Ex-astro da NFL, O.J. Simpson morre aos 76 anos nos Estados Unidos
Ex-atleta, ator e um dos grandes nomes da história da NFL, O.J. Simpson morreu na última quarta-feira, 10, aos 76 anos, em Las Vegas, nos Estados Unidos, vítima de câncer. A informação do falecimento foi confirmada por sua família, por meio das redes sociais.
O.J. Simpson ficou conhecido por ter sido julgado e absolvido pelo caso do duplo assassinato de Nicole Brown, sua ex-esposa, e Ron Goldman, amigo de Nicole. Os crimes aconteceram nos 1990, e ganharam grande repercussão na época. A Justiça norte-americana considerou Simpson inocente das acusações de que teria sido o responsável pelas mortes.
Assalto a mao armada em 2008
Já em 2008, o ex-jogador acabou preso por sequestro e assalto à mão armada a dois colecionadores de objetos esportivos. Por conta do delito, ele ficou detido por nove anos na penitenciária de Lovelock, em Nevada. Simpson só ganhou liberdade condicional em 2017.
“No dia 10 de abril, o nosso pai, Orenthal James Simpson, sucumbiu à sua batalha contra o câncer. Ele estava cercado por seus filhos e netos. Durante este período de transição, a família dele pede respeito a seus desejos de privacidade”, escreveram os familiares.
Relembre o caso O.J Simpson
O Caso O.J. Simpson (oficialmente o Povo do Estado da Califórnia v. Orenthal James Simpson) foi o nome pelo qual ficou conhecido nos anais da imprensa e do sistema jurídico dos EUA, o julgamento do ex-atleta e ator O.J.Simpson, acusado de assassinar sua ex-mulher, Nicoke Brown Simpson e o garçom Ron Goldman, em junho de 1994. Ficou comhecido como o caso criminal de maior repercussão na historia norte-americana.
Nicole o garçom Richard foram assassinados
O julgamento foi conduzido pela Corte Superior da Califórnia em Los Angeles, começando no dia 9 de novembro de 1994 e terminando em 3 de outubro de 1995 com a absolvição de O.J. Simpson.
O julgamento ocorreu logo após os distúrbios de Los Angeles em 1992. Os comentaristas concordam que a defesa capitalizou a raiva da comunidade afro-americana da cidade em relação à LAPD, que tinha um histórico de preconceito racial, para convencer o júri majoritariamente negro a absolver Simpson. O caso foi considerado como o julgamento do século por causa de sua publicidade internacional, e tem sido descrito como o julgamento criminal “mais divulgado” da história da humanidade.
Após interrogatório por detetives da polícia, Simpson foi formalmente acusado pelos assassinatos em 17 de junho, depois que os investigadores encontraram uma luva manchada de sangue em sua propriedade. Ele nao se entregou na hora combinada e se tornou alvo de uma perseguição em baixa velocidade em um Ford Bronco SUV branco de 1993 de propriedade e dirigido por seu amigo Al Cowlings.
Familia de Nicole pediu idenizacão milionaria
Após o julgamento, o pai de Goldman entrou com uma ação civil contra Simpson. Em 4 de fevereiro de 1997, o júri por unanimidade considerou Simpson responsável pelas mortes de Goldman e Brown. A família Goldman recebeu indenizações compensatórias e punitivas no total de US$ 33,5 milhões (R$ 61,1 milhões em 2022), mas recebeu apenas uma pequena parcela desse valor.
Se muda para a Flórida
Em 2000, Simpson trocou a Califórnia pela Flórida, um dos poucos estados onde bens pessoais, como casas e pensões, não podem ser confiscados para cobrir passivos incorridos em outros estados.
Do estrelato a desgraça
Orenthal James Simpson era considerado um deus nos Estados Unidos e sua fama não diminuiu quando ele pendurou as chuteiras e entrou para o mundo do entretenimento.
Carreira
Considerado um “menino problemático”, passou uma semana na prisão aos 15 anos por roubar uma loja de bebidas. Após ser libertado, encontrou o astro do beisebol Willie Mays, que o orientou a ficar longe de problemas e a explorar seu talento.
Ele então começou a correr na dura pista de um projeto de habitação social em San Francisco e de lá se catapultou para a fama e glória do futebol americano no Buffalo Bills.
Simpson ganhou o cobiçado Troféu Heisman em 1968 e, em 1973, faturou prêmio de Jogador Mais Valioso da NFL (Liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos). Em 1985, ele entrou no Hall da Fama da NFL.
Sem o desejo de deixar o estrelato, mas ciente da limitação de suas pernas, iniciou uma carreira menos brilhante como comentarista esportivo e depois se concentrou em Hollywood.
Ele declarou ter tido sorte de entrar no mundo do cinema quando os atores negros passaram a ser mais requisitados, mas os filmes em que trabalhou não tiveram muita repercussão, com exceção de alguns sucessos, como “Inferno na Torre” (1974) e “Capricórnio Um” (1977).
O setor publicitário, pelo contrário, lhe rendeu reconhecimento e muito dinheiro, com anúncios de marcas renomadas, incluindo a locadora de automóveis Hertz.