Diretor da Ilum, Adalberto Fazzio, ganha Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro 2024

Diretor da Ilum, Adalberto Fazzio, ganha Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro 2024

O físico Adalberto Fazzio, diretor da Ilum Escola de Ciência, faculdade do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Adalberto Fazzio, é o ganhador do Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro deste ano. O anúncio foi feito pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) na última quinta-feira,22.

A premiação foi concedida pela excelência dos trabalhos científicos de Fazzio, internacionalmente reconhecidos, assim como por sua significativa contribuição para o avanço das instituições científicas e papel pioneiro no campo da Física da Matéria Condensada no Brasil.

“É muito gratificante ser reconhecido pelos pares. Quando olho a galeria dos colegas já premiados que tanto contribuíram para a nossa ciência me sinto feliz”, afirmou o físico e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que em 2006, recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico.

 

Crédito: Divulgação/Ilum. Ganhador do prêmio, físico Adalberto Fazzio

Ao divulgar o resultado da premiação, a SBF afirmou que a conquista de Fazzio é motivo de orgulho para a comunidade científica brasileira. “Desejamos que continue alcançando sucesso em sua jornada acadêmica e profissional, inspirando futuras gerações de cientistas e contribuindo para o avanço da ciência e tecnologia no Brasil e no mundo”.

Com um currículo que inclui mais de 300 publicações em revistas especializadas (com 14.400 citações, de acordo com o Google Scholar), o diretor da Ilum desempenha um papel fundamental no avanço do conhecimento no campo da ciência de materiais. A vasta experiência do professor também se reflete em sua participação ativa na orientação de mestres e doutores e contribuição significativa para a formação de novos pesquisadores e profissionais qualificados.

A atuação de Adalberto Fazzio sempre esteve voltada à Física da Matéria Condensada, com foco principalmente no entendimento das propriedades estruturais, magnéticas e de transporte em materiais. Atualmente, o professor se dedica à pesquisa em propriedades de nanomateriais e isolantes topológicos.
Prêmio será entregue em maio

O Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro é uma honraria conferida todos os anos a pesquisadores que se destacam ao longo de suas trajetórias por suas relevantes contribuições para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no país. A premiação será entregue durante o Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física em maio de 2024, em Florianópolis, Santa Catarina.

O prêmio homenageia o cientista Joaquim da Costa Ribeiro (1906 – 1960), descobridor do efeito termodielétrico em 1944. Ele foi um dos pioneiros da Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil e um dos fundadores do CNPq e seu primeiro diretor científico.

Conheça a trajetória de Adalberto Fazzio

Adalberto Fazzio nasceu em Sorocaba (SP), é diretor da Ilum Escola de Ciência, integra a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e é pesquisador I-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi reitor da Universidade Federal do ABC e é bacharel e mestre em Física pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Também foi pesquisador visitante no National Renewable Energy Laboratory (EUA) e no Fritz-Häber-Institut (Berlim, Alemanha).

Ao longo de sua carreira científica, Fazzio já ocupou importantes cargos. Foi secretário, secretário-geral, vice-presidente e presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), além de conselheiro da SBF. Atuou ainda como chefe do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica, vice-diretor e diretor do Instituto de Física da USP.

Também exerceu os cargos de coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa e secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI. Em outubro de 2013 foi eleito Membro da TWAS (The World Academy of Sciences).

Sobre a Ilum Escola de Ciência

Com proposta inovadora para formar futuros cientistas, a Ilum Escola de Ciência é uma iniciativa do CNPEM, Organização Social sob supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sem fins lucrativos e gratuita para os alunos, é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e foi inaugurada em 2021, com início da primeira turma em 2022. A Ilum oferece o curso superior em Ciência e Tecnologia, nível bacharelado, com três anos de duração, em período integral.

Sobre o CNPEM

Com um ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento único no Brasil, o CNPEM é uma Organização sem fins lucrativos sob supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do Sirius, projeto mais complexo da ciência brasileira, uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo, usada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em inúmeras áreas do conhecimento.

O CNPEM reúne equipes multitemáticas especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. É um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental e Tecnologias Quânticas.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *