Falcon Assist: Uma Equipe AOG no seu bolso
|
Por Jean Kayanakis, Vice-Presidente Sénior
Serviço Mundial ao Cliente e Rede de Centros de Serviço Dassault Aviation
Steve Jobs apresentou o iPod em 2001, dizendo aos fãs da Apple que agora podiam
levar mil músicas no bolso. Isso, é claro, foi apenas o começo de uma revolução
digital. Atualmente, o smartphone coloca todo o tipo de ferramentas úteis no bolso.
Agora temos mais uma ferramenta para adicionar, e acredito que você também vai
achar que será um passo fascinante para o suporte AOG. Trata-se de uma aplicação
chamada FalconAssist. A equipe do Centro de Comando do Falcon pode usá-la para
se conectar a tripulações de voo ou engenheiros de manutenção em campo. O
pessoal do Centro de Comando pode então acionar até cinco outras partes:
engenheiros de sistemas estruturais ou de aeronaves, representantes no solo,
especialistas em peças sobressalentes, especialistas em interiores e outros. Quem
quer que possa ajudar a resolver um problema. É uma forma de reunir rapidamente os
recursos de toda a empresa para resolver um problema de AOG.
O FalconAssist está sendo testado neste momento com técnicos em alguns dos
nossos locais de serviço globais. Em seguida, vamos fornecê-lo aos membros do
Conselho Consultivo de Operadores para receber seus comentários. Estou bastante
empolgado com os primeiros relatórios que estou vendo e espero que em breve ele
seja lançado para a frota.
O FalconAssist é compatível com todos os smartphones, computadores portáteis e
tablets. Uma das grandes ideias por trás do FalconAssist é “ver o que o cliente vê”.
Poderemos ter uma primeira visão das coisas para o ajudar a resolver problemas e a
gravar áudio e vídeo de forma segura para partilhar com a organização.
A aplicação é também um meio de partilhar rapidamente documentação e anotar
imagens e outros dados da aeronave. Existe uma função de “quadro branco” para
anotar ideias e partilhá-las com o grupo. A aplicação gera um relatório de sessão no
final de uma chamada, ajudando as equipes a acompanhar o estado de uma situação
em curso.
Além disso, o FalconAssist pode ajudar os técnicos que estão se familiarizando com
um novo modelo, como o 6X. Nossa expectativa é que ele seja amplamente utilizado
na rede de assistência para acessar e compartilhar rapidamente informações, e
recorrer a especialistas, conforme necessário.
Ficaria surpreendido se soubesse que o FalconAssist evoluiu através da colaboração
com o lado militar da nossa casa? Como muitas inovações da Dassault, a ideia não é
acrescentar mais tecnologia, mas sim tornar as operações (ou reparações) das
aeronaves mais fáceis e intuitivas.
Não tenho a pretensão de ser o próximo Steve Jobs, nem de longe, nem de perto. O
FalconAssist tem sido um esforço de colaboração por parte de muitas pessoas. No
entanto, podemos afirmar que temos uma semelhança com a Apple.
E essa semelhança é o fato de oferecer as ferramentas que tornam a vida e o trabalho
mais fáceis, melhores, mais simples e mais gratificantes.
Basta manter seu smartphone carregado!
Deixe um comentário