FGMF Arquitetos se destaca no circuito de eventos de São Paulo e amplia presença internacional

FGMF Arquitetos se destaca no circuito de eventos de São Paulo e amplia presença internacional

 

Créditos FGMF – Divulgação

A arquitetura ultrapassa fronteiras, conecta ideias e transforma espaços. Em março e abril, o FGMF Arquitetos reforça sua presença no debate global ao participar da Semana de Design de São Paulo e de encontros internacionais que impulsionam a discussão sobre inovação e sustentabilidade no setor.
Durante a Expo Revestir e o Design Weekend (DW!), Fernando Forte, sócio do FGMF, participa de debates e palestras sobre design e tecnologia. No dia 10 de março, atua como jurado do Best in Show, premiação que reconhece os principais lançamentos da Revestir. No dia 12, às 18h, conduz um talk com Ricardo Cardim na Artefacto Beach & Country sobre o projeto Casa Mar. No dia 13, às 13h participa de um talk sobre sustentabilidade no espaço corporativo no estande da Avanço Acústica, às 14h, apresenta uma palestra no estande da Kohler, projetado pelo escritório, às 15h participa de um talk no espaço da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura com Fernando Mungioli e Gustavo Garrido presidente AsBEA e às 16h, participa de um talk no espaço Coral da Haus Decor Show, ao lado do Bloco Arquitetos.
A Kohler apresenta na Expo Revestir 2025 um espaço que traduz sua essência por meio do design e inovação, elevando a experiência do bem-estar. O projeto do estande, assinado pelo FGMF, equilibra impacto visual e leveza, alinhando-se ao conceito BOLD da marca.
O espaço foi organizado em diferentes ambientes, como suítes, áreas funcionais, cozinha e espaços para talks. Mais de mil tiras de tecido, suspensas em alturas variadas, formam anéis entrelaçados que criam movimento e transformam a percepção do espaço conforme o ângulo do observador. Iluminados por cima, esses anéis destacam os produtos Kohler de maneira inovadora, explorando novas possibilidades para o design expositivo.
“Estamos muito felizes com o resultado do nosso primeiro projeto com a Kohler, marca que admiramos. Foi um desafio trabalhar com a exposição de metais e louças em parceria com diferentes fornecedores, mas a sinergia entre as equipes da Kohler e do FGMF resultou em um projeto instigante. Estamos ansiosos para vê-lo materializado na Revestir 2025”, afirma Fernando Forte, sócio do FGMF Arquitetos.
A Coleção Relevo, desenvolvida pelo FGMF para a Eliane Revestimentos, ganha novas cores em 2025. As séries Sílica e Risca, reconhecidas pela riqueza tátil e estética contemporânea, agora incorporam as tonalidades Grafite e Agave, ampliando as possibilidades de composição.
“Sentimos a necessidade de incluir um cinza mais suave e usamos o Basalto, muito presente em nossos projetos, como referência de tonalidade. Esse processo resultou no Grafite, que se mostrou versátil e funcional. Já a cor Agave, um tom de verde, passou por diversos testes e trouxe a combinação que faltava na paleta original, ampliando seu uso em piscinas, espelhos d’água e composições variadas”, destaca Rodrigo Ferraz, sócio do FGMF.
A modularidade segue como um dos principais diferenciais da coleção, permitindo composições dinâmicas e personalizadas. Enquanto a série Risca explora superfícies irregulares para um efeito contínuo, Sílica traz um acabamento fosco e suave, remetendo à simplicidade da arquitetura contemporânea.
“Desenvolvemos as séries pensando em cores, texturas e modulações que ofereçam liberdade criativa. A modularidade permite composições variadas sem interrupções visuais, proporcionando maior flexibilidade de uso”, finaliza Fernando Forte.
Além da participação na Semana de Design de São Paulo, o FGMF amplia sua presença global. Em fevereiro, os três sócios palestraram no Congresso AIA LATAM 2025, promovido pelo Instituto Americano de Arquitetos (AIA), em parceria com a Universidad Anáhuac, no México. No mesmo mês, Lourenço Gimenes representou o escritório no 15º Congresso Internacional CTV Cidade e Território Virtual, abordando a transformação das cidades contemporâneas.
Nos próximos meses, o FGMF seguirá participando de eventos globais que impulsionam discussões sobre arquitetura e inovação:

  • 17/03 Aula Magna na Faculdade de Roma
  • 12/03Brazilian Architecture and Urban Planning: Solutions for a Changing World – MIPIM (Prêmio de Mercado Imobiliário na França) |
  • 28 e 29/03Palestra no Monsoon Architecture Festival (Índia) sobre Arquitetura Tropical
  • 01/04Cerimônia do Liv Hospitality, em Xangai
  • 02/04Asian Pacific Design Awards

Com mais de 253 prêmios internacionais e 45 projetos em andamento em São Paulo, o escritório reafirma seu protagonismo no cenário arquitetônico global.
O ESCRITÓRIO FGMF

 

Criada em 1999 por colegas da FAU-USP, a FGMF nasceu com o propósito de produzir arquitetura contemporânea, sem restrições ao uso de materiais e técnicas construtivas diversas, além de também de investigar a relação entre a arquitetura e o homem em diversas escalas.

 

Embasado na experiência profissional e acadêmica dos sócios, a FGMF busca uma aproximação diferente e inovadora em todos os projetos propostos. Não há fórmulas pré-definidas ou rígidas: a cada desafio, partem do zero e fazem do desenho o seu instrumento de pesquisa para elaborar uma nova visão de edifício, de objeto e de cidade.

 

Em seus mais de 500 projetos tiveram a oportunidade de lidar com um amplo espectro de programas e escalas arquitetônicas. Isso sempre reforçou sua crença de que, como a vida, a arquitetura deve ser plural, heterogênea e dinâmica.

 

Todo esse trabalho e dedicação resultam na satisfação de receberem relevantes prêmios. Já foram conquistados mais de 100 prêmios internacionais, e 140 nacionais. Entre os mais recentes estão: o iF Design Awards 2024 com o Aparador Desvio, desenhado para Líder. Citados pelo Korea Institute of Architecture como um dos 100 melhores arquitetos de 2023 e também selecionado pelo Archello como um dos 100 melhores escritórios do mundo no mesmo ano. Vencedor por 2 anos consecutivos na categoria “Hotéis” na América do Sul e Central do LIV Hospitality Awards. Vencedor de “Melhor escritório” da América do Sul e Central do Architizer A + Awards 2022.

 

Destacamos outras repetidas premiações internacionais como o italiano Dedalo Minosse, os americanos Chicago Athenaeum, IIDA e Bloomberg Americas Awards, o alemão AIT Awards, o Colombiano Rogelio Salmona, o indiano Monsoon Awards e o francês Prix Versailles Unesco, entre outros. No Brasil, recebeu, entre outros, em 2016 a premiação máxima da ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), o prêmio Roberto Aflalo, pelo conjunto da obra do biênio 2015-2016.

 

A FGMF foi escolhida como o primeiro escritório brasileiro a fazer parte no Architects Directory da revista britânica Wallpaper, que apresenta anualmente os 30 escritórios de arquitetura ‘mais talentosos do mundo’, e é também o único brasileiro a ter sido premiado no WAN Awards 21 for 21, premiação que elegeu os ‘21 jovens líderes da arquitetura do século XXI’.

 

A FGMF vem realizando diversos projetos na Europa, com retrofit de prédio histórico no Porto, em Portugal e diversos projetos em andamento em países variados como Grécia, Vietnam, Portugal e Equador. Além disso, seus projetos vêm sendo publicados em mais de 40 países. E costumeiramente participam de seminários, exposições e bienais nacionais e internacionais.

 

A FGMF considera o reconhecimento e exposição como estímulo e oportunidade para projetos mais criativos, interessantes e investigativos.

Redes

Link

Link

Link

Link

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *