Exportação de pães cresce 36% em 2024, impulsionadas por inovação e tradição

Exportação de pães cresce 36% em 2024, impulsionadas por inovação e tradição

 


Brasil celebra recordes e novas oportunidades no mercado internaciona
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No Dia Mundial do Pão, celebrado em 16 de outubro, o Brasil comemora o avanço das exportações de pães: entre janeiro e agosto de 2024, este produto cresceu 36% em valor e 12% em volume, somando USD 24 milhões e 7,6 mil toneladas​. Um dos alimentos mais tradicionais e consumidos no país, o pão também está conquistando cada vez mais espaço no mercado internacional, impulsionado pela inovação e pela valorização de produtos típicos.

 

A produção de pães no Brasil é marcada por uma rica diversidade, que vai desde o pão de forma até pães especiais e congelados, como o popular pão de alho, presente nos tradicionais churrascos brasileiros. “O crescimento das exportações reflete o avanço da culinária brasileira e a adaptação do setor às demandas globais. A inovação em sabores e formatos tem sido fundamental para conquistar novos mercados”, afirma Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi.

 

Dados do Comex Stat, plataforma estatística do Governo Federal Brasileiro, revelam que Estados Unidos, Uruguai, Paraguai, Peru e Argentina foram os principais destinos das exportações brasileiras até o momento em 2024, cada um superando a marca de USD 2,5 milhões. Pães especiais congelados também continuam a ganhar popularidade pelo mundo, com estimativas de exportações que devem alcançar USD 10 milhões só este ano. “O pão de alho, por exemplo, é um verdadeiro sucesso entre os consumidores internacionais, especialmente no mercado da saudade, onde os brasileiros residentes no exterior buscam alimentos que proporcionam lembrança afetiva do Brasil”, explica Zanão​.

 

Torradas e pães de forma também se destacaram. O Brasil exportou USD 2,8 milhões em torradas, atingindo 46 destinos até agosto, com os Estados Unidos, Uruguai e Paraguai como os maiores compradores. Já os pães de forma, que entraram no mercado de exportação há pouco mais de 5 anos, já chegam a 70 países​. “Esse crescimento reforça o valor que os consumidores internacionais têm encontrado nos produtos brasileiros, especialmente em mercados exigentes como o dos EUA”, completa Zanão.

 

Com uma expansão contínua e novas oportunidades em serviços de alimentação, como restaurantes e hotéis, o setor de panificação segue em ritmo acelerado, aproveitando a tradição do pão e as inovações da culinária brasileira para fortalecer sua posição no exterior​. Os resultados alcançados mostram que as ações de promoção comercial realizadas pela Abimapi, em parceria com a ApexBrasil, têm impulsionado ainda mais o alcance internacional dos produtos e marcas brasileiras do setor.

 

Sobre a Abimapi

 

Uma das maiores associações alimentícias do país, a Abimapi representa mais de 90 empresas que detêm cerca de 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Em parceria com a ApexBrasil, desenvolve o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes para fomento da exportação, formado por 90 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 90 países.

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