Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Evento que reúne pessoas negras e indígenas para promover acesso a pós-graduação no exterior acontece em Salvador
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Links da Semana

Evento que reúne pessoas negras e indígenas para promover acesso a pós-graduação no exterior acontece em Salvador

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 20 de setembro de 2024
Compartilhar
Tarcisio Nobre
Compartilhar

Encontro Anual Fundação Lemann discute o Brasil que queremos - Notícia ...

A cada edição um tema é abordado

 

Iniciativa da Fundação Lemann, o Encontro Alcance 2024 será transmitido on-line a partir das 10h15

Evento é direcionado para pretos, pardos e indígenas que almejam realizar pós-graduação em faculdades de ponta fora do país

 

Salvador, 20 de setembro de 2024 – Em sua quinta edição, o Encontro Alcance 2024 será realizado amanhã (21/09 – sábado), no Doca1, em Salvador (BA), com o tema “Ampliando Narrativas, Conectando Histórias”. O evento será transmitido on-line a partir das 10h15. Para assistir, o público pode se inscrever diretamente no site. O encontro faz parte da Iniciativa Alcance, da Fundação Lemann, que busca expandir a representatividade de pessoas pretas, pardas e indígenas em universidades de excelência no exterior, e irá fornecer informações e promover discussão sobre oportunidades de pós-graduação para esse público.

“A Fundação Lemann acredita que as pessoas são o que o Brasil tem de mais valioso e precisamos investir nelas e na diversidade que representam para tornar o país mais justo e avançado. Ao longo da história, pessoas não brancas foram sistematicamente excluídas de possibilidades como a de estudar fora do país em universidades de ponta. A Iniciativa Alcance tem o objetivo de tornar esse sonho possível, visando promover equidade racial em oportunidades como essas, que potencializam carreiras e oferecem acesso a redes e posições de liderança e tomada de decisão”, afirma Raquel Helen Silva, gerente do programa Brasil on Campus na Fundação Lemann.

O evento contará com a vice-presidente de Equidade Racial da Fundação Lemann, Alessandra Benedito, na abertura, e com a jornalista Basília Rodrigues na condução da cerimônia.

Formar - Projeto - Fundação Lemann

O primeiro bate-papo receberá três pessoas negras pós-graduadas nas Universidades de Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, e no Imperial College London, no Reino Unido, para falar sobre trajetórias inspiradoras de profissionais que contaram com bolsas para estudar no exterior. A moderação do painel é de Raquel Helen Silva.

Em seguida, acontecerá uma conversa mediada pela jornalista Basília Rodrigues com o professor da FGV Direito SP Adilson José Moreira, especialista em Direito Antidiscriminatório e Doutor pela Universidade de Harvard. A importância de iniciativas que possibilitam o acesso de pessoas não brancas a oportunidades em universidades de excelência, além de sua experiência pessoal serão temas deste momento.

O evento também reforçará a oportunidade para pessoas negras e indígenas de se inscreverem no programa de bolsas da Chevening, iniciativa do governo do Reino Unido financiada pelo FCDO (Foreign and Commonwealth Office) que oferece apoio e cobertura financeira para um ano de mestrado nas melhores universidades dos quatro países membros.  As inscrições já estão abertas e vão até o dia 5 de novembro.

 

PROGRAMAÇÃO

10h30 – Abertura do evento, com Basília Rodrigues (jornalista e mestre de cerimônias)

10h45 – Apresentação da Iniciativa Alcance, com Alessandra Benedito (vice-presidente de Equidade Racial da Fundação Lemann)

11h – Primeiro painel: “Nossos passos vêm de longe”, com Daniel Medina (Fellowship em Pesquisa em Saúde na Universidade de Columbia Britânica, Canadá e bolsista Chevening no Mestrado em Saúde Pública e Global pelo Imperial College de Londres),  Deborah Rufino (membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann e bolsista Fundação Lemann no Mestrado em Educação, na Universidade de Stanford) e João Victor Ferreira Freitas (membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann e bolsista Fundação Lemann no Mestrado em Direito, na Universidade de Harvard)  – mediação de Raquel Helen Silva (gerente do programa Brasil on Campus na Fundação Lemann)

12h – Segundo painel: “E mais longe podemos ir”, com o Adilson José Moreira (professor da FGV Direito SP, especialista em Direito Antidiscriminatório e Doutor pela Universidade de Harvard) – mediação de Basília Rodrigues (jornalista).

 

Sobre a Iniciativa Alcance

Alcance é uma iniciativa da Fundação Lemann com diferentes frentes de atuação que tem como objetivo aumentar a presença de pessoas negras e indígenas em programas de pós-graduação em universidades de excelência fora do Brasil. Um país mais desenvolvido só será possível com diversidade.

Você Pode Gostar

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro
BYD alcança 8 mil colaboradores diretos em Camaçari e reforça produção para acompanhar crescimento das vendas no país
Presidente sanciona Lei que garante continuidade do Move Brasil para motoristas e entregadores
Rock in Rio anuncia ganhadores do Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável 3.0
Últimas notícias da Semana
Links da Semana

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo

Rita Moraes
Rita Moraes
16 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Links da Semana

Bracell ganha Prêmio IEL Bahia 2026 na categoria ‘Estágio – Empresa Inovadora’

14 de setembro de 2026
Links da Semana

Estado da Bahia certifica 500 trabalhadores em cursos de qualificação profissional

14 de setembro de 2026
Links da Semana

SESI Bahia lança o Programa Usinas Criativas, de qualificação técnica em economia criativa

11 de setembro de 2026
Links da Semana

Pelo quarto ano, MFG Agropecuária é eleita o maior confinamento do Brasil

4 de setembro de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
“É do banco”: como golpistas estão usando ligações e mensagens para fazer você entregar seu dinheiro
Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites