Produção que celebra a cultura ballroom será exibida às 18h no Telecine Cult e estará disponível no Telecine via Prime Video e Globoplay a partir de meia-noite
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O documentário Salão de Baile: This Is Ballroom, que mergulha no universo da cultura ballroom carioca e celebra suas histórias, expressões e legado, chega à televisão brasileira no dia 29 de janeiro, dia da visibilidade trans. A produção será exibida no canal Telecine Cult, às 18h, apresentando histórias marcantes de um movimento que oferece a pessoas negras e LGBTQIAPN+ um espaço para explorar novas possibilidades de expressão, identidade e arte.
No mesmo dia, o longa também chega ao streaming. A partir da meia-noite, estará disponível no Telecine, por meio das plataformas Prime Video e Globoplay. A produção é um convite para conhecer mais de perto o fascinante universo das casas de vogue e o impacto social e cultural da ballroom.
Salão de Baile: This Is Ballroom foi dirigido e roteirizado por Juru e Vitã, a produção é assinada pela Couro de Rato, e a distribuição é da Retrato Filmes. |
SINOPSE
Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens LGBTQIAPN+ resgata e vivencia a cultura ballroom. Rio is burning! |
SOBRE VITÃ (roteirista e diretora)
Mestra em Cinema e Audiovisual pelo PPGCOM-UFF, coordena o núcleo de criação Ritornelo e a revista de crítica Moventes. Em atividade no mercado audiovisual há 15 anos, trabalhou em projetos para Globoplay, Globosat+, Arte 1, CineBrasilTV e Multishow. “Roteirista e diretora da série “Trago a Pessoa Amada” (Prime Box Brazil), Roteirista da série “Enredos da Liberdade – O Grito do Samba pela Democracia” (2024, Globoplay, produção Couro de Rato) e do curta “Carne Fresca” (2024, dir: Giovani Barros, produção Duas Mariola, Melhor curta da mostra Novos Rumos, Festival do Rio). Roteirista e diretora geral da série musical “Trago a Pessoa Amada” (2024, canal Prime Box, produção Orla Filmes), gravada em Fortaleza. Co-Criadora e co-diretora da série em desenvolvimento “Teia”, protagonizada por Bruna Trindade (produção da Urca Filmes). Foi produtora e assistente de direção do longa “Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor”, que retrata a militância LGBT no período da ditadura militar brasileira (2022, produção Couro de Rato; Menção Honrosa do Prêmio Félix, Festival do Rio; Prêmio Especial do Júri no Rio LGBTQIA+). Na cena ballroom, é Imperatriz da Legendary House of Lauren. |
SOBRE JURU (roteirista e diretore)
Artista-pesquisadore das artes do corpo, com trabalhos nas áreas da performance, dança e cinema. Desenvolve pesquisas sobre dramaturgia do corpo, cena expandida e o corpo queer/cuir na cena contemporânea, performatividade de gênero, sociabilidade, afetos e a cena ballroom e o voguing no Rio de Janeiro. É mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense (2016), e doutore em Artes na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2024). Fez preparação de elenco do longa-metragem “Com o Terceiro Olho na Terra da Profanação”, de Catu Rizo (2017, Mostra do Filme Livre); e do curta-metragem “Ocaso”, de Bruno Roger (2014, Mix Brasil); além de ter trabalhado como produtor assistente no longa “Canto dos Ossos”, de Petrus de Bairros e Jorge Polo (2020, prêmio de melhor filme no Festival de Tiradentes). Dramaturgista no espetáculo “Repertório n. 1”, de Davi Pontes e Wallace Ferreira. |
SOBRE A COURO DE RATO (produtora)
A produtora Couro de Rato foi criada em 2015 por Vladimir Seixas e Luis Carlos de Alencar, com uma passagem no Emmy Internacional em 2019 com o documentário ‘A Primeira Pedra’. Entre as produções estão séries, telefilmes e longas exibidos em importantes canais nacionais e internacionais – Globoplay, ESPN, ZDF, Canal Futura, Canal Brasil, Canal Saúde, CinebrasilTV, entre outros. Entre os trabalhos mais recentes, destacam-se Enredos da Liberdade – O Grito do Samba pela Democracia (2024) – Original Globoplay; Yãmî Yah-Pá – Fim da Noite (2023) – Kikito de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado; Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor (2022) – Menção Honrosa do Prêmio Félix, Festival do Rio; Prêmio Especial do Júri no Festival Rio LGBTQIA+. Rolê – Histórias dos Rolezinhos (2021) – prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio, Prêmio Especial do Júri no Olhar de Cinema (Curitiba). |
SOBRE A RETRATO FILMES (distribuidora)
A Retrato Filmes é uma distribuidora audiovisual fundada em 2018 e dirigida por Daniel Pech e Felipe Lopes. A empresa é focada em longas independentes com perfil autoral, com o objetivo de ampliar a distribuição de obras brasileiras. O catálogo de filmes inclui ‘Prisão nos Andes’, de Felipe Carmona Urrutia, lançado nos cinemas brasileiros em setembro de 2024. Com um início sólido, com lançamentos fortes e de gêneros diversos programados para os próximos meses, a empresa vem também estabelecendo parcerias e montando sua carteira de lançamentos para 2025. Entre os próximos lançamentos, destacam-se: ‘Alma do Deserto’, de Mônica Taboada-Tapia, premiado com o Queer Lion, em Veneza; ‘O Deserto de Akin’, de Bernard Lessa, premiado na Mostra Novos Rumos do Festival do Rio, além de ‘Salão de Baile’, de Juru e Vitã, vencedor do Prêmio de Melhor Montagem no Festival do Rio. |
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