Documentário UTOPIA TROPICAL, de João Amorim, estreia no Festival do Rio
O documentário Utopia Tropical, de João Amorim (2012 Tempo de Mudança, Chicago 10), estreia mundialmente no Festival do Rio 2023. O filme integra a categoria Competição Longas Documentários da Première Brasil, a maior janela do cinema brasileiro. As exibições acontecem nos dias 6 e 7 de outubro (mais informações abaixo). Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados no site oficial do evento – sujeitos à lotação da sala.
Utopia Tropical é um documentário embasado em conversas entre o linguista e ativista político norte-americano Noam Chomsky e o diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim. O filme se propõe a lançar um olhar crítico sobre a ascensão e a queda dos regimes de esquerda na América Latina nos últimos anos, abordando os papéis da corrupção e da manipulação da mídia para descreditar o sonho de uma América Latina mais justa e plural.
Chomsky e Amorim analisam as consequências dessas mudanças para as minorias, as populações afrodescendentes e indígenas, além de seus efeitos no meio ambiente e na economia dos países latino-americanos. Utopia Tropical é um registro feito a partir do ponto de vista de dois intelectuais que não apenas acompanharam esses processos, como também, de uma forma ou de outra, exerceram alguma influência neles.
“Utopia Tropical vai além da América Latina. Explora temas que ressoam em todo o mundo, incluindo economia, paz, desigualdade e mudanças climáticas. O documentário transcende fronteiras geográficas, oferecendo perspectivas que ecoam globalmente”, comenta o diretor João Amorim.
“O filme é a minha contribuição para um diálogo global sobre as questões críticas que enfrentamos como sociedade. É uma história que não se repete, mas rima com nossa realidade global em constante evolução. Estou emocionado em compartilhar essa jornada com o mundo, com a esperança de que inspire uma apreciação mais profunda pela beleza e complexidade da América Latina e do nosso planeta como um todo”, completa.
Utopia Tropical é uma produção da Amorim Filmes. O filme estreia no primeiro semestre de 2024 nos cinemas brasileiros, com distribuição da O2 Play.
Serviço
Exibição do filme Utopia Tropical no Festival do Rio 2023
Dia 6 de outubro, às 19h15: Sessão para convidados
Dia 7 de outubro, às 13h30: Sessão aberta ao público, seguida de debate, no Cine Odeon (CCLSR) – Praça Floriano, 7, Cinelândia
O Festival do Rio 2023 é apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Shell e pela Prefeitura do Rio. Tem patrocínio máster da Shell através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura.
Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal
Mais informações no site oficial
Ficha Técnica
Direção: João Amorim
Roteiro: João Paulo Reys e João Amorim
Argumento: João Amorim e Rafaela Camelo
Elenco: Noam Chomsky e Celso Amorim
Direção de Animação: César Coelho
Produção Executiva: Sara Rocha
Direção de Produção: Lucas Arake
Direção de Fotografia: Matheus Bastos e Elder Miranda Jr.
Montagem: Tainá Menezes, Edt.
Trilha Original: Filipe Rasta
Duração: 77 minutos
Sobre a Amorim Filmes
A Amorim Filmes é uma produtora do Distrito Federal fundada em 2011. A empresa se dedica à produção de séries documentais, conteúdo infantil e animação, com forte atuação na área socioambiental.
Foi responsável por supervisionar a produção da Sesame Workshop, (Vila Sésamo) no Brasil entre 2014-2020, produzindo inúmeras campanhas de utilidade pública para a empresa, assim como a série em animação O Desafio do Elmo e diversos quadros para a nova temporada da Vila Sésamo (TV Cultura e TV Brasil 2017). Entre seus documentários estão Água e Cooperação, Reflexões para um novo tempo, A Voz das Avós e Agroflorestar, todos veiculados no Canal CineBrasilTV. É de sua autoria a série documental de 13 episódios de 26 minutos de duração Manual de Sobrevivência para o Século 21 com o ator, ativista e produtor de orgânicos, Marcos Palmeira, veiculada no CineBrasil TV, NatGeo e mais recentemente no Canal Futura. Também assina a produção da série Bela Raízes, protagonizada por Bela Gil, exibida no Canal Futura e no Amazon Prime.
A Amorim realizou, recentemente, duas temporadas da série infantil Thiago & Ísis e os Segredos do Brasil, que estreou em 2023 na TV Brasil e Canal Futura. Além do documentário Utopia Tropical, em 2023, produziu o longa- metragem Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil, com lançamento marcado para o próximo ano. Está prevista a realização do Manual de Sobrevivência para o Século XXI – 2ª temporada e Política Substantivo Feminino, com apresentação de Letícia Sabatella, no biênio 2024/2025.
Sobre a distribuidora O2 Play
A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.
Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.
Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates e Chorão – Marginal Alado, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo e Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023.
A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun e o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close.
Mais informações no site da O2 Play.
Deixe um comentário