ConexãoIn


Certificado digital acelera restituição de Imposto de Renda

Márcio Carreira, gerente contábil da CertiSign

 

No ano passado, mais de 1,3 milhão de contribuintes brasileiros se viram na complexa teia da malha fina do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Segundo dados da Receita Federal, esse número representa cerca de 3,1% das 43.481.995 declarações do exercício fiscal de 2023, enviadas entre os meses de março e setembro. Com o prazo para a declaração do IRPF deste ano se aproximando, que vai de 15 de março a 31 de maio, a recomendação para evitar complicações com o fisco é clara: use a declaração pré-preenchida.

 

 

De acordo com Márcio Carreira, gerente contábil da CertiSign, empresa especialista em identificação e segurança digital, o certificado digital traz benefícios para os contribuintes e diminui as chances de malha fina, por viabilizar a declaração pré-preenchida, na qual os dados atrelados ao CPF, são automaticamente preenchidos pelo Fisco. “Neste caso, é necessário que o contribuinte apenas confira as informações, acrescentando-as ou corrigindo-as, se necessário”.

 

Além disso, o certificado digital permite também o acesso às declarações anteriores para conferir o histórico das informações já reportadas à Receita. “Outra vantagem é que quem utiliza o certificado digital para a declaração tem prioridade na hora da restituição, se tiver direito”, diz Márcio. A declaração pré-preenchida também está disponível para quem tem login prata e ouro no Gov܂br.

 

Sobre a CertiSign

A CertiSign é uma empresa especialista em identificação e segurança digital. Há mais de 25 anos, desenvolve e integra soluções para uma experiência digital simples e segura, proporcionando às pessoas mais tempo e liberdade e às empresas redução de fraudes e de custos. Com mais de 12 milhões de clientes, está em todo Brasil e atende empresas de todos os portes e setores para que elas possam ofertar serviços digitais seguros e sem atritos.

POR: Rita Moraes
Publicado em 27/03/2024