Empresas do Brasil pretendem contratar mais no 3º trimestre, aponta pesquisa do ManpowerGroup

Empresas do Brasil pretendem contratar mais no 3º trimestre, aponta pesquisa do ManpowerGroup

Após um cenário de incertezas no Brasil e no mundo no primeiro semestre do ano, a Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q3 2023, estudo exclusivo e preditivo desenvolvido trimestralmente pelo ManpowerGroup, revela uma alta na intenção de contratações no âmbito nacional e global para o 3° trimestre do ano, com empregadores apontando maior estabilidade.

O levantamento mostra que a expectativa de emprego no Brasil para o período – calculada subtraindo-se empregadores que planejam fazer reduções na equipe daqueles que planejam contratar – é de +33%, 12 pontos percentuais a mais que no trimestre anterior. Já a porcentagem de empregadores que planejam contratar aumentou de 46% (trimestre anterior) para 47% (atual), enquanto aqueles que esperam reduzir o volume de contratações caiu de 21% para 15%.

Entre os setores com maior demanda de posições no país estão os de Energia & Serviços de Utilidade Pública (50% das organizações no setor esperam contratar), seguido por Serviços de Comunicação (44%), Tecnologia da Informação (41%) e Assistência Médica & Ciências da Vida (35%). Já no cenário global, o setor de TI lidera o ranking de contratações (39%), seguido pelo setor de Energia & Serviços de Utilidade Pública (34%), Finanças & Imobiliário (31%) e Indústrias e Materiais.

Recuperação das micro e pequenas empresas
O estudo também analisou a intenção de contratação por porte de empresas, e nas micro e pequenas há uma expectativa de crescimento significativo em comparação ao último trimestre. Entre as microempresas, a expectativa de contratação é de 22%, e 27% para as pequenas, um progresso de 11% e 12% respectivamente. Já entre as médias e as grandes empresas, a expectativa de contratação é de 32% e 37%.

MG e RJ são os estados com maior intenção de contratar
O levantamento traz, ainda, a intenção de contratação por regiões do Brasil. O grande destaque positivo ficou para Minas Gerais, com o melhor índice (40%), à frente do Rio de Janeiro (33%). O estado de São Paulo aparece empatado com outras regiões (31%).

“Após incertezas de todo início de ano, ainda mais com mudanças de governo, a pesquisa mostrou que as companhias conseguiram se estabelecer e ampliar as contratações, desde as grandes até as microempresas. O destaque para Minas Gerais se deve principalmente pelo setor de energia renovável, que vem recebendo fortes investimentos e ampliando contratações. O setor de TI apresentou uma queda no indicador, mas a demanda ainda existe e os empregadores seguem com dificuldade de fechar posições nessa área. No geral, as expectativas de contratação são positivas, mas encontrar profissionais que possuem as competências comportamentais mais desejadas pelas empresas – como raciocínio e resolução de problemas, resiliência, adaptabilidade, tomada de decisão e iniciativa – segue sendo um grande desafio e as empresas precisarão criar estratégias para fechar esse gap”, destaca Nilson Pereira, Country Manager do ManpowerGroup Brasil.

Costa Rica, Países Baixos e Peru têm maior intenção de contratar
Na análise global do estudo, os empregadores continuam prevendo a contratação de mais trabalhadores no terceiro trimestre, relatando uma expectativa líquida de emprego ajustada sazonalmente em +28%, um crescimento de 5% em relação ao primeiro trimestre e uma redução de 4% no comparativo anual.

Entre os países analisados, as intenções de contratação mais fortes estão na Costa Rica (+43%), Países Baixos (+39%) e Peru (+38%). Já o cenário mais fraco é reportado na Argentina (+6%), Eslováquia (10%) e Itália (+11%), com perspectivas menos otimistas e distantes da média global de +28%.

Empregadores da América do Norte lideram intenções de contratar
Em uma perspectiva segmentada por continentes, é possível afirmar que os empregadores na América do Norte relatam as maiores intenções de contratação (+35%), seguidos pela Ásia (+31%), América Central e América do Sul (+29%) e Europa, Oriente Médio e África (+20%). Para ver os resultados completos da Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q3 2023, incluindo dados regionais e nacionais, acesse o blog do ManpowerGroup Brasil.

A próxima edição da pesquisa será divulgada em setembro e reportará as expectativas de contratações para o quarto e último trimestre do ano.

Sobre a pesquisa
Ao todo foram 39.000 empregadores, públicos e privados, entrevistados em 41 países e territórios, para medir as tendências de emprego previstas a cada trimestre. No Brasil, foram entrevistados 1.020 empregadores. A Expectativa Líquida de Emprego é obtida tomando-se o percentual de empregadores que preveem aumento na atividade de contratação e subtraindo-se dele o percentual de empregadores que esperam uma diminuição na atividade de contratação.

  • os 1.020 empregadores brasileiros entrevistados, 47% afirmam que têm intenção de contratar;
    ● A expectativa líquida de emprego para o terceiro trimestre de 2023 é de +33% no Brasil, o que representa um aumento de 12 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior (+21%);
    ● Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com as maiores intenções de contratação, com 40% e 33%, respectivamente
    ● O setor de Energia & Serviços de utilidade pública tem a maior demanda por profissionais no Brasil, enquanto, no mundo, o setor que lidera é o de TI; no país, ele está em terceiro lugar, atrás dos serviços de comunicação;

    Sobre o ManpowerGroup
    O ManpowerGroup® (NYSE: MAN), empresa líder global em soluções de força de trabalho, ajuda as organizações a se transformarem em um mundo de trabalho em rápida mudança, fornecendo, avaliando, desenvolvendo e gerenciando o talento que lhes permite vencer. Desenvolvemos soluções inovadoras para centenas de milhares de organizações todos os anos, fornecendo-lhes talentos qualificados enquanto encontramos empregos significativos e sustentáveis para milhões de pessoas em uma ampla gama de setores e habilidades. Nossa família de marcas especializadas – Manpower, Experis e Talent Solutions – cria substancialmente mais valor para candidatos e clientes em mais de 75 países e territórios e faz isso há mais de 70 anos. Somos reconhecidos de forma consistente por nossa diversidade – como o melhor lugar para trabalhar para mulheres, inclusão, igualdade e deficiência e, em 2023, o ManpowerGroup foi nomeado pelo 14º ano como uma das Empresas Mais Éticas do Mundo –, e tudo isso confirma nossa posição como a marca escolhida pelos talentos mais buscados no mercado.

Share this post