ConexãoIn

Cães e gatos machos também não estão livres do câncer de próstata

 

Os animais de estimação também podem desenvolver câncer de próstata. Para conscientizar a população a respeito da doença e a importância dos cuidados preventivos, existem campanhas como a Novembro Azul Pet. Apoiadora da iniciativa, Simone Freitas, médica-veterinária, pós-graduada em Cirurgia de Tecidos Moles em Pequenos Animais e doutora em Imunologia pela UFBA, ressalta que a doença, apesar de ocorrer de forma espontânea, pode ser prevenida.

A veterinária, que também é conteudista do VetGuide – aplicativo voltado aos médicos veterinários, estudantes e tutores de pet, explica que, “assim como os homens, cães e gatos machos também possuem a glândula sexual prostática, responsável pela produção de um líquido que serve para proteger os espermatozoides. Quando há a formação de um tumor maligno nessa região, ocorre uma multiplicação desordenada de células, provocando aumento da glândula e o comprometimento da saúde do animal”.

A doença costuma acometer mais os cães, sobretudo a partir dos seis anos de idade, porém os gatos também podem desenvolver o problema. “Vale ressaltar que a não castração potencializa o surgimento da neoplasia e, por isso, é fundamental que os tutores tenham em mente a importância desse procedimento na vida dos animais de estimação”, adverte Simone Freitas.

A veterinária ainda elenca os principais benefícios da castração. “Além de reduzir as chances de desenvolver câncer de próstata e hiperplasia prostática, os pets machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina; contribui para redução da superpopulação; entre outros”, conta Simone Freitas.

Sintomas e tratamentos

O câncer de próstata é silencioso, porém, quando o quadro se agrava, os sintomas principais são dificuldade para urinar, dificuldade de locomoção nos membros pélvicos, retenção ou incontinência urinária, dores abdominais ou lombares e perda de peso.

Para prevenir a doença, Simone Freitas é enfática: “a melhor forma de proteger os pets é através do check-up médico, pelo menos uma vez ao ano, e isso inclui o exame físico com ultrassom. Mas, quando a doença é inevitável e diagnosticada de forma precoce, vale lembrar que existe tratamento!

VetGuide

O VetGuide é um aplicativo pioneiro no Brasil, que possui mais de 60 mil usuários ativos. Com download gratuito, trata-se de uma inovação tecnológica para orientar e atualizar, sobretudo veterinários, a respeito dos mais variados temas do mundo animal, inclusive quando o assunto é o câncer de próstata. O app está disponível para os sistemas Android e iOS. Mais informações no www.vetguide.com.br.

POR: Rita Moraes
Publicado em 27/11/2023