Diversificação de produtos e serviços ganha destaque para atrair novos consumidores para o mercado livre de energia

Diversificação de produtos e serviços ganha destaque para atrair novos consumidores para o mercado livre de energia

Tema será debatido por Luiz Fernando Leone Vianna, do Grupo Delta Energia, no dia 21/11, durante painel no 16º Encontro Anual do Mercado Livre de Energia

 

 

Com o crescimento exponencial do mercado livre de energia, as empresas do setor têm investido em diversas estratégias para ampliar sua carteira de clientes. Uma das medidas é a diversificação de produtos e serviços para chamar a atenção de consumidores aderentes à migração ao Ambiente de Contratação Livre (ACL). O Grupo Delta Energia debaterá o tema durante o 16º Encontro Anual do Mercado Livre (EAML). O vice-presidente Institucional e Regulatório, Luiz Fernando Leone Vianna, abordará estratégias de mercado de comercialização no varejo e as experiências adquiridas na LUZ, fornecedora digital de energia do Grupo, no dia 21/11, a partir das 11h, na plenária C-Level Insights: Novas Frentes de Negócio.

Vianna avalia que o primeiro ano de abertura do mercado livre de energia para os consumidores de média e alta tensão tem proporcionado muitos aprendizados. “Este movimento contribui para aperfeiçoarmos estratégias, principalmente para atendermos o consumidor residencial que ainda depende de avanços regulatórios para aderir a essa modalidade de compra de energia”, diz. O executivo ressalta que, no Grupo Delta Energia, os investimentos para ampliar o portfólio no mercado varejista contemplam iniciativas em tecnologia, recursos humanos e marketing. “Nossas operações com a LUZ, fornecedora digital de energia da companhia, estão a todo vapor no mercado livre e em geração distribuída (GD)”, destaca.

O país conta com 56.327 unidades consumidoras no mercado livre, segundo dados mais recentes da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). Esse número representa 53% de aumento em 12 meses. Pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), houve a migração de 20.973 consumidores de janeiro a outubro de 2024 e os setores de serviços e comércio são os que mais aderiram ao ACL nesse período.

“Essa expansão é história. Com a abertura completa do mercado, nossa expectativa é de que haja o interesse massivo da população pela compra de eletricidade por essa modalidade. Calculamos que supere 40% do total de consumidores de todo o país, estimado em 90 milhões, nos próximos anos”, avalia Vianna.

O Encontro Anual do Mercado Livre de Energia (EAML) será de 20 a 22 de novembro e vai reunir mais de 110 empresas e instituições do setor, como dirigentes do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A programação completa está no site: www.encontromercadolivre.com.br.

Sobre o Grupo Delta Energia

O Grupo Delta Energia, empresa 100% nacional, iniciou suas atividades no segmento de comercialização de energia elétrica em 2001, e consolidou-se como uma das principais organizações do setor. Com uma carteira de clientes que inclui algumas das maiores indústrias do país, a companhia diversificou seu portfólio de negócios nesses mais de 22 anos de atuação, investindo em empresas que agregam sinergias a suas operações. Além de atuar na comercialização de energia elétrica, hoje o grupo está presente no mercado de biocombustíveis (biodiesel e etanol), geração de energia (gás natural e solar), tecnologia e na gestão e estruturação de fundos de investimentos em comercialização de energia no Brasil.

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