Escolas de Bragança Paulista e Itatiba promovem programa de duo diploma com ensino americano futurista
Nos últimos anos, vem crescendo a demanda por uma educação mais global, fazendo com que as escolas busquem por alternativas pedagógicas diferenciadas e inovativas. Essa tendência proporciona aos alunos uma educação relevante ao nível internacional, preparando-os para os desafios e oportunidades do século XXI.
Com vistas a esse cenário, duas escolas do interior de São Paulo se destacam, o Colégio AZ Internacional em Bragança Paulista e o Colégio TriAção em Itatiba. Ambas oferecem aos seus alunos o currículo americano agregado ao brasileiro, possibilitando aos estudantes uma formação com o duplo diploma. A ação é uma parceria com a WorldEd School, rede de ensino americana internacional.
“O currículo americano é reconhecido mundialmente por sua abordagem prática e orientada para o desenvolvimento de habilidades. É um sistema pedagógico que enfatiza a participação ativa dos estudantes em atividades práticas, debates e demais projetos, cujo objetivo é estimular o pensamento crítico, o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a criatividade, preparando-os para uma sociedade em constante mudança”, aborda Juliana Frigerio, Diretora Acadêmica da WorldEd School.
Bragança Paulista já é referência quando se trata em educação. Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) a região ficou acima da nota proposta pelo índice é de 5,9, atingindo 6,3 de qualidade.Para somar à região, a mantenedora do Colégio AZ Internacional, Andrea Michele de Godoy, explica um pouco sobre a importância da parceria com a instituição de ensino internacional: “O duplo diploma possibilita ao estudante um melhor direcionamento em relação ao ensino superior e ao mercado de trabalho. Além disso, o ensino é apresentado de uma forma flexível, bastante prática e econômica, já que o intercâmbio tem um investimento alto e dessa forma o estudante pode realizá-lo no Brasil mesmo”.
Itatiba está entre as cidades mais desenvolvidas do Estado de São Paulo; é o que aponta um estudo realizado pelo NEC (Núcleo de Estudos das Cidades). Na faixa de todas as cidades paulistas acima de 100 mil habitantes, Itatiba recebeu nota 8,74 (de um total possível de 10) ficando em 2º lugar na Classificação Geral do Método NEC, destacando-se em relação aos níveis registrados no quesito educação.
Mesmo Itatiba sendo destaque, Camila Carminati Alexandre, Diretora Escolar do Colégio TriAção, comenta que a grande dificuldade encontrada pela instituição é passar para as pessoas o diferencial da proposta, entretanto sente-se gratificada ao perceber o quanto os alunos se sentem realizados com o ensino proposto.
“Os conteúdos do programa são todos em inglês, contribuindo para a proficiência no idioma inglês. Eles ficam motivados ao realizar as atividades e quando enxergam as conquistas do aprendizado. Além disso, para eles, o programa possibilita uma grande autonomia ao instigar mais a participação e apreço pelas aulas, além de desenvolverem responsabilidades” explica Camila Carminati Alexandre, Diretora Escolar do Colégio TriAção.
A educação dos Estados Unidos é representada em 90% das principais universidades, segundo o QS World University Rankings 2023, que classifica as melhores instituições de ensino em todo o mundo. Ao adotar o currículo americano, as escolas se beneficiam de uma ampla gama de disciplinas eletivas, como teatro, música, arte e tecnologia, proporcionando uma educação mais abrangente. Essas disciplinas desenvolvem habilidades não apenas acadêmicas, mas também sociais e emocionais, promovendo um senso de comunidade e pertencimento entre os alunos. Na WorldEd School, os alunos podem escolher duas matérias eletivas entre as seis ofertadas pelo programa. Vale lembrar que a instituição tem parcerias com universidades internacionais, facilitando a entrada do aluno na vida acadêmica internacional.
Sobre a WorldEd School
A WorldEd School é uma rede de ensino americana futurista com viés internacional, criada em 2017, na Flórida. A rede global está presente em 4 continentes: América, Europa, Ásia e África. E oferece o Duo Diploma – a formação do estudante no currículo do seu país de origem e o currículo americano que pode ser usado em universidades americanas e de todo o planeta. O propósito da WorldEd School é conectar pessoas de todo o mundo para que com a vivência de cada um e com a sua bagagem cultural e de seu país, todos possam aprender e desenvolver competências para o mercado de trabalho e para a vida. Saiba mais, aqui!
Foto:
Da direita para a esquerda: Carina Corradini, Diretora do Colégio TriAção; Camila Alexandre, Diretora e Coordenadora do Colégio TriAção; Daniela Zuppi, Professora do Colégio TriAção; Camila Carollo, Instruction Coordinator de WorldEd School e Carlos Eduardo Rici, Professor do Colégio TriAção (Imagem: Colégio TriAção |