Fazenda onde aconteceram casos da Febre Maculosa é fechada

Fazenda onde aconteceram casos da Febre Maculosa é fechada

A Fazenda Santa Margarida, local onde ocorreu uma festa no dia 27 de maio e local onde pelo menos três pessoas foram picadas pelo carrapato-estrela e morreram de febre maculosa está fechada e só poderá realizar outro evento, após ser estetizara.

O anúncio foi feito na terça-feira, 13, pela prefeitura de Campinas anunciou nesta terça-feira, 13. Será exigido dos proprietários um plano de contingência ambiental e de comunicação. Ainda de acordo com a prefeitura de Campinas, os responsáveis pela fazenda foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa.

Segundo a vigilância sanitária já se pode afirmar que a cidade de Campinas vive um surto da doença, uma vez que o carrapato fica hospedado em animais do pasto, domésticos e em capivaras, que hoje são proibidas de serem abatidas, por decisão do IBAMA.

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas vai fazer uma pesquisa para verificar como está a infestação de carrapatos no local provável de infecção.

Conforme a Secretaria estadual, as pessoas que moram ou se deslocam para áreas de transmissão precisam estar atentas ao menor sinal de febre e procurar um serviço médico informando que estiveram nessas regiões para fazer um tratamento precoce e evitar o agravamento da doença. As áreas onde sabidamente existem carrapatos devem ser evitadas. A maior ocorrência de casos de febre maculosa se dá entre os meses de junho e setembro.

Campinas é disputada por turistas

O distrito de Joaquim Egídio, mapeado como área de risco para a febre maculosa, fica a 15 km do centro de Campinas e se tornou ponto disputado pelos turistas devido às belezas naturais e à gastronomia. Em fins de semana, visitantes da capital, de outras cidades do interior e do próprio município fazem fila em bares e restaurantes locais. O Festival Gastronômico da Primavera chega a congestionar as ruas do lugar, que tem cerca de 2,5 mil moradores.

Margeado por antigas fazendas de café e áreas de mata, o distrito possui belezas naturais e atrativos turísticos, como o Observatório Municipal de Campinas, na Serra das Cabras. Nos últimos anos, houve investimento no ecoturismo, com a abertura de trilhas e pistas para bike, motos e jipes, tornando o local muito frequentado nos fins de semana.

Os turistas são atraídos também pelo roteiro gastronômico, que inclui bares e restaurantes de renome, e pelos centros de eventos, como a Fazenda Santa Margarida.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *