Estudo do CEAPE Brasil mostra predominância feminina desta alternativa de financiamento voltada ao empreendedorismo

Estudo do CEAPE Brasil mostra predominância feminina desta alternativa de financiamento voltada ao empreendedorismo

Um estudo realizado pelo Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (CEAPE Brasil) revelou que as mulheres foram responsáveis por 62% da concessão de microcrédito produtivo orientado no Brasil durante o primeiro semestre. O percentual traduz em números a força da iniciativa feminina na geração de negócios no país que passará, a partir deste ano, a comemorar o dia 17 de agosto como o Dia da Mulher Empresária, graças a um Projeto de Lei aprovado em março.

Apesar de haver diferenças entre empresária e empreendedora, a Diretora Executiva do CEAPE Brasil, Claudia Cisneiros, chama a atenção para o fato de que a predominância das mulheres nesta alternativa de crédito voltada ao financiamento ao empreendedorismo já foi ainda maior.
“O sucesso das mulheres com a captação deste tipo de recurso e sua transformação em negócios sustentáveis no que se refere à geração de emprego e renda chamou a atenção dos homens que passaram a buscar mais pelo produto nos últimos anos. Ainda assim, a proporção de mulheres segue sendo indiscutivelmente superior”, afirma.

Ano Feminino Masculino
2016 68% 31%
2019 63% 37%
2023 62% 38%

A pesquisa revelou também um aumento da participação dos solteiros e solteiras na busca pelo microcrédito. De 2016 até o primeiro semestre deste ano, houve um aumento de nove pontos percentuais no número de pessoas com esse estado civil entre os solicitantes do aporte financeiro por este produto. Em contrapartida, o percentual dos que se identificavam como casados foi reduzido em dez pontos percentuais.

“Mais uma vez, acreditamos que o volume de casos bem-sucedidos tenha incentivado muitas pessoas a recorrerem ao microcrédito em fases mais iniciantes de suas vidas financeiras”, comenta Cisneiros.

Ano Casados Solteiros Amigados Separados Viúvos Divorciados
2016 45% 15% 17% 10% 6% 2%
2019 39% 22% 21% 8% 5% 2%
2023 35% 24% 20% 8% 4% 3%

 

A pesquisa foi aplicada junto a uma base de 26 mil clientes do CEAPE Brasil espalhados pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Pará e São Paulo.

Sobre o CEAPE Brasil

Criado em 1989 como uma iniciativa da UNICEF, o CEAPE Brasil atende a homens e mulheres, por meio da metodologia do microcrédito produtivo orientado, como estratégia de combate à pobreza e melhoria de qualidade de vida das pessoas.

Com agências espalhadas pelos estados do Maranhão, Pará, Tocantins e São Paulo, o CEAPE Brasil conta com 26 mil clientes ativos e já ajudou mais de 1 milhão e 600 mil empreendedores informais. A entidade tem 290 colaboradores, sendo que 60% são assessores de crédito, aqueles que visitam os tomadores para saberem as condições e avaliarem os riscos envolvidos. O tíquete médio de empréstimo é de R$ 5,3 mil e 62% das pessoas beneficiadas são mulheres.

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