5. Energia renovável: com foco em fontes de energia sustentável, como solar, eólica, hidrelétrica e biomassa, os alunos trabalharão no desenvolvimento, na implementação e na manutenção de sistemas que usam essas fontes para gerar energia. Com os esforços globais para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, o setor está ganhando importância na transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável.

Além da qualidade do ensino, o intercambista tem a oportunidade de aperfeiçoar sua fluência no inglês. No mercado profissional brasileiro, a proficiência no idioma pode garantir um salário até 61% maior quando comparado a quem não fala um segundo idioma, aponta a pesquisa de 2023 da Catho, site classificado de empregos.
Para se inscrever em faculdades em Queensland, os interessados precisam seguir as diretrizes de cada universidade. Aqueles que não dominam o idioma, podem se inscrever em cursos de nivelamento antes de iniciar as aulas. Os alunos podem saber mais sobre o estado no site oficial Study Queensland, iniciativa governamental de fomento à educação do estado de Queensland, Austrália, em atuação no Brasil. O International Student Hotline (+61 1800 778 839) é um canal telefônico 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde pais e alunos podem fazer perguntas sobre como estudar no estado mais ensolarado da Austrália.

 

Saiba mais sobre estudar em Queensland, veja aqui!

 

Sobre Study Queensland

O Study Queensland é a organização governamental de Queensland, Austrália, dedicada a promover o estado como um dos principais destinos de estudo, desenvolvendo os talentos acadêmicos de quem escolhe o local para estudar. O estado atrai estudantes de 160 países tanto para cursos de inglês e proficiência, como ensino médio, universitário e pesquisa. As instituições de ensino espalhadas por toda a região oferecem uma oportunidade única de qualidade de vida e de ensino. Lá, os estudantes podem viver tanto em cidades cosmopolita, próximas às praias como em vilas mais tranquilas situadas no “outback” australiano. Com um planejamento estratégico de desenvolvimento econômico voltado para áreas-chave como manufatura avançada e engenharia, mineração, energia renovável e hidrogênio verde, passando por biomedicina e ciências marinhas, o estado de Queensland alia tecnologia, inovação e educação, com o propósito de oferecer o melhor treinamento para os estudantes internacionais, sob a regência de altos padrões de qualidade para manutenção da excelência no ensino. Start here, go anywhere.

POR: Rita Moraes
Publicado em 22/12/2023