Ex-estrela teen de Hollywood Amanda Bynes tem surto psicótico
A atriz norte-americana Amanda Bynes foi colocada em internação psiquiátrica após ser encontrada andando nua e sozinha pelas ruas, revelou o site de notícias TMZ, nesta segunda-feira,20.
A ex-estrela teen de 36 anos estava andando pelo centro de Los Angeles no início da manhã de domingo (19) sem nenhuma roupa. Ela teria acenado para um carro diminuir a velocidade e dito que estava passando por um episódio psicótico, disse uma testemunha ocular à publicação. A própria atriz, então, ligou para a polícia.
As fontes policiais disseram ao site norte-americano que ela foi levada para uma delegacia de polícia próxima, onde uma equipe de saúde mental determinou que ela precisava ser internada.
Longe das telas
Bynes atualmente tem 35 anos, ela estrelou filmes como Harispray: Em Busca da Fama, Ela é o Cara e Coisas Que Eu Odeio em Você, contudo, ela está longe das telonas há 12 anos.
Amanda Bynes nasceu em 3 de abril de 1986, na Califórnia, sul dos Estados Unidos. Fez comerciais publicitários na infância e atuou em peças teatrais no início da carreira, porém sua vida profissional deslanchou quando estreou na TV em 1996.
Fez tanto sucesso em produções infantojuvenis que ganhou um programa humorístico com o próprio nome, o “The Amanda Show”. A atração teve episódios exibidos pela Nickelodeon entre 1999 e 2002.
Depois do sucesso com o público infantojuvenil na TV, decidiu mudar a direção da carreira nos 2000 e passou a integrar produções para o cinema. Dentre os destaques estão o filme “Ela é o Cara”, “O Grande Mentiroso” e “Hairspray”.
Em 2005, Amanda foi colocada na lista de atrizes mais bem pagas abaixo dos 21 anos. segundo a revista Forbes. No ano seguinte, foi nomeada “uma das mulheres mais sedutoras abaixo dos 25”, segundo a People.
Entre 2007 e 2009, também investiu na carreira de estilista e lançou uma linha de roupas nos Estados Unidos.
Polêmicas, prisões e tutela
O jogo virou para Amanda na década que se iniciou em 2010, ano em que anunciou sua aposentadoria da carreira como atriz, mas voltou atrás logo depois. Apesar de ter seguido com a carreira, não obteve mais sucessos e se envolveu em polêmicas, sendo presa três vezes.
A primeira foi em 2012, em Hollywood, quando bateu no carro da polícia local e aparentou estar alcoolizada. No ano seguinte, um policial de Nova York, também nos Estados Unidos, acusou a atriz de posse ilegal de maconha. Segundo o site TMZ, ela também era acusada de jogar objetos pela janela e perturbar a vizinhança com gritos.
Cerca de três meses depois, ela voltou a ser detida por tentar invadir uma residência. Uma idosa disse ter flagrado a atriz queimando roupas na calçada de uma garagem na Califórnia. Logo depois, a polícia encontrou a atriz ao lado de uma pequena fogueira e de um tambor de gasolina.
Após ser avaliada, ela foi internada em umaclínica psiquiátrica e diagnosticada com esquizofrenia. As polêmicas levaram a justiça a decidir que Amanda era incapaz de tomar as decisões de sua vida pessoal e profissional, ficando sob tutela de sua mãe, Lynn, a partir de então. Sua quarta prisão aconteceu um ano depois do início da tutela após, mais uma vez, dirigir sob efeito de drogas.
Lutou na justiça para encerrar tutela da mãe
Amanda Bynes entrou na justiça para encerrar sua tutela de sua mãe, Lynn Bynes, que já se estende por nove anos.
Em um vídeo em seu perfil no Instagram, Bynes postou sobre o julgamento: “chegará em duas semana. Quero agradecer a todos vocês pelo amor e apoio. Paz”
Amanda apresentou documentos a um tribunal na Califórnia, meses depois de Britney Spears encerrar com sucesso sua própria tutela. Mas seu representante insistiu que as duas situações não estão relacionadas.
Ele explicou que a tutela de sua cliente nunca deveria estar em vigor por toda a sua vida, e seus pais agora estão apoiando seus esforços para que ela termine, depois de testemunhar o progresso que ela fez nos últimos meses.
Prisão psiquiátrica em 2013
A atriz ficou sobria há vários anos e conseguiu encontrar uma estrutura saudável em sua vida. Amanda foi colocada sob a tutela em 2013, depois que ela foi hospitalizada em uma prisão psiquiátrica involuntária.
Surto psicótico
Com cabelos escuros e piercing no nariz, em nada lembra a garota dourada de Hollywood. Segundo postou nas redes sociais, Amanda Bynes estava se dedicando a aprender a ser manicure. No entanto, após andar nua pela rua, a própria atriz pediu ajuda para se internar.