ConexãoIn

Alta no varejo: ano se inicia com indicadores promissores no Brasil e no mundo

Com o começo do ano, indicadores que ainda serão divulgados mostram tanto o desempenho da economia no ano passado, quanto projeções para o ano que se inicia no Brasil e no mundo, já que a economia global, principalmente no mundo globalizado, é conectada.

No Brasil, até o fim da semana teremos a divulgação de grandes indicadores econômicos, como é o caso da Pesquisa mensal de Serviços (PMS), da Pesquisa mensal do comércio (PMC) e do Indicador Mensal de Atividade do Banco Central (IBC-Br), todos remetendo a novembro.

“Sobre a pesquisa mensal de Serviços (PMS), esperamos uma queda interanual de 0,6% a/a, uma alta de 0,3% m/m no mês. Enquanto para o comércio, as expectativas estão em que o varejo mostre bons números, com o varejo restrito mostrando crescimento de 2,0% a/a (+0,2% m/m a.s.) e o varejo ampliado apresentando crescimento de 2,5% a/a (+0,5% m/m a.s.). Já sobre o Indicador mensal de atividade do Banco Central (IBC-Br), é esperado uma alta anual de 2,0% a/a em novembro.” afirma André Carvalho, diretor de portfólio da Acura Capital.

 

 

 

Como sabemos que a macroeconomia afeta diretamente a economia nacional, o especialista também traz projeções dos países mais importantes do cenário econômico:
EUA

Indicadores de atividade econômica (dezembro): índice de vendas no varejo deve apresentar um avanço de 0,4% m/m

Para o setor industrial, dezembro, a expectativa é de uma queda de -0,1% no mês, após uma alta de 0,2% em novembro. a indústria deve encerrar o ano de 2023 com um fraco crescimento de 0,2%.

 

CHINA

Indicadores de atividade econômica, dezembro: Os números de dezembro, devem manter variações anuais expressivas. A produção industrial tem expectativa de avançar 6,8% a/a, acelerando em relação a variação de novembro, as vendas no varejo devem crescer 8,0% a/a. estes números expressivos ainda estão influenciados pela base de comparação mais fraca devido às medidas de isolamento social vigentes em dezembro de 2022,

O índice de investimentos fixos deve permanecer estável em 2,9% a/a, com os investimentos no setor imobiliário perdendo ainda mais força, chegando a -9,5% a/a.

O PIB do 4T23 tem expectativa de alta de 1,0% t/t, a economia chinesa deve crescer 5,2% em 2023, ligeiramente acima da meta de crescimento de 5,0%.

 

ZONA EURO

Leitura final Inflação ao Consumidor (dezembro): o mercado espera uma leve aceleração na variação anual do índice geral para 2,9% a/a, para o núcleo se espera 3,4%.

 

André Carvalho, Gestor de investimentos da Acura Capital

Economista e Mestre em Economia pela FGV, com 15 anos de experiência no mercado financeiro, sendo 10 anos como Gestor de portfólio em grandes investidores institucionais, gerindo Fundos de Renda Fixa, Ações, Multimercado, Imobiliários e de Investimentos no exterior.

Sobre a Acura Capital

A Acura Capital faz gestão de recursos com opções de investimentos e especialização em fundos de passivos e de ações judiciais no multimercado. Os seus serviços e produtos financeiros são destinados a investidores de renda média-alta, hoje acessíveis quase exclusivamente a investidores institucionais. Com uma estrutura completa para atendimento às demandas dos clientes, oferecem opções de investimentos, para geração de valor nos médio e longo prazos, com menor volatilidade e baixa correlação com eventos de mercado e ativos não tradicionais. Especializados em fundos de passivos de ações judiciais e fundos multimercado estruturados, planejam expansão para fundos abertos com possibilidade de investimentos no exterior

POR: Rita Moraes
Publicado em 04/02/2024