Estrela de ‘Batman Eternamente’, Val Kilmer morre aos 65 anos de pneumonia

Estrela de ‘Batman Eternamente’, Val Kilmer morre aos 65 anos de pneumonia

 

O ator Val Kilmer faleceu ontem em Los Angeles, aos 65 anos. Conhecido por papéis icônicos como Jim Morrison e Batman, sua última atuação foi em “Top Gun: Maverick”.

 

A filha do ator, Mercedes Kilmer confirmou que a causa da morte foi uma pneumonia, de acordo o jornal New York Times. Em 2014, Kilmer chegou a ser diagnosticado com câncer de garganta, e após tratamento conseguiu se recuperar.

Câncer na garganta 

Em 2020, o ator Val Kilmer foi submetido a uma cirurgia para tratar um câncer na garganta. Depois, ele precisou passar por uma traqueostomia, um procedimento cirúrgico no qual os médicos colocam um tubo a partir de um furo na traqueia para fazer a “comunicação” até o pulmão —já que o órgão não consegue exercer suas funções normalmente fazendo com que a pessoa tenha muita dificuldade para respirar. Tal procedimento levou a perda de uma de suas características mais marcantes na profissão: a voz. Em entrevista ao “The Post”, Mercedes Kilmer, sua filha mais velha, disse que ver o pai em Maverick foi “extraordinário”.

Val Kilmer nasceu em Los Angeles em 31 de dezembro de 1959. Ele teve uma infância marcada pela morte do irmão afogado em 1977 e pela separação dos pais quando tinha apenas nove anos.

Os filhos Mercedes e Jack, fruto do casamento com a também atriz Joanne Whalley

Desde pequeno participou de campanhas publicitárias, mas sempre foi muito firme e decidido sobre os seus trabalhos. Ainda quando criança foi escalado para estrelar um comercial de uma marca de hambúrgueres. No entanto, negou fazer o comercial por não acreditar na qualidade do produto: “Aqueles hambúrgueres eram terríveis”, contou o astro.

Aos 17 anos, foi aceito na Juilliard School em Nova York, e se destacou como um dos alunos mais jovens a ingressar no programa de atuação. Kilmer teve sua estreia na Broadway em 1983 ao lado de Sean Penn e Kevin Bacon na peça “The Slab Boys”. Montagem foi elogiada pela crítica e impulsionou suas carreiras.

O ator tem dois filhos: Mercedes e Jack, fruto do casamento com a também atriz Joanne Whalley. O casal se conheceu durante as filmagens de “Willow” (1988) e se divorciou posteriormente.

 


Filmes

A carreira de Kilmer começou na década de 1980 e seu primeiro grande sucesso foi com Top Gun, de 1986, onde ele viveu o piloto Tom “Iceman” Kazansky. O duelo entre o personagem de Kilmer e o Maverick, de Tom Cruise, deu ao filme de Tony Scott um charme ainda maior, com os dois galãs disputando para saber quem seria o melhor piloto da turma até que, enfim, descobrem que são mais fortes juntos.

Ator e sua filha Mercedes Kilmer em entrevista 


Val Kilmer
então se tornou um dos rostos mais desejados de Hollywood, sendo considerado um dos homens mais bonitos do mundo. Após o sucesso de Top Gun ele participou da fantasia Willow, criada por George Lucas e seu primeiro grande sucesso como protagonista veio com uma de suas atuações mais eogiadas até hoje ao inerpretar Jim Morrison, em The Doors, de Oliver Stone.

Já consagrado como um dos grandes nomes na época, Val Kilmer foi o escolhido para em 1995 para substituir Michael Keaton como Bruce Wayne, em Batman Eternamente, primeiro filme de Joel Schumacher com o herói. Embora muito criticado por uns, o personagem de Kilmer ganhou fãs ao longo dos anos, principalmente por sua interpretação mais séria do milionário e a forma como o lado psicológico de Bruce é abordado na obra.

No mesmo ano, Val Kilmer esteve no que é considerado até hoje o melhor filme de Michael Mann e se viu na guerra entre Al Pacino e Robert DeNiro, em Fogo Contra Fogo, onde interpretou Chris Shiherlis, o criminoso que faz parte do grupo comandado por Neil McCauley (DeNiro).

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *