Empresária de rede de estética traz 4 principais desafios que as mulheres enfrentam no empreendedorismo
Ser empreendedor já é uma profissão desafiadora, mas fica ainda mais difícil quando comandado por mulheres. Elas enfrentam desafios todos os dias para permanecer no mercado de trabalho, e, na maioria das vezes, acabam se destacando com o seu negócio, seja por algo inovador, preço ou liderança. De acordo com o Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, as mulheres empreendedoras somam mais de 10,1 milhões no mercado, sendo que 85,6% delas administram sozinhas o seu negócio. Esse número é mais de 34% do total de empreendedores no Brasil.
Claro que a dificuldade e os desafios podem variar conforme o contexto cultural, econômico e social de cada região. É comum que em algumas áreas esse desenvolvimento seja mais fácil, como na de beleza e moda, e em outras, mais difícil, como na área esportiva e automobilística, por existir um certo preconceito – o “não é coisa de mulher”. “Eu já tive diversos negócios antes de dar certo com a Sóbrancelhas; enfrentei muitos desafios, principalmente ligados a dinheiro e não ter ninguém para me ajudar ou apoiar. Por isso, hoje, se vejo potencial em empreendedoras que estão tentando abrir o próprio negócio, eu tento ajudar de alguma maneira”, comenta Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas, rede de estética facial. A empresária já teve restaurante, carrinho de lanche, barraca de mensagem e outros negócios.
Em alguns setores mais tradicionais do empreendedorismo feminino, como beleza, moda e afins, elas trazem inovações para o mercado, já que são modelos de negócios bem conhecidos, mas com alta competitividade no mercado. “Com algo diferenciado e entregando inovações, a sua empresa chama mais atenção que as outras. Já esses negócios muitas vezes podem ser só mais um no mercado, e com uma proposta diferente você acaba se destacando”, comenta Luzia.
Pensando nisso, a especialista na área, Luzia Costa, traz 4 principais desafios que as mulheres enfrentam no empreendedorismo:
- Falta de Representação. A falta de representação feminina em cargos de liderança e em setores tradicionalmente masculinos pode dificultar o desenvolvimento de redes de contatos e modelos de referência para mulheres empreendedoras. Esse comportamento faz com que as empresárias sejam vistas com falta de credibilidade por clientes e investidores.
- Acesso a Financiamento. Mulheres empreendedoras muitas vezes têm mais dificuldade em obter financiamento do que seus colegas do sexo masculino. Isso pode ser devido a preconceitos de gênero, falta de redes de contatos ou estereótipos sobre o risco associado aos negócios liderados por mulheres.
- Desigualdade Salarial e Econômica. A desigualdade salarial e econômica entre os gêneros pode afetar a capacidade das mulheres de investir em seus negócios, economizar ou buscar oportunidades de crescimento.
- Networking: é importante que mulheres tenham uma rede de apoio e juntem-se a outras colegas de profissão para trazer inspiração e possam analisar outras possibilidades de negócio.
Devemos reconhecer que, apesar desses desafios, as mulheres empreendedoras têm demonstrado resiliência e criatividade para superá-los.
Saiba mais sobre Sóbrancelhas e Luzia Costa, aqui!
Sobre Sóbrancelhas:
A Sóbrancelhas, rede de estética facial, conta com mais de 200 unidades espalhadas pelos países: Brasil, Argentina, Bolívia e Portugal. A primeira loja foi lançada em 2013, em Taubaté-SP. A marca foi pioneira nos serviços voltados para o olhar e beleza do rosto com o mercado de quiosques. Luzia Costa é CEO do Grupo Cetro, que detém as marcas Sóbrancelhas, Reduci, DepilShop, entre outras. A empresária coleciona prêmios, como: Prêmio Grandes Mulheres, na Categoria de Médias Empresas, realizado pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios – PEGN e Facebook; Destaque Empresarial 2018 & Revelação na área de Empreendedorismo Social; Prêmio Empresário do Ano Top of Quality Gold Internacional, Certificado de Franquia Internacional 2019, 2020 e 2021, Melhores Franquias 2022, entre outros. Já a Sóbrancelhas possui prêmios como Melhores Franquias da PEGN, Selo de Excelência no Franchising (ABF), Negócios em expansão (Exame) e outros. A Sóbrancelhas possui serviços e técnicas de estética facial como: Extensão de cílios, aplicação de henna, design de sobrancelhas e visagismo, micropigmentação, limpeza de pele, depilação egípcia e outros.
Deixe um comentário