Diretor de cinema Yahav Winner, de 36 anos, foi morto em um ataque do Hamas
O ator e diretor de cinema Yahav Winner, de 36 anos, foi morto em um ataque do Hamas a sua casa, no kibutz Kfar Aza, próximo à Faixa de Gaza. Ele tentava proteger a esposa e a filha recém-nascida quando foi surpreendido pelo ataque. A mulher, Shaylee Atary, e a filha, Shaya, se salvaram, mas o homem acabou sendo pego pelos terroristas.
Yahav Winner foi premiado por melhor fotografia no Festival Internacional de Cinema de Estudantes de Tel Aviv neste ano, com o curta-metragem The Boy. O filme conta a história de pai e filho que lidam com o lançamento de foguetes enquanto moravam em Kfar Azar.
O cineasta estava trabalhando em um novo filme inspirado na vida em Kfar Aza, para onde havia voltado após anos morando em Tel Aviv
“Ele é um grande cineasta. Era meu melhor amigo”, disse Atary à emissora de TV PBS. “Estávamos juntos há 10 anos e meio. E esperamos muito tempo por essa criança que temos agora”, afirmou Atary.
Agências internacionais de notícias informaram que o Hamas promoveu um massacre em Kfar Aza, com centenas de vítimas, incluindo famílias inteiras, crianças e bebês que estavam em suas casas. O atentado aconteceu em 7 de outubro.
Mãe e filha sobreviveram
Mãe e filha foram resgatadas após ficarem escondidas por mais de 24 horas. Depois de três dias, a mulher descobriu pela televisão que o marido havia sido morto pelo Hamas.