ConexãoIn


Brasil tem vantagem competitiva para a produção de energia limpa


A demanda por energia limpa cresce em todo o planeta e os investimentos em tecnologia para energia renovável, também. Em 2024, o total investido deverá ser 25% maior do que no ano passado, segundo relatório da Standard & Poor’s Global Commodity Insights.
Energia limpa é um recurso indispensável para o setor produtivo avançar na descarbonização e na transição energética. Em 2023, as fontes renováveis tiveram uma participação de 47,4% na matriz energética brasileira (Balanço Energético Nacional), percentual muito superior à média de 14,1% do mundo.
Para o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), o Brasil é um dos principais destinos do powershoring em nível global, com capacidade de atrair investimentos que mirem a agenda de biocombustíveis e novas tecnologias, impulsionando a neoindustrialização.
O que é powershoring?

Powershoring é o termo que se refere à instalação de indústrias em locais com alto potencial de energias renováveis, como eólica, solar e biomassa. O powershoring é visto como uma estratégia-chave para a neoindustrialização, combinando respeito e proteção ao meio ambiente com desenvolvimento econômico.
“Nossa grande vocação é o powershoring, focar na energia verde. É uma grande oportunidade histórica para o Brasil na agenda de descarbonização. O Brasil não pode pensar na energia verde como uma nova commodity. Temos que pensar nisso como um elemento impulsionador do desenvolvimento industrial. O setor produtivo brasileiro tem consciência estratégica em relação a este tema e está pronto e mobilizado para agir”, afirma Rafael Lucchesi, diretor de Desenvolvimento Industrial e Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Sobre o Projeto Indústria Verde

O Indústria Verde é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para apresentar as contribuições da indústria brasileira à agenda ambiental. A indústria é parte da solução no desenvolvimento sustentável. O setor produtivo é um dos pioneiros a assumir a responsabilidade de estimular a implementação dos compromissos climáticos no país.

Saiba mais sobre o Indústria Verde no site do projeto e nas redes sociais: Link

POR: Rita Moraes
Publicado em 26/02/2024