David Bowie ganha abajur em mostra de iluminação, em Santa Cruz do Sul (RS)
Evento, patrocinado pela empresa Cristallux, reúne obras autorais de 26 artistas
bowIN por Paula Sizinando (@paulasizinandoin)
Durante o mês de agosto, a Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul (RS), recebe uma exposição inédita que promete uma imersão no universo da light art. A primeira edição da Mostra Luz e Design, patrocinada pela Cristallux (@cristalluxled), apresenta obras autorais de 26 artistas, proporcionando uma experiência imersiva aos visitantes.
A exposição conta com luminárias de mesa, parede, piso e pendentes, explorando uma variedade de materiais como madeira, metal, pedra, vidro, cerâmica e tecido, em diferentes formas e tamanhos. As obras estão disponíveis para visitação, de 02 a 31 de agosto de 2024, com entrada gratuita.
O evento, idealizado pela equipe da Led Store (@ledstorers), conta com a realização da Cristallux, empresa gaúcha referência no mercado de iluminação. “Estamos muito entusiasmados com este projeto inovador que celebra a arte da iluminação e a criatividade. Uma iniciativa que valoriza o talento dos nossos artistas e ainda promove a cultura na nossa comunidade”, revela Ricardo Henz, CEO do grupo.
Da esquerda para direita: Menschen por Leo Winterle, Opulence por Amanda Capitânio e Alma de Ágata por Luiza Duarte Guterres Figueira e Juliana Cristina Soares
OBRAS AUTORAIS
Totalmente influenciada pelo icônico figurino usado pelo astro David Bowie na turnê Aladdin Sane em 1973, a artista Paula Sizinando (@paulasizinandoin) criou o abajur bowIN para a exposição. “Eu acredito que o design precisa causar. Causar emoção, estranheza, curiosidade. Pensando nisso, eu fui direto nas minhas referências de artistas. Eu estava na praia, lendo a biografia da Rita Lee e ela admirava muito David Bowie, como eu. Naquele momento, eu enxerguei a luminária com a base da roupa que ele usou na turnê e a cabeça (cúpula) vermelha/alaranjada”, conta Sizinando. Arquiteta e urbanista, Paula Sizinando se dedica ao design de interiores e mobiliário.
Daniel Wilges (@danielwilgesdesign) é arquiteto e designer formado em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter, Porto Alegre/RS, com parte de sua formação na Universidad de Palermo, Buenos Aires. É conhecido por sua abordagem arrojada e singular, sempre buscando soluções contemporâneas e simples para seus projetos. Para a mostra, ele apresenta Gênesis, resgatando, assim, o livro da bíblia que trata da criação do mundo.
Menschen, obra de Leo Winterle (@leowinterle) para o projeto, representa o corpo humano, dando destaque para as suas formas orgânicas, curvas únicas e sensuais. Arquiteto e urbanista, Leo trabalhou na Alemanha por 15 anos, participando de diversos projetos pela Europa. Atualmente, também se dedica ao desenvolvimento de peças exclusivas, utilizando ferramentas de desenho 3D para explorar formas orgânicas.
Arquiteta e urbanista formada pela Universidade de Passo Fundo/RS, Amanda Capitânio (@arqamandacapitanio) sempre gostou de arte e design. Para a mostra, ela apresenta “Opulence”, uma obra extremamente marcante. “Sobre minha peça, a ideia foi criar uma luminária que transmitisse classe e delicadeza, ao mesmo tempo a brutalidade da pedra natural. Mostrando como podemos criar objetos de design com materiais inusitados,” revela Amanda.
Comandado por Luiza Duarte Guterres Figueira e Juliana Cristina Soares, o escritório Somos Alma Arquitetura (@somosalma.arq) oferece uma arquitetura mais humana e uma experiência mais leve para seus clientes. Alma de Ágata, obra criada pelas artistas, apresenta a beleza da simplicidade. “Sempre tivemos o desejo de que nossa luminária transmitisse um pouquinho de nós, do nosso escritório e de tudo o que amamos utilizar em nossos projetos: elegância, natureza, delicadeza, exclusividade e boas energias”, afirmam Luiza e Juliana.
Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Carlos Eduardo Rodrigues e Cássio Frantz (@carloseudr e @cassiofrantz_) se uniram no desafio de criar uma peça diferenciada para o projeto. De acordo com os criadores, o pendente Lampejo consiste na integração criativa entre iluminação funcional e abstração estética.
CASA DAS ARTES REGINA SIMONIS
No coração de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, a Casa das Artes Regina Simonis (@casadasartesreginasimonis)abriga exposições, projetos especiais e atividades beneficentes. Repleto de histórias, o imponente prédio chama atenção por sua magnificência e arquitetura.
MOSTRA LUZ DE DESIGN | ENTRADA GRATUITA
02 a 31 de agosto de 2024
Local: Casa das Artes Regina Simonis
Rua Marechal Floriano, 651 – Centro
Santa Cruz do Sul – RS
Ter a Sex: 10h-17h / Sáb: 9h-16h
Instagram: @mostraluzedesign
Curadoria: Juliane Mai
Produção: Fernando Costa
Idealização: Led Store
Realização: Led Store e Cristallux Led
Apoio: Romanzza, Inovare, Limit Engenharia,
Curso de Arquitetura UNISC e Associação Pró-Cultura
ARTISTAS PARTICIPANTES:
Adriano Ismael Kumm
Alex Carvalho Brino
Amanda Capitanio Berbigier
Ana Julia Metz
Anelise Pigatto Rigon
Caio Weide
Carlos Rodrigues
Cassio Frantz
Daniel Wilges
Daiane Hennig
Dinger Design
Gabriela Kirst
Helena Pagel Classen
Leo Winterle
Luis Leitão
Luiza Duarte Guterres Figueira
Juliana Cristina Soares
Márcia Marostega
Mariana Kauffmann da Rosa
Paula Sizinando
Priscila Battisti
Roberta Coutinho Gerhard
Roberta Kirst
Sandra de Andrade Sulzbacher
Rogerio Agricola
Yasmin Mohamed Mustafa Ali
SOBRE A CRISTALLUX
Fundada em 2014, a Cristallux oferece soluções em iluminação para projetos residenciais e comerciais. O portfólio, com mais de 700 produtos, apresenta itens minimalistas, modernos e sofisticados, atendendo a diferentes estilos e necessidades.
Com sede em Santa Cruz do Sul (RS), a empresa também possui um centro de distribuição em Cachoeirinha (RS) e um time formado por especialistas de diversas regiões do país. Mais informações nos canais oficiais da marca: Site (cristallux.com.br) e Instagram (@cristalluxled).
Deixe um comentário