Exposição “Mães Amadas” homenageia mães na Fundação Casa de Jorge Amado
A Fundação Casa de Jorge Amado inaugura na próxima quarta-feira, dia 24 de maio, a exposição “Mães Amadas”, comemorativa ao mês de maio, pensada para homenagear mães/mulheres que transitaram estreitamente pelo universo de Jorge Amado : a mãe dele, Dona Lalu, Dona Angelina (mãe de Zélia Gattai), Zélia Gattai, Myrian Fraga e Mãe Stela de Oxossi, homenageada deste ano na FLIPELÔ. “A exposição é delicada e afetiva, trazendo em contraponto a força de figuras femininas que tiveram estreita relação com Jorge Amado”, revela a diretora- executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, Ângela Fraga, filha de Myrian Fraga.
A exposição “Mães Amadas”, apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na região de atuação da CCR Metrô Bahia, é composta por painéis e fotografias que fazem parte do acervo da Fundação Casa de Jorge Amado e faz parte da programação de “Uma Quarta de FreePelô”, projeto que realiza ações culturais e educativas com o público em geral e com estudantes das redes pública e privada de ensino, todas as quartas-feiras, em pleno Pelourinho.
Na exposição, que tem cunho memorialista, é possível ver textos de Zelia Gattai e Jorge Amado sobre as suas mães, uma poesia de Myrian Fraga sobre a mãe, textos de Paloma Amado sobre Zélia e de Mãe Stella sobre a própria mãe. “Mães Amadas” fica em cartaz de 24/05 a 21/06, está montada no Mirante das Letras, que é o ponto mais alto da Fundação Casa de Jorge Amado e oferece uma vista única dos sobrados e igrejas do Pelourinho, assim como da Bahia de Todos os Santos.
“Maio”
Myriam Fraga
Agora que se foi
Sem medo e sem disfarce,
Descola-se do álbum
O último retrato.
Vestido de seda verde,
As mãos tão claras,
Um castiçal de prata
Sobre a mesa, e hortências
Desbotando de rosa a azul lavado.
Rosa mística de maio,
Luz dançante
Nos dedos de minha mãe.
O espírito de Deus
Pairando sobre as águas.
Sobre o Instituto CCR
Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem oito anos de operação na Bahia. São 33km de extensão, duas linhas, 20 estações e nove terminais integrados, sendo oito deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 350 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,6 milhões de viagens, cerca de 28 milhões de quilômetros rodados e mais de 490 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.370 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.
Sobre a Fundação Casa de Jorge Amado
Uma casa de palavras, fiel ao destino que lhe traçaram desde o início quando era apenas um sonho, a Fundação Casa de Jorge Amado — múltipla, inquieta, mutável e mutante, foi inaugurada a 7 de março de 1987 com a missão de preservar e difundir o trabalho do escritor Jorge Amado, garantindo a permanência de sua obra e assegurando-lhe a continuidade através da memória. Localizada no Centro Histórico de Salvado, a Casa abriga uma exposição permanente e o acervo do escritor. Lugar onde tudo acontece, a Instituição é ponto de referência na geografia cultural da cidade, realizando atendimento monitorado às escolas, seminários, oficinas, lançamentos de livros e discos e exposições. A Fundação é também responsável pelo Selo Casa de Palavras e pela realização da Festa Literária Internacional do Pelourinho-FLIPELÔ, considerada um dos principais eventos literários do país.
Serviço
Exposição “Mães Amadas”
Abertura : 24 de maio
Visitação: das 10h às 18h.
Fundação Casa de Jorge Amado (Largo do Pelourinho).
Gratuito
Deixe um comentário