Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: DO MESMO DIRETOR DE HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO, 13 SENTIMENTOS CHEGA AOS CINEMAS NO DIA 13 DE JUNHO PELA VITRINE FILMES
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Ultimas Notícias

DO MESMO DIRETOR DE HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO, 13 SENTIMENTOS CHEGA AOS CINEMAS NO DIA 13 DE JUNHO PELA VITRINE FILMES

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 6 de maio de 2024
Compartilhar
Compartilhar

🌟 ATENÇAO! 🌟

Não percam o teaser exclusivo do filme 13 SENTIMENTOS durante a transmissão no canal Multishow da apresentação da Madonna na The Celebration Tour neste sábado, 4 de maio! Preparem-se para uma prévia emocionante deste filme imperdível durante o evento mais aguardado do ano.

Sucesso de público e crítica, representante do Brasil ao Oscar de Melhor Filme Internacional e vencedor do Prêmio Teddy no Festival de Berlim, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” foi capaz de atingir inúmeras audiências com a sua história romântica e juvenil entre dois garotos durante os seus despertares sexuais. 10 anos depois, o aguardado retorno de Daniel Ribeiro ao formato de longa-metragem acontece com 13 SENTIMENTOS, que está com o seu lançamento exclusivo nos cinemas agendado para o dia 13 de junho, um dia depois do Dia dos Namorados. Com distribuição da Vitrine Filmes, a obra é uma produção Lacuna Filmes, Claraluz Filmes, Canal Brasil e Telecine.

O filme é protagonizado por João, interpretado por Artur Volpi, um jovem cineasta que termina um relacionamento de 10 anos, mas que mantém uma amizade próxima com o ex-namorado. A busca por um novo amor leva João, um rapaz que prioriza laços afetivos, a conhecer Vitor (Michel Joelsas), por quem se apaixona à primeira vista. Aos poucos, o cineasta vai tentando controlar o relacionamento entre os dois, como se fosse um filme que estivesse construindo.

Daniel Ribeiro parte de uma experiência bastante pessoal, inspirando-se no fim de seu relacionamento com o também diretor Rafael Gomes, cujo longa “45 Dias Sem Você” (2018) é o retrato ficcional dos sentimentos que vivenciou após o término com o ex-companheiro. A resposta de Daniel vem agora com 13 SENTIMENTOS que, ao lado de “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, compõe uma trilogia sobre os sentimentos e relacionamentos, que será encerrada com “Amanda e Caio”, sobre um casal transgênero interpretado por Alice Marcone e Gabriel Lodi.

“O roteiro foi escrito bem depois de todo o processo de superação da separação. Eu já tinha processado todos os sentimentos e compreendido quais caminhos eu percorri para estar aberto para uma nova relação. Eu percebo que gosto de escrever sobre minhas experiências com um olhar mais completo de como elas aconteceram.”

Em 13 SENTIMENTOS, o cineasta aponta que o escapismo é um dos temas caros ao cinema e, nesse sentido, a arte também serve como um mediador disso. João vai utilizar o fato de ser roteirista para criar uma versão da sua vida que seja perfeita.

“Eu acredito que escrever um roteiro e fazer um filme sobre minhas experiências é uma forma de compreender melhor meus sentimentos, e neste filme isso foi transferido para o personagem João, que também passa a escrever um roteiro onde ele pode transformar as partes da realidade que o desagradam, reviver cenas do passado como ele gostaria de ter vivido e reescrever os finais para serem mais felizes. Muitas pessoas aproveitam a experiência de assistir a um filme de ficção como um espelho da própria vida e, consequentemente, compreender melhor os próprios sentimentos, compartilhando-os secreta e intimamente com os personagens dos filmes. 13 SENTIMENTOS, de alguma maneira, aborda essa ideia de buscar uma fuga nas histórias ficcionais, mas também lembra que uma hora precisamos enfrentar a realidade.”

Outro elemento importante dentro do filme são as redes sociais como forma de conexão entre as pessoas no mundo contemporâneo. “Não tem como fugir de celulares, mensagens e redes sociais quando se faz um filme sobre relações humanas em 2024. Por outro lado, eu não queria que a gente ficasse vendo tela de celular nem mensagens sendo escritas na imagem. Dessa forma, tivemos que ser criativos em traduzir para o cinema as interações via celular, a exemplo de como vemos um longo diálogo entre duas pessoas que estão conversando em um aplicativo de relacionamento. A outra solução foi sempre trazer para o diálogo aquilo que os personagens estavam vendo no celular, deixando para o espectador imaginar o que os personagens estão vendo.”

Filmado em 2023, Ribeiro ressalta que “era um momento em que pessoas LGBT+ estavam voltando a respirar aliviadas depois de um período sombrio, de tensão e insegurança sobre o futuro. Acho que o filme traz esse sentimento de esperança, de um Brasil em que a diversidade é possível, onde todos podem viver sem medo de ser quem são.”

Além do registro de uma contemporaneidade onde muitas dinâmicas são ditadas pela tecnologia, 13 SENTIMENTOS é também um filme que retrata a busca do amor, um sentimento tão universal, do ponto de vista de um personagem gay, trazendo pra telas a diversidade de experiências humanas e a pluralidade dos relacionamentos homoafetivos de uma forma em que todo público consegue se enxergar e se relacionar.

O elenco de 13 SENTIMENTOS, assim como as personagens, prima pela diversidade, um traço característico dos filmes de Ribeiro, e inclui nomes da nova geração de atores e atrizes que se destacam no cinema e televisão brasileira. Volpi é conhecido por seu papel em “Segunda Chamada”. Michel Joelsas se destacou em “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” e “Que Horas Ela Volta?”. Marcos Oli, que faz Chico, ganhou reconhecimento em “Malhação” e “As Five”. Julianna Gerais, interpretando Alice, é lembrada por “Todxs Nós”. Igor Cosso, como Leo, atuou em “Malhação” e “Salve-se Quem Puder “. Cleomacio Inácio (Martin) é conhecido pelo musical “Tatuagem” e a peça “A Herança”. Já Sidney Santiago (Hugo) ganhou destaque em “Rensga Hits!” e “Segunda Chamada”.

Na equipe artística, o longa conta com direção de fotografia de Pablo Escajedo (“O Guri”), montagem de Cristian Chinen (“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”), direção de arte do estreante João Vitor Lage e a trilha sonora de Arthur Decloedt (“Coisa Mais Linda”, “La Parle”). A produção do longa é assinada por Daniel Ribeiro, Diana Almeida (“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, “Veríssimo”) e Fernando Sapelli (“Raquel 1:1”, “La Parle”).

O longa 13 SENTIMENTOS receberá apoio do Projeto Paradiso, que faz parte do programa Brasil no Mundo, de apoio à participação de filmes e séries de ficção brasileiros em grandes festivais e mercados mundo afora.

Sinopse
“Como o final feliz de um filme perfeito”. É assim que João descreve o fim de seu relacionamento de 10 anos com Hugo. Apesar da separação, eles permanecem amigos bem próximos. No entanto, voltar ao universo dos encontros românticos, usando aplicativos, traz um turbilhão de emoções, mostrando que a realidade não pode ser controlada como um roteiro de filme.

 

Ficha Técnica
Direção: Daniel Ribeiro
Roteiro: Daniel Ribeiro
Produção: Daniel Ribeiro, Diana Almeida e Fernando Sapelli
Elenco: Artur Volpi, Ju Gerais, Marcos Oli, Michel Joelsas, Bruno Rocha, Daniel Tavares, Fabricio Pietro, Helena Albergaria, Maitê Schneider, Sidney Santiago Kuanza, Igor Cosso, Clemácio Inácio, Rafa Americo, Marco Barreto, João Victor Toledo, Arthur Alfaia, Pither Lopes, Heron Leal, Hugo Kenzo
Direção de Fotografia: Pablo Escajedo
Direção de Arte: João Vitor Lage
Trilha Sonora: Arthur Decloedt
Montagem: Cristian Chinen
Gênero: comédia romântica
País: Brasil
Ano: 2024
Duração: 100 minutos

Sobre Daniel Ribeiro
Daniel Ribeiro é diretor de “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” (2014), ganhador do Teddy Award e do FIPRESCI Prize no Festival de Berlim 2014 e indicação do Brasil para o Oscar de 2015. Dirigiu “Café com Leite”(2008), “Eu Não Quero Voltar Sozinho” (2010) e “Love Snaps” (2016), curtas que participaram de mais de 180 festivais ao redor do mundo e que receberam 115 prêmios, entre eles o Urso de Cristal no 58º Festival de Cinema de Berlim e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Curta-Metragem de Ficção. Criou, escreveu e dirigiu a série “Todxs Nós” (2020 – HBO) e prepara atualmente o lançamento de seu segundo longa-metragem, 13 SENTIMENTOS.

 

Sobre a Claraluz Filmes

A Claraluz Filmes, fundada por Fernando Sapelli, marcou sua estreia no cenário cinematográfico com “Exodus – De Onde Eu Vim Não Existe Mais” em 2016, um documentário de Hank Levine coproduzido com a Alemanha e O2 Filmes no Brasil, distribuído pela Paris Filmes e O2 Play. Seu portfólio inclui também “Alguma Coisa Assim”, outra coprodução com a Alemanha e distribuído pela Vitrine Filmes, e “Raquel 1:1”, lançado no SXSW em 2022 e distribuído pela O2 Play no Brasil. Além disso, lançou “La Parle”, coprodução França-Brasil, e expandiu para séries como “Filosofia Pop” e “Sem Títulos – Conversas no Acervo Sesc de Arte”. Também desenvolveu conteúdo para marcas, como a série “Destinos” para a TAP. Atualmente, prepara-se para lançar “Telas”, um documentário de Leandro Goddínho, e 13 SENTIMENTOS, uma comédia romântica dirigida por Daniel Ribeiro, em parceria com a Lacuna Filmes, Canal Brasil e Telecine.

Sobre a Lacuna Filmes

Formada em 2006 por Daniel Ribeiro e Diana Almeida, a Lacuna Filmes é uma produtora audiovisual cujo currículo conta com mais de 200 prêmios recebidos ao redor do mundo, incluindo o Urso de Cristal, o Teddy Award e o prêmio FIPRESCI recebidos no Festival de Cinema de Berlim, além de um filme selecionado para representar o Brasil na disputa do Oscar de Filme Estrangeiro. Seus filmes foram exibidos em importantes festivais internacionais como Mar del Plata, Havana, Cartagena, San Francisco, Biarritz, Guadalajara, Melbourne, Chicago, além dos prestigiados festivais brasileiros de Brasília, Gramado, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. A produtora começou sua trajetória com curtas como “Alguns Recados” (2006), “Café com Leite” (2007) e “Eu Não Quero Voltar Sozinho” (2010) e, ao longo dos anos, produziu obras notáveis como “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, “As Duas Irenes”, “Música para Morrer de Amor”, entre outras. Em 2024 a Lacuna se prepara para o lançamento de dois novos longas: o documentário “Verissimo”, dirigido por Angelo Defanti, e “13 Sentimentos”, dirigido por Daniel Ribeiro.

Sobre o Telecine
O Telecine oferece um serviço 100% filmes, construído a partir de uma curadoria feita por pessoas que amam cinema e entendem o gosto do brasileiro. Disponível em streaming e nos canais de TV por assinatura, o catálogo do Telecine está recheado de preciosidades, que vão desde lançamentos a filmes amados que marcaram época. A marca aposta na capilaridade de distribuição e parcerias, permitindo ao assinante acessar o acervo completo de filmes em diferentes telas, seja por aplicativos já conhecidos pelo público, como Globoplay e Prime Video, ou nas plataformas das operadoras de TV paga (Claro, Oi, SKY e Vivo).

Sobre o Canal Brasil
O Canal Brasil é o canal que mais coproduz cinema no país, com mais de 400 longas-metragens coproduzidos. No ar há 25 anos, reúne uma programação diversa com programas, séries, ficções, documentários e shows que apresentam retratos da cultura brasileira. O acervo do canal conta com obras dos mais importantes cineastas brasileiros e de várias fases do nosso cinema, com uma grade que conta a história da sétima arte do país. O que pauta o canal é a diversidade, com uma programação plural, composta por muitos discursos e sotaques. A palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.

Sobre a Vitrine Filmes

Desde 2010, a Vitrine Filmes já distribuiu mais de 250 filmes e alcançou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; O Processo, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e Druk: Mais Uma Rodada, de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.

 

Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas, está o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa e o Vitrine Lab, curso online sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021. A criação, em 2022, do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo e, finalmente, a Vitrine Produções, braço estratégico para o desenvolvimento, produção e coprodução de títulos próprios. Neste sentido, o primeiro lançamento da casa foi o documentário Amigo Secreto (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, e atualmente já conta com cinco projetos realizados e oito em desenvolvimento.

 

A Vitrine Filmes fechou o ano de 2023 com ótimos indicadores de retomada, alcançando os melhores resultados desde a pandemia. Entre as estreias do ano, estão filmes como Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria, lançado pelo selo Manequim Filmes e que obteve a maior bilheteria entre os filmes nacionais do ano, com mais de 515.000 espectadores. Também figuram no catálogo anual a animação Perlimps, de Alê Abreu, o vencedor do Festival de Gramado, Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho, e a indicação brasileira para o Oscar, Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, que acumula mais de 80.000 espectadores em salas de cinema e é mais uma coprodução Vitrine Filmes. Mais de 20 filmes foram lançados pelo grupo no ano de 2023.

Você Pode Gostar

Uber é investigada pelo CADE após denúncia de startup que calcula ganhos reais de motoristas por corrida
Caixa passa a aceitar renda de motoristas e entregadores de aplicativo para financiamento imobiliário
Em Manaus, ministro destaca Amazônia como protagonista da transformação digital e da expansão da conectividade no Brasil
Air Europa pousa em Barranquilla e fortalece seu crescimento na Colômbia
UNICEF, Pacto Global da ONU e parceiros lançam iniciativa para impulsionar empregos verdes
Últimas notícias da Semana
Aconteceu deu no Conexaoin

‘Vi ela voando’: mãe presenciou atropelamento que matou os dois filhos a caminho da escola na BR-470, em SC

Rita Moraes
Rita Moraes
4 de agosto de 2026
Tecnologia desenvolvida no Brasil amplia possibilidades na promoção da saúde preventiva
Painel El Niño 2026/2027: SGB apresenta análise e previsões para as bacias monitoradas no boletim nº 02
Consórcio Embracon lança EmbrAvance Comunidade com expectativa de impactar 5 mil jovens e educadores
*12ª edição do Bazar da RIOinclui reúne peças únicas de influenciadoras, grandes marcas, polo gastronômico e espaço infantil no Palácio da Cidade*
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Ultimas Notícias

Pesquisadores pedalam 300 km no Cerrado para investigar as mudanças climáticas no bioma

27 de julho de 2026
Ultimas Notícias

Salvador sedia, pela primeira vez, congresso nacional do Ministério Público sobre equidade de gênero

25 de julho de 2026
Ultimas Notícias

Trio de arquitetos de Brasília assina ambiente inspirado nas ancestralidades indígenas na CASACOR São Paulo

23 de julho de 2026
Ultimas Notícias

Faturamento dos programas de fidelidade cresce mais de 11% e chega a R$ 6,3 bilhões no 1T26

21 de julho de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Ministério da Saúde visita hospital privado que atende o SUS em Alagoinhas
Uber é investigada pelo CADE após denúncia de startup que calcula ganhos reais de motoristas por corrida
7ª Corrida do Vinho une esporte, vinho e natureza em experiência única no Vale do São Francisco
Em São Paulo, Prefeitura de Feira de Santana conclui na B3 leilão da concessão da Zona Azul

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites