‘Deus na Escuridão’, de Valter Hugo Mãe, é o livro do Clube de Leitura da BDB em agosto
|
Iniciativa que visa incentivar a leitura e debater obras importantes da literatura brasileira e estrangeira, o Clube de Leitura BDB Cultural chega ao quarto encontro com o livro “Deus na Escuridão”, do escritor Valter Hugo Mãe. A atividade integra a programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura (MinC), em Brasília (DF). Será realizada no dia 12 de agosto, às 18h30, no formato híbrido – presencial no auditório da Biblioteca Demonstrativa e on-line via plataforma Meet.
O Clube de Leitura promoverá uma reflexão sobre o romance que explora o amor fraterno e a necessidade de cuidar de alguém. A história acompanha os irmãos Pouquinho e Felicíssimo, moradores da comunidade do Buraco da Caldeira, na Ilha da Madeira. Desde o nascimento de Pouquinho, Felicíssimo cuida do irmão caçula, que nasceu com uma condição física incomum.
De acordo com o coordenador da Biblioteca Demonstrativa, Sebastião Lima Filho, o livro faz pensar sobre o trabalho de um cuidador. “Ser humano de qualidades especiais, expressas pelo forte traço de amor ao próximo, de solidariedade, de responsabilidade e incontáveis virtudes, oferecendo ao outro o resultado de seus talentos, preparo e escolhas, praticando o cuidado de forma individualizada a partir de ideias, conhecimentos e criatividade. Cuidar é doar afeto na mais profunda essência”, comenta.
A escolha de “Deus na Escuridão” para o encontro do Clube de Leitura BDB Cultural busca proporcionar uma discussão sobre questões universais como amor e cuidado. Para 2024, a curadoria do projeto selecionou obras de autores de países de língua portuguesa, e isso instiga o público a conhecer e adentrar a cultura lusófona.
“Sem dúvida, é uma obra sobre o amor fraternal, maternal, e aquele amor que está a nossa volta”, enfatiza o curador da Biblioteca Demonstrativa, especialista em literatura e educação, e membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, David Rodrigues.
Como participar
Os interessados em participar do Clube de Leitura devem ler o livro antes do encontro e fazer sua inscrição por meio do formulário disponível aqui. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail bdb@institutoincluir.com.br ou pelo WhatsApp (61) 99513-2426.
Para quem precisar de certificado de participação, a atividade emite por demanda no formulário. O quarto encontro do Clube de Leitura tem mediação da bibliotecária Cleide Soares.
Sobre o autor
Valter Hugo Mãe é um autor conhecido por sua escrita poética e inovadora. Nascido em Angola, em 1971, mudou-se para Portugal ainda criança, onde desenvolveu grande parte de sua carreira literária.
Entre suas obras estão “O Nosso Reino” (2004), “O Remorso de Baltasar Serapião” (2006), “A Máquina de Fazer Espanhóis” (2010), “O Filho de Mil Homens” (2011) e “Homens Imprudentemente Poéticos” (2016). É dono de um estilo literário frequentemente caracterizado pelo lirismo, pela exploração profunda das emoções humanas e pela quebra de convenções narrativas tradicionais.
Valter Hugo Mãe conquistou vários prêmios literários, incluindo o Prêmio Literário José Saramago em 2007, por “O Remorso de Baltazar Serapião”. Além de escritor, é também artista visual, músico e letrista.
Serviço
Clube de Leitura BDB Cultural
Quando: 12 de agosto
Horário: 18h30
Onde: auditório da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, EQS 506/507, Asa Sul, Brasília-DF
Grátis
Clique aqui para acessar o formulário de inscrição