Equilibrando sonhos e estudos: A jornada de atletas Jovens no Brasil
O sonho de se tornar um atleta profissional exerce um poderoso fascínio sobre os jovens brasileiros, como evidenciado pelos resultados da pesquisa recente da Centauro. Segundo os dados, aproximadamente 63,8% dos meninos brasileiros nutrem o desejo de trilhar o caminho dos esportes de alto rendimento, enquanto 34% das meninas compartilham dessa aspiração. Esse fervor esportivo converge em uma média de 48,9% dos jovens com mais de 16 anos que anseiam por uma carreira no mundo esportivo.
Esse é o caso do jovem de 17 anos, Fred Francavilla, que ganhou destaque no esporte a Vela em 2022, após competir nos campeonatos do início a temporada. Francavilla comenta que a prática do esporte era realizada amadoramente, mas que conforme observou a possibilidade de carreira, intensificou seus treinos e já conquistou muito olhares e medalhas.
Em meio a essa paixão pelos esportes, é crucial reconhecer que a educação desempenha um papel fundamental em impulsionar a carreira esportiva. A busca pela excelência nos campos esportivos não deve ser dissociada dos estudos. “Apesar dos meus esforços estarem focados 100% nos treinos, não deixei de estudar. A WorldEd School me possibilitou ter uma excelente formação enquanto me esbaldo de treinar e viajar para competições. O EAD me possibilitou a aprender disciplina, a como me forçar a estudar e me concentrar, pois me dá muita autonomia. Mas acredito que por ser um colégio americano, me fez melhorar tanto o meu inglês para chegar em um nível fluente quanto minhas soft skills” aponta Fred Francavilla, atleta velejador e aluno da WorldEd School.
Uma das principais vantagens oferecidas por uma digital learning é o cronograma de aprendizagem adaptável. Esse atributo assume grande relevância para os atletas em formação, uma vez que eles frequentemente enfrentam demandas rigorosas de treinamento e competição, que podem dificultar a participação em uma educação convencional. A flexibilidade oferecida pelo ambiente online permite que esses jovens personalizem seus horários de estudo, conciliando suas atividades esportivas e educativas de maneira única.
Além da aprendizagem online, a WorldEd School possibilita aos estudantes a oportunidade de aperfeiçoar o inglês devido ao seu currículo americano, ministrados por professores nativos. Para os atletas que buscam águas internacionais, a oportunidade de se desenvolver em uma segunda língua é de extrema importância. Segundo o estudo realizado pelo British Council, uma organização internacional dedicada à educação e às relações culturais, apenas 5% dos brasileiros têm conhecimento do idioma inglês, e desses, apenas 1% possui fluência no idioma.
Em um cenário globalizado, o inglês se tornou uma ferramenta vital para a comunicação, negociação e interação com atletas, treinadores e equipes de diversas partes do mundo. “A flexibilidade de aprendizagem oferecida pela WorldEd School possibilita que eles continuem a investir em sua carreira esportiva enquanto também mantêm se desenvolvem nos estudos e no inglês. Nesse quesito, saber um segundo idioma é um dos pontos principais para focar depois que um atleta embarca em uma carreira internacional” aborda Juliana Frigerio, Diretora Acadêmica da WorldEd School.
A paixão dos jovens brasileiros pelo esporte, aliada ao reconhecimento da importância da educação, culmina em uma abordagem integrada para impulsionar suas carreiras esportivas. Através da flexibilidade e conveniência proporcionadas pelas escolas online, os jovens atletas podem perseguir seus sonhos esportivos enquanto mantêm um foco equilibrado em sua educação e aperfeiçoa seu inglês, preparando-se assim para um futuro que seja tanto bem-sucedido quanto gratificante.
Sobre a WorldEd School
A WorldEd School é uma rede de ensino americana futurista com viés internacional, criada em 2017, na Flórida e está presente em 4 continentes: América, Europa, Ásia e África. Oferece o Duo Diploma – a formação do estudante no currículo do seu país de origem e o currículo americano que pode ser usado em universidades americanas e de todo o planeta. O propósito da WorldEd School é conectar pessoas de todo o mundo para que com a vivência de cada um e com a sua bagagem cultural e de seu país, todos possam aprender e desenvolver competências para o mercado de trabalho e para a vida. Saiba mais, aqui!