ConexãoIn


Brasil participa de evento nuclear em Viena

 

A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) realizará a Conferência Internacional sobre Reatores Modulares Pequenos e suas Aplicações, de 21 a 25 de outubro de 2024, com o objetivo de reunir especialistas e partes interessadas para discutir o papel dos SMRs no contexto da mudança climática e da transição para uma matriz energética mais limpa.

Representando o Brasil, um potencial personagem nuclear, irá ao evento a ABDAN (Associação Brasileira para Desenvolvimento Atividades Nucleares).
Com base nas projeções da IAEA, que apontam um aumento significativo no consumo de eletricidade até 2050, é urgente encontrar soluções que ajudem a reduzir as emissões de carbono e garantam um fornecimento confiável de energia. Atualmente, mais de 60% da geração global de eletricidade é proveniente de combustíveis fósseis, os maiores responsáveis pelas mudanças climáticas. Nesse cenário, a energia nuclear surge como uma alternativa de baixo carbono e confiável para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico dos países, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente.

A energia nuclear é a segunda maior fonte de eletricidade de baixo carbono, representando cerca de 25% da eletricidade limpa mundial, ficando atrás apenas da energia hidrelétrica. Atualmente, existem mais de 400 reatores nucleares em operação em 31 países, e outros 30 demonstram interesse em adotar a energia nuclear em seus mix energéticos.

No entanto, para acelerar o desenvolvimento e a implantação segura de SMRs, é necessário debater as oportunidades, os desafios e as condições favoráveis para sua utilização. Por isso, a Conferência Internacional sobre Reatores Modulares Pequenos e suas Aplicações pretende reunir especialistas de diversos países para compartilhar conhecimentos, fazer um balanço do progresso alcançado até o momento e discutir políticas e estratégias que possam impulsionar ainda mais o uso dessas tecnologias.

POR: Rita Moraes
Publicado em 19/02/2024