Conselho Brasileiro de Oftalmologia promove fórum no Congresso Nacional para discutir melhorias na assistência às doenças da visão

Conselho Brasileiro de Oftalmologia promove fórum no Congresso Nacional para discutir melhorias na assistência às doenças da visão

 

Para estimular o debate sobre o aperfeiçoamento da assistência oftalmológica no País junto aos deputados federais, senadores e gestores públicos e privados, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realiza nesta quinta-feira (15), em Brasília (DF), o VII Fórum Nacional de Saúde Ocular. Durante os debates, expositores abordaram diferentes aspectos relativos ao tema na expectativa de sensibilizar os políticos e os tomadores de decisão sobre o tema.

 

“Decisões importantes sobre o acesso da população brasileira aos cuidados com a saúde ocular acontecem no Poder Legislativo. Por isso, é fundamental que deputados e senadores estejam a par das tendências em médio e longo prazo das causas de baixa visão e cegueira e das possíveis alternativas para ampliação do acesso da população ao atendimento oftalmológico”, assinala o presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino.

 

O evento, cuja realização conta com apoio da Frente Parlamentar da Saúde e da Câmara dos Deputados, pretende ser o palco de debates sobre questões como a prevalência de doenças oculares no País, a distribuição dos oftalmologistas em território nacional e o acesso à assistência oftalmológica na rede pública, entre outros pontos. Também serão apresentadas as propostas do CBO para superação dos desafios na área, visando ampliar e qualificar o atendimento da população.

 

Desde 2001, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, entidade representativa dos médicos oftalmologistas brasileiros, realiza periodicamente, eventos com esse formato no Congresso Nacional. “Somente da união dessas forças – sociedade civil organizada e legisladores – é possível dar passos importantes em direção a conquistas capazes de mudar o destino de tantos brasileiros, que têm suas condições de vida e de inserção social afetadas pelas baixas condições de visão”, ressaltou o presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino.

 

A primeira edição do Fórum Nacional de Saúde Ocular foi realizada em 2001, durante a gestão de Marcos Ávila, então presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. A iniciativa surgiu com esse objetivo: levar para dentro do Congresso Nacional discussões sobre problemas relacionados à assistência em oftalmologia. A ideia, que se mantém até hoje, é envolver os parlamentares nesse processo, não apenas para conscientizá-los sobre a importância do trabalho realizado pelos oftalmologistas brasileiros, como também estimular o desenvolvimento de leis que fomentem o cuidado e a prevenção.

 

O formato criado pelo CBO foi pioneiro e, por sua relevância e pertinência, atraiu o interesse do Ministério da Saúde, que se tornou parceiro na realização do evento, que chega a sua sétima edição com um outro importante apoiador: a Frente Parlamentar da Saúde, presidida pelo deputado Dr. Zacarias Calil. Além deles, também confirmaram presença nas mesas expositoras os Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde de Estados e de Municípios, respectivamente, CONASS e CONASEMS.

 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 3% da população mundial apresentam deficiência visual moderada, grave ou cegueira. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia estima que doenças oculares severas atingem cerca de 5 milhões de brasileiros, especialmente o público idoso, que são portadores de problemas irreversíveis de visão como o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

 

“O Fórum Nacional de Saúde Ocular é um momento de grande importância para nós. Vamos apresentar aos parlamentares, legisladores brasileiros, os aspectos mais relevantes da atenção oftalmológica em nosso País e discutir soluções para melhorar o atendimento”, afirma Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO. “Nossa expectativa é contribuir com deputados e senadores para construirmos, juntos, políticas de saúde pública consistentes e sustentáveis para ampliar e aperfeiçoar esse atendimento. O maior beneficiário desse diálogo é a população”, acrescenta.

Veja a programação do VII Fórum Nacional de Saúde Ocular:

  • 8h30 Abertura
    Deputado Federal Dr. Zacarias Calil, Dr. Cristiano Caixeta Umbelino, Dr. Marcos Ávila
  • 8h45 Apresentações do Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS
  • 9h15 As condições de saúde ocular no Brasil
    Dr. Frederico Valadares de Souza Pena
  • 9h40 Oftalmologia no Brasil: quantos somos e onde estamos
    Dra. Wilma Lélis Barboza
  • 10h05 A assistência oftalmológica no SUS hoje
    Dr. Marcos Ávila
  • 10h30 A proposta da Oftalmologia Brasileira
    Dr. Cristiano Caixeta Umbelino
  • 10h55 Debate
  • 12h Encerramento

 

Serviço:

VII Fórum Nacional de Saúde Ocular

Realização – Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)

Apoio: Frente Parlamentar da Saúde e Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados

Data – 15 de junho de 2023

Horário – 08h30 às 12h00

Local – Plenário 07 da Câmara dos Deputados Anexo II

Praça dos Três Poderes – Brasília/DF

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *