Contratação de transporte escolar requer cuidados
É indispensável saber as condições do veículo e como o transportador se comporta no trânsito e no cuidado com as crianças
Com a preparação dos pais para a renovação de contratos escolares, a preocupação com a segurança dos filhos aumenta, especialmente ao optar pelo transporte escolar. Garantir que essa escolha seja segura e confiável é primordial. Algumas ações podem ajudar nesse momento, principalmente, com relação àquelas que são garantia de cumprimento da legislação.
Luiz Gustavo Campos, especialista em trânsito e diretor da Perkons, recomenta que antes de tomar uma decisão, pais, mães ou responsáveis pesquisem sobre os prestadores de serviços de transporte escolar na região. “Peça referências a outros pais, verifique avaliações online e busque informações sobre a reputação da empresa ou do condutor autônomo. Além disso, é importante se certificar de que o transporte escolar escolhido está devidamente cadastrado e licenciado pelos órgãos competentes. Isso inclui a verificação da validade da CNH do motorista, vistoria do veículo e a existência de um seguro específico para transporte de estudantes”, comenta.
É recomendado, também, agendar uma entrevista com o condutor responsável pelo transporte, para saber mais sobre sua experiência, histórico de acidentes, horários de trabalho e procedimentos em casos de emergência, e assim garantir que o condutor tenha conhecimento das normas de trânsito específicas para transporte escolar. Certifique-se de que o condutor está treinado para lidar com emergências, como evacuação rápida do veículo e primeiros socorros básicos.
O que fazer antes de contratar
O Detran ES orienta que antes de contratar recomendável ideal é visitar e inspecionar o veículo que transportará o estudante, se certificando de que está em boas condições mecânicas, com cintos de segurança em todas as poltronas e demais itens de segurança obrigatórios. Todo condutor de veículo escolar deve ter a habilitação na categoria “D” e estar devidamente cadastrado no órgão de trânsito. Além disso, a cada seis meses todos os motoristas relacionados têm o histórico da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) inspecionado, e aqueles que forem reincidentes em uma infração de trânsito média, ou cometerem uma infração grave ou gravíssima dentro deste período, ficarão impedidos de exercer a atividade por um ano.
Atualmente algumas empresas de transporte escolar possuem um sistema de rastreamento para que os pais possam acompanhar o trajeto em tempo real, para que fiquem a par de qualquer imprevisto ou alteração na rotina. Verifique se todos esses detalhes estão no contrato formal, que especifica as condições do serviço, incluindo horários, trajeto, valores e políticas de cancelamento. Isso proporciona uma base legal em caso de eventualidade.
Mantenha contato com outros usuários
Outra “dica de ouro” é criar uma rede de pais que utilizam o mesmo serviço. Estabeleça uma comunidade; isso possibilita a troca de informações, experiências e a criação de uma rede de apoio. “Ao seguir essas dicas, os pais contribuem significativamente para a segurança e bem-estar de seus filhos durante o trajeto escolar. A prevenção e a diligência são fundamentais para garantir uma volta às aulas tranquila e segura”, enfatiza Campos.
Deixe um comentário