Curso gratuito prepara professores e gestores escolares para avaliar a qualidade na educação infantil
O curso é gratuito, on-line, certificado, autoformativo e tem duração de 30 horas. É voltado para profissionais municipais da Educação de todo o país, com foco em gestores e técnicos das secretarias envolvidas com a Educação Infantil.
Participantes irão conhecer a Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagens dedicados à Primeira Infância (EAPI), instrumento que analisa a qualidade dos insumos e processos pedagógicos envolvidos na interação entre professores(as) e crianças
Profissionais da educação interessados em participar do curso “Avaliação da Qualidade na Educação Infantil” já podem se inscrever por esse link. A formação, desenvolvida pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Itaú Social, possibilita aos participantes compreenderem, planejarem e implementarem um processo avaliativo dos ambientes de aprendizagem com base na Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagens dedicados à Primeira Infância (EAPI), cujo foco é a Educação Infantil.
Com duração de 30 horas, o curso contempla diversas ferramentas que possibilitem simulações de vivência e o planejamento de uma avaliação para a Educação Infantil nos municípios. A formação é gratuita, on-line, autoformativa e voltada a secretários de educação, gestores escolares, coordenadores e professores.
O curso é composto por quatro módulos:
- Compreender o propósito e o papel de uma avaliação da qualidade na Educação Infantil nas redes educacionais.
- Conhecer os princípios da Escala de Avaliação, sua forma de organização e seus instrumentos.
- Apropriar-se dos procedimentos de aplicação da Escala de Avaliação.
- Planejar as etapas que envolvem um processo avaliativo da qualidade da Educação Infantil na rede com base na Escala de Avaliação.
Ao final de cada módulo, o participante será convidado a realizar reflexões e práticas com foco no território em que atua.
“A oferta e o acesso à Educação Infantil no Brasil alcançaram saltos significativos nos últimos anos. Segundo o Censo Escolar, o número de matrículas nessa etapa aumentou em 8,9% na rede pública e em 29,9% na privada em 2022, comparado ao ano anterior. Mais que celebrar os avanços relacionados a essa ampliação, o momento sugere novas bases para mais um salto: o da qualidade. E esse é o princípio que orienta o novo curso. É uma busca para que a melhoria da qualidade acompanhe a expansão do acesso às vagas para nossas crianças”, destaca Claudia Petri, coordenadora de Soluções Educacionais do Itaú Social.
Para Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, a qualidade da Educação Infantil no Brasil passa, inevitavelmente, por profissionais bem preparados. “Na Fundação, costumamos dizer que o que não se pode medir, não se pode melhorar. E esse curso dialoga diretamente com isso. Uma Educação Infantil de qualidade passa por pilares como materiais didáticos apropriados, estrutura física adequada, profissionais capacitados, entre outros. É importante que os professores e gestores estejam aptos a avaliar tudo isso. Toda a sociedade sai ganhando”, pondera Luz.
Inscrições
As inscrições para o curso: “Avaliação da Qualidade na Educação Infantil” estarão disponíveis aqui. Ambiente de formação do Itaú Social, o Polo oferece conteúdos e cursos que respondam aos principais desafios de quem trabalha e se interessa por educação.
Sobre a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Desde 2007, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal trabalha pela causa da Primeira Infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. As principais frentes de atuação da Fundação são a promoção da Educação Infantil de qualidade, o fortalecimento dos serviços de parentalidade, a avaliação do desenvolvimento da criança e das políticas públicas de primeira infância e a sensibilização da sociedade sobre o impacto das experiências vividas no começo da vida.