DaHouse Audio é destaque mundial no mercado de produção sonora em 2024

DaHouse Audio é destaque mundial no mercado de produção sonora em 2024

@nyceventphotography


Ao promover experiências sonoras inovadoras, a produtora brasileira conquistou alguns dos principais prêmios do circuito internacional, incluindo o EMMY e Music & Sound Company of the Year na ADC Annual Awards

 

A audição é um sentido de descoberta. Parte significativa da relação sensorial com o mundo parte da capacidade auditiva de apreciar e aprender com os sons. No mercado criativo, a conduta com as linguagens sonoras é essencial para desenvolver conexões individuais e coletivas, tornando essa área um espaço rico, em que a arte tem um brilho particular. A produtora brasileira DaHouse Audio, que torna o trabalho de som cada vez mais inclusivo e inovador neste segmento, acumula projetos aclamados e premiados em produção de áudio e obteve extremo destaque em sua trajetória no ano de 2024. Entre as angariações, o projeto Dreamcaster rendeu o EMMY Sports (principal premiação para projetos televisivos) pelo uso avançado detecnologias de áudio e inteligência artificial (assista o trailer).

Nele, o jornalista esportivo Cameron Black conseguiu narrar uma partida dos playoffs da NBA ao vivo na televisão mesmo sendo uma pessoa cega. O torneio eliminatório anual de basquete foi transmitido para o narrador através de um colete e mesa tátil que fazia Black se sentir dentro da quadra e acompanhar cada passo do jogo. A produção Dreamcaster possibilitou reconhecimentos à DaHouse no The One Show, premiação de prestígio em publicidade e design, sendo a segunda produtora com mais conquistas no ano. Ademais, também garantiu o Grand Prix de Entertainment Lions for Sport do Cannes Lions 2023.

“Desenvolvemos essa linguagem sonora tridimensional para que Cameron conseguisse ‘visualizar’ o jogo de forma precisa enquanto comentava o que estava acontecendo em quadra. Para isso, munidos de microfones binaurais especiais, gravamos todas as jogadas possíveis com jogadoras de basquete profissionais em uma quadra. Foram dias de gravações de 16 horas. Cameron se sentia como se estivesse dentro da quadra ouvindo os jogadores ao seu redor”, conta o diretor musical e sócio da DaHouse Audio, Lucas Mayer.

O envolvimento em outras produções internacionais renderam diversas conquistas, como o título de Music & Sound Company of the Year na ADC Annual Awards. O motivo foi por conta da quantidade de indicações que recebeu dentro do segmento de áudio. A cada ano, esta premiação reconhece os melhores feitos em publicidade, mídia digital, design gráfico e demais expertises do mercado. DaHouse ganhou também o London International Awards (LIA), pela contribuição com as campanhas “Spreadreats”, em parceria com o FBC New York para o Spotify; o projeto “855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)” para trabalho na consultoria de saúde Anzen Health; a colaboração de áudio com o “Sound of the Land”, iniciativa da Billboard Arabia; e a trilha sonora da campanha “The Most Illegal Beer” para Muschicraft Beer Company (que também rendeu estatueta no Gerety Awards na categoria “Communication Cut”). Foram 10 títulos de ouro, 5 de prata, 8 de bronze e até mesmo um Grand Lia, maior destaque da premiação. Vale dizer que o LIA entrega prêmios globais de excelência criativa em todas as formas de mídia.

As inúmeras conquistas vão além de títulos que enaltecem apenas institucionalmente, como Grand Prix no Cannes Lions 2024 e o primeiro Titanium Lion para a Alemanha. Membros da equipe também foram agraciados, como a produtora executiva global, Carol Masseti, e o sócio da sede alemã, Cassiano Derenji, que ocupam a primeira e a segunda posição, respectivamente, no ranking de Produtor Executivo do Ano no D&AD Awards, associação global para gratificações de publicidade criativa e design.

Lucas Mayer, comenta o ano bem sucedido e o diferencial do serviço prestado: “Temos menos de três anos de atuação no mercado americano e já somos a produtora número 1 pelo ADC. Criamos uma linguagem sonora binaural para que deficientes visuais pudessem ver partidas de esportes. Criamos um vinil onde as ranhuras eram topografias de desertos para a Billboard Arábia. Dessa forma, acredito que estamos solidificando cada vez mais nossa empresa em não apenas uma produtora de trilhas sonoras para publicidade, mas um Hub Criativo ligado a soluções sonoras”, conta.

A produtora brasileira está no Brasil há 15 anos e fornece um serviço boutique personalizado. Com o objetivo de resolver problemas, com soluções criativas que vão além da música, compreendendo toda a cadeia do áudio, o time é formado por experts que transformam briefings em produtos sonoros de qualidade. Além das terras brasileiras, Alemanha e Estados Unidos têm escritórios fixos da DaHouse, que a cada ano aumenta seu reconhecimento internacional. Ela já conquistou, no total, mais de 300 prêmios em 15 anos de existência, incluindo quatro Grammys Latinos além de várias indicações.

Lucas e seu time conquistaram honrarias em festivais de publicidade em todo o mundo com ações que inovaram o ofício de gravação, edição, mixagem, masterização, musicalidade e todas as etapas inventivas que transformam o som em uma experiência.

Além de atividades para a comunicação e marketing, a empresa também faz a produção de faixas de nomes veteranos e em ascensão da cena musical brasileira como Elza Soares, Jota.pê, Far From Alaska e Getúlio Abelha.

 

 

Compilado das principais premiações de 2024:

Gerety Awards
Communication Cut | The Most Illegal Beer – Muschicraft Beer Company
Health Cut – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) – Anzen Health

Cannes Lions
Grand Prix
3 Gold
7 Silver
8 Bronze

ADC Annual Awards
Music & Sound Company Of The Year
Best of Experiential Design – Dreamcaster
Best of Artificial Intelligence – Dreamcaster
Best of Interactive – Dreamcaster
Innovation / Branded Content / Entertainment – Dreamcaster
AI / Execution – Dreamcaster
AI / Idea – Dreamcaster
Innovation – Dreamcaster
AI / Application – Dreamcaster
AI / Process – Dreamcaster
Digital Craft / Use of Technology – Dreamcaster
Digital Craft / Sound Design – Dreamcaster
Design for Good / Apparel / Accessory / Footwear Design
Design for Good / Experiential Design – Dreamcaster
Digital Experience Design / Virtual / Mixed / Augmented Reality (VR, MR, AR) – Dreamcaster
Design for Good / Advertising – Single – Dreamcaster
Design for Good / Interactive – Dreamcaster
Data Visualization – Dreamcaster
Motion / Film / Documentary – Dreamcaster
Live Experience Design / Responsive Environments – Dreamcaster
Branded Content / Entertainment / TV / Film

D&AD Awards
Yellow Pencil / Integrated / Content Led Campaigns / 2024 – Dreamcaster
Yellow Pencil / Experiential / Use of XR & Emerging Technologies – Dreamcaster
Yellow Pencil / Entertainment / Experiential – Dreamcaster
Graphite Pencil / Casting / Voice – Dreamcaster
Graphite Pencil / Digital & Social / Use of XR & Emerging Technology – Dreamcaster
Graphite Pencil / Experiential / Use of Micro-Talent & Influencers – Dreamcaster
Graphite Pencil / Media / Use of XR – Dreamcaster
Wood Pencil / Digital & Social / Physical & Digital – Dreamcaster
Wood Pencil / Integrated / Large Enterprise – Dreamcaster
Wood Pencil / Radio & Audio / Entertainment – Dreamcaster
Wood Pencil / Radio & Audio / Innovation – Dreamcaster
Wood Pencil / Spatial Design / Sets & Stages – Dreamcaster
Wood Pencil / Media / Use of Micro-Talent & Influencers – Dreamcaster
Wood Pencil / Entertainment / Use of MR – Dreamcaster
Wood Pencil / Casting / Film – Dreamcaster
Shortlist / Integrated / Collaborative Campaigns – Dreamcaster
Shortlist / Entertainment / Use of Micro-Talent & Influencers – Dreamcaster
Shortlist / Experiential / Community Activations – Dreamcaster
Shortlist / Experiential / B2C Activations – Dreamcaster
Yellow Pencil / Graphic Design / Integrated / 2024 – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)
Yellow Pencil / Graphic Design / Websites & Apps – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)
Graphite Pencil / Media / Interaction – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)
Wood Pencil / Art Direction / Direct – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)
Wood Pencil / Media / Direct – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)
Shortlist / Experiential / Community Activations – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)
Shortlist / Direct / Press & Outdoor – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)
1º Lugar | Executive Producer – Carol Masseti
2º Lugar | Executive Producer – Cassiano Derenji

London International Awards
Creativity in B2B – Spreadbeats (GRAND LIA)
Branded Entertainment | Music Videos – Spreadbeats (OURO)
Creative Use of Data | Data Visualization – Spreadbeats (OURO)
Creativity In B2B | B2B Craft – Spreadbeats (OURO)
Creativity In B2B | Entertainment & Media – Spreadbeats (OURO)
Digital | Innovative Use of Digital – Spreadbeats (OURO)
Direct | B2B Communication – Spreadbeats (OURO)
Direct | Digital – Spreadbeats (OURO)
Direct | Direct Mail – Spreadbeats (OURO)
Package Design | Special Editions – Sounds of the Land (OURO)
Poster | Craft – Art Direction Campaign – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) – Poster 1, 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) – Poster 2, 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) – Poster 3 (OURO)
Ambient & Activation | Health & Wellness – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) (PRATA)
Billboard | Health & Wellness – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) (PRATA)
Design | Creative Use of Data – Sounds of the Land (PRATA)
Design | Direct Marketing – B2B – Spreadbeats (PRATA)
Digital | Branded Content – Spreadbeats (PRATA)
Digital | Craft – Art Direction – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) (PRATA)
Digital | Health & Wellness – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) (PRATA)
Ambient & Activation | B2B Communication – Spreadbeats (BRONZE)
Design | Poster Campaign – Poster 1, Poster 2, Poster 3 (BRONZE)
Health & Wellness | Health Institutions – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) (BRONZE)
Music & Sound | Experiential Use of Music & Sound – Sound of the Land (BRONZE)
Non-Traditional | Direct Marketing – Spreadbeats (BRONZE)
Package Design | Entertainment – Sounds of the Land (BRONZE)

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *