Ex-presidente Jimmy Carter surpreende por superar câncer e estar com 99 anos
O ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter é considerado o presidente americano mais longevo e completou 99 anos em 1° de outubro de 2023.
Líderes mundiais, celebridades e pessoas comuns enviaram suas felicitações ao quase centenário político, enquanto a Casa Branca exibiu em seu jardim um bolo de madeira gigante com 39 velas para o 39º chefe de Estado da história do país.
James Earl Carter Jr nasceu em 1° de outubro de 1924 e foi presidente dos EUA de 1977 a 1981. Ele tem 99 anos, e apesar de algumas intercorrências na saúde, está bem. Ele foi o 39° político que ocupou a Casa Branca.
Nascido em uma tradicional família fazendeira sulista, Carter serviu como oficial da Marinha dos Estados Unidos e depois ingressou na política, cumprindo dois mandatos como senador do estado da Geórgia e um como governador (1971-1975) antes de se candidatar à presidência em 1976 e sair vitorioso.
Câncer
Em agosto de 2014, Carter anunciou que tinha quatro tumores no cérebro e que se submeteria a tratamentos de radioterapia junto com a ingestão de uma série de remédios experimentais, como o pembrolizumab, aprovado pela Administração de Alimentos e Remédios dos Estados Unidos (FDA) em setembro de 2014. Em dezembro, o ex-presidente democrata disse em sua igreja que os últimos exames médicos feitos não revelavam rastros do câncer, mas ele continuou com o tratamento até fevereiro de 2015.
Em 18 de fevereiro de 2023, após sua saúde se deteriorar um pouco após algumas visitas a hospitais, foi anunciado que o ex-presidente Carter estava sob cuidados paliativos domiciliares em sua casa em Plains, Geórgia.
Perdeu a esposa em 2023
O ex-presidente Jimmy Cárter perdeu sua esposa, Rosalynn Cárter em novembro de 2023. Amplamente reconhecida como uma líder defensora da saúde mental e do cuidado, a ex-primeira-dama Rosalynn Carter foi ativamente dedicada à construção de uma sociedade mais solidária. Ela vinha recebido também cuidados paliativos, após uma série de intervenções.