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Camil cria formação para microempreendedores na Zona Sul de São Paulo

(Divulgação/Camil)

 

São Paulo, fevereiro de 2024 – Base das refeições em casa e fora do lar, a Camil – marca de grãos da Camil Alimentos – lança em seu pilar social a Escola de Negócios Grãos da Base Camil, direcionado aos moradores da região do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. Com o objetivo de desenvolver os pequenos empreendedores, o programa, gratuito para os participantes, oferece conhecimentos em administração, marketing e técnicas culinárias para que possam impulsionar o crescimento de seus negócios.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Data Favela em 2023, há 5,8 milhões de empreendedores nas zonas periféricas do país, movimentando um total de R$ 202 bilhões. Esses negócios abrangem uma variedade de segmentos, sendo o setor de alimentação e refeições uma das principais fontes de renda, representando 14% das atividades. Além desse cenário, a combinação de arroz e feijão, base das refeições fora do lar, é responsável pelo maior índice de desperdício entre os brasileiros, correspondendo a cerca de 38% dos alimentos descartados, conforme pesquisa sobre hábitos de consumo e desperdício de alimentos realizada pelo projeto Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, liderado pela Embrapa com apoio da FGV.

“Diante desse contexto, assumimos um compromisso que vai muito além da venda dos nossos produtos. Solidificamos nossa responsabilidade com a sociedade e buscamos auxiliar no desenvolvimento de negócios onde o arroz e o feijão são a base de seus produtos vendidos, promovendo não apenas o conteúdo técnico de gestão de negócios e redução de desperdício de alimentos, mas também a integração de diferentes segmentos desse setor tão importante em nossa comunidade: o microempreendedor da área de alimentação fora de casa”, comenta Fernando Carvalho, gerente de Marketing da categoria de Grãos da Camil Alimentos.

O programa foi iniciado com a contribuição técnica do Projeto Arrastão, uma organização sem fins lucrativos localizada no Campo Limpo, zona Sul de São Paulo, que possui expertise na realização de formações voltadas para gastronomia e empreendedorismo na periferia. Foram implementadas duas turmas com duas aulas semanais, cujo conteúdo foi dividido entre módulos de negócios, aulas práticas culinárias e mentorias online individuais, totalizando 140 horas de carga horária ao longo de mais de quatro meses de formação. Ao final do curso, o formando recebe o apoio da Camil, em um kit contendo materiais de comunicação, produtos e um selo de qualidade com a placa de certificação da Camil para o seu estabelecimento.

“O programa Grãos da Base vai muito além da conscientização sobre o desperdício; ele também oferece conteúdos fundamentais para a sustentabilidade desses pequenos negócios a longo prazo, além de promover o networking entre os microempreendedores que enfrentam desafios semelhantes e compartilham aprendizados valiosos. O desperdício é um dos pilares dessa abordagem sustentável, uma vez que contempla questões financeiras e ambientais”, continua. “Esse é só o início da jornada da Escola de Negócios Grãos da Base Camil, com a missão de capacitar o maior número de negócios de pequenos e médios empreendedores, temos um plano de expansão ambicioso até o final de 2024”, finaliza Carvalho.

O programa de capacitação é uma iniciativa que compõe o compromisso ESG da Camil Alimentos, uma das maiores empresas de alimentos da América do Sul, que tem como objetivo apoiar e promover investimento social nas comunidades ao redor de suas unidades, impactando na redução da fome, do desperdício de alimentos e na educação nutricional.

Sobre a Camil Alimentos

Uma das maiores empresas de alimentos da América do Sul, a multinacional brasileira Camil Alimentos iniciou sua trajetória no mercado nacional de arroz em 1963, atuando hoje nas categorias de grãos, açúcar, pescados enlatados, massas, cafés e biscoitos no Brasil. Com faturamento de R$ 12 bilhões nos últimos 12 doze meses do terceiro trimestre de 2022, a Camil – que opera no Brasil, Uruguai, Chile, Peru e Equador – possui uma estratégia de negócios pautada pela diversificação do portfólio, lançamento de produtos, aquisições estratégicas e expansão para mercados externos, com foco em marcas reconhecidas em todos os seus mercados de atuação.

POR: Rita Moraes
Publicado em 27/02/2024