Curso gratuito prepara professores e gestores escolares para avaliar a qualidade na educação infantil

Curso gratuito prepara professores e gestores escolares para avaliar a qualidade na educação infantil

 

 



O curso é gratuito, on-line, certificado, autoformativo e tem duração de 30 horas. É voltado para profissionais municipais da Educação de todo o país, com foco em gestores e técnicos das secretarias envolvidas com a Educação Infantil.

Participantes irão conhecer a Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagens dedicados à Primeira Infância (EAPI), instrumento que analisa a qualidade dos insumos e processos pedagógicos envolvidos na interação entre professores(as) e crianças
Profissionais da educação interessados em participar do curso “Avaliação da Qualidade na Educação Infantil” já podem se inscrever por esse link. A formação, desenvolvida pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Itaú Social, possibilita aos participantes compreenderem, planejarem e implementarem um processo avaliativo dos ambientes de aprendizagem com base na Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagens dedicados à Primeira Infância (EAPI), cujo foco é a Educação Infantil.

 

 

Com duração de 30 horas, o curso contempla diversas ferramentas que possibilitem simulações de vivência e o planejamento de uma avaliação para a Educação Infantil nos municípios. A formação é gratuita, on-line, autoformativa e voltada a secretários de educação, gestores escolares, coordenadores e professores.

O curso é composto por quatro módulos:

  1. Compreender o propósito e o papel de uma avaliação da qualidade na Educação Infantil nas redes educacionais.
  2. Conhecer os princípios da Escala de Avaliação, sua forma de organização e seus instrumentos.
  3. Apropriar-se dos procedimentos de aplicação da Escala de Avaliação.
  4. Planejar as etapas que envolvem um processo avaliativo da qualidade da Educação Infantil na rede com base na Escala de Avaliação.

 

Ao final de cada módulo, o participante será convidado a realizar reflexões e práticas com foco no território em que atua.
“A oferta e o acesso à Educação Infantil no Brasil alcançaram saltos significativos nos últimos anos. Segundo o Censo Escolar, o número de matrículas nessa etapa aumentou em 8,9% na rede pública e em 29,9% na privada em 2022, comparado ao ano anterior. Mais que celebrar os avanços relacionados a essa ampliação, o momento sugere novas bases para mais um salto: o da qualidade. E esse é o princípio que orienta o novo curso. É uma busca para que a melhoria da qualidade acompanhe a expansão do acesso às vagas para nossas crianças”, destaca Claudia Petri, coordenadora de Soluções Educacionais do Itaú Social.
Para Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, a qualidade da Educação Infantil no Brasil passa, inevitavelmente, por profissionais bem preparados. “Na Fundação, costumamos dizer que o que não se pode medir, não se pode melhorar. E esse curso dialoga diretamente com isso. Uma Educação Infantil de qualidade passa por pilares como materiais didáticos apropriados, estrutura física adequada, profissionais capacitados, entre outros. É importante que os professores e gestores estejam aptos a avaliar tudo isso. Toda a sociedade sai ganhando”, pondera Luz.
Inscrições

As inscrições para o curso: “Avaliação da Qualidade na Educação Infantil” estarão disponíveis aqui. Ambiente de formação do Itaú Social, o Polo oferece conteúdos e cursos que respondam aos principais desafios de quem trabalha e se interessa por educação.
Sobre a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Desde 2007, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal trabalha pela causa da Primeira Infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. As principais frentes de atuação da Fundação são a promoção da Educação Infantil de qualidade, o fortalecimento dos serviços de parentalidade, a avaliação do desenvolvimento da criança e das políticas públicas de primeira infância e a sensibilização da sociedade sobre o impacto das experiências vividas no começo da vida.

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