ConexãoIn

Abertas 150 vagas para 2024 do curso gratuito de capacitação em TI do Instituto PROA na Grande São Paulo para jovens de escolas públicas

 

O Brasil precisa formar profissionais de tecnologia e o mercado atual carece de profissionais. A tendência é que, segundo estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM), até 2025 o Brasil terá uma demanda de 797 mil profissionais de TI (Tecnologia da Informação), distribuídas entre tecnologias maduras, emergentes e de nicho.

Para capacitar jovens entre 17 e 22 anos a ocuparem esses cargos e iniciarem a carreira profissional, o Instituto PROA desenvolveu o curso PROPROFISSÃO e as inscrições para a turma de 2024 começam em 21 de agosto de 2023 e vão até 3 de novembro. O início das aulas será em 5 de fevereiro de 2024.

Para o curso do 1º semestre de 2024, estão disponíveis 120 vagas para Desenvolvedor Web Java 30 vagas para Desenvolvedor Web .NET C#, sendo que este segundo curso é financiado pelo Grupo BMG e Instituto Marina e Flávio Guimarães. As inscrições podem ser feitas no site da organização: www.proa.org.br

Os interessados precisam estar cursando ou terem concluído o 3º ano do Ensino Médio na rede pública e residirem nas cidades da região da Grande São Paulo.

Curso semipresencial

Os jovens selecionados receberão notebook emprestado, uniforme, mochila, vale-transporte e todo suporte necessário para acompanhar as aulas – que acontecerão de segunda a sexta-feira em dois turnos: manhã (9h às 13h) e tarde (14h às 18h). O curso tem duração de seis meses e é semipresencial. Às segundas, quartas e sextas-feiras os alunos podem acompanhar de forma remota, já às terças e quintas-feiras as aulas serão presenciais no Senac Lapa Tito (R. Tito, 54 – Vila Romana, São Paulo – SP).

Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, explica que cursos técnicos na área de tecnologia são um bom caminho para quem deseja iniciar a vida profissional e aliados às oportunidades de emprego da iniciativa privada, possibilitam acesso rápido à formação e ingresso de novos talentos no mercado de trabalho. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2050, o Brasil será o 6º país com a maior população idosa do mundo, na frente de outros países desenvolvidos. Por isso, cuidar dos jovens agora, significa garantir o amanhã funcionando como uma engrenagem, fazendo girar a economia de forma sustentável. Para isso, eles precisam ser vistos e desenvolvidos hoje.

“Queremos impulsionar esses jovens para essas oportunidades. A área de programação está muito aquecida e estamos felizes em formar esses futuros profissionais. As turmas anteriores foram um sucesso, com centenas de jovens empregados com excelentes salários e conquistando o tão sonhado êxito profissional, isso nos deixa cheios de orgulho e confiantes que estamos no caminho certo”, afirma Alini.

Curso que muda a vida

A formação técnica de ponta, aliada à excelente capacitação profissional, são os diferenciais do PROPROFISSÃO, de acordo com ex-alunos. Uma delas é Adriana Queiroz de Melo, 20 anos, que se formou em 2021 no curso e hoje é analista de sistemas júnior do Banco BMG.

Para ela, o curso superou as expectativas e ajudou a pavimentar sua carreira profissional. “O PROPROFISSÃO é um curso que muda a vida. Ele traz para a gente uma nova realidade, que é a transição de deixar de ser estudante e ingressar no mercado de trabalho. Fico até sem palavras para falar, porque devo muita gratidão ao PROA. É um curso que eu recomendo para todos os jovens.” Atualmente, Adriana está no 2º semestre do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma da Fatec Cotia.

O PROPROFISSÃO entrou em 2022 na vida de Wictor Huggo Marques, aos 19 anos, é analista de sistemas júnior do Banco BMG. Na época, Wictor estava no segundo semestre de Ciência da Computação na UniDrummond – hoje ele está no 4º período.

“Pensava no PROA como complemento, porque no primeiro semestre tive muita dificuldade de acompanhar o conteúdo da faculdade. Quando fiz o curso, tive um impulso muito grande, que me deu uma visão maior do mundo de TI. Com o PROPROFISSÃO, consegui entrar na área e ter uma ideia melhor da carreira que quero seguir”, conclui Wictor.

Serviço:

PROPROFISSÃO

150 vagas pro curso de Desenvolvedor Web

Período de inscrições: 21/agosto a 3/novembro de 2023

Início das aulas: 5/fevereiro de 2024

Requisitos:

– Ter entre 17 e 22 anos;

– Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública;

– Morar na Grande São Paulo.

Link para inscrição: www.proa.org.br/proprofissao/

 

Sobre o PROA

O Instituto PROA é uma ONG que acredita e tem o compromisso de criar oportunidades reais de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda, atuando junto com financiadores, empresas e escolas da rede pública. Após serem criteriosamente selecionados, milhares de jovens por ano recebem uma formação diferenciada baseada em 4 grandes pilares: ensino profissionalizante, ampliação do repertório cultural, desenvolvimento comportamental e apoio na conquista do primeiro emprego. Fundado em 2007, o Instituto PROA já impactou mais de 36 mil jovens, e 85% dos jovens formados estão trabalhando em grandes empresas e o PROA continua acompanhando suas trajetórias profissionais.

POR: Rita Moraes
Publicado em 11/10/2023