Congonhas inicia modernização para dobrar sua área e se tornar referência em sustentabilidade e eficiência
Anunciadas pelo ministro Silvio Costa Filho, obras vão garantir o aumento da capacidade operacional
|
Com investimento recorde, de R$ 2,4 bilhões, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, iniciou a nova etapa de obras que vai dobrar a capacidade operacional do terminal conhecido como o principal hub logístico de voos do mercado nacional. A nova fase de intervenções, com os detalhes dos empreendimentos, foi destacada pelo ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) durante evento realizado na tarde desta quarta-feira (11).
Conhecido como porta de entrada da capital paulista, Congonhas se transformará em um exemplo de modernidade, sustentabilidade e eficiência, seguindo padrões internacionais. Após conclusão dos trabalhos, a capacidade do terminal saltará de 22 milhões de passageiros por ano para quase 30 milhões. Costa Filho destacou a importância do aeroporto para o crescimento do modal aéreo, não só pela geolocalização, mas pela representatividade que o estado de São Paulo na economia nacional.
“Estamos falando de R$ 2,4 bilhões em investimentos que vão dobrar a capacidade do nosso terminal. Que vai ampliar a capacidade para o atendimento de 22 milhões de passageiros para quase 30 milhões. E, efetivamente, vai mudar a aviação no Estado de São Paulo. Então é importante que estejamos avançando nos investimentos do aeroporto de Congonhas. Esse aporte vai trazer melhor qualidade e experiência aos usuários do modal aéreo que passam pelo terminal que é conhecido como o coração da cidade”, disse o ministro Silvio Costa Filho.
Nos próximos anos, os passageiros que utilizam o segundo maior aeroporto do país em termos de movimentação vão ganhar uma infraestrutura moderna e ampla, que garantirá maior conforto aos turistas e ampliando a segurança operacional. Uma das principais intervenções será a ampliação da área de embarque e desembarque dos passageiros, que passará para 105 mil m², o dobro do espaço atual. Os usuários passarão a contar com novas pontes de embarque, esteiras de bagagem automatizadas e equipamentos de raios x.
Para garantir maior conforto e melhorar a experiência dos passageiros que utilizam o espaço, o novo terminal de embarque do aeroporto terá um novo salão de check-in, com 72 posições amplas e acessíveis, podendo chegar a 108. As pontes serão ampliadas de 12 para 19, permitindo maior comodidade e expandindo o número de embarques diretos às aeronaves. Para agilizar os embarques de passageiros especialmente no horário de maior fluxo operacional, o terminal vai contar com 10 portões de embarque remoto, 13 leitores automáticos de cartão de embarque e aumento dos canais de inspeção, de 10 para 17.
Capacidade operacional
A parte operacional também será aprimorada com as intervenções, com um novo pátio de 215 mil m² para a aviação comercial, aumento de 30 para 37 posições de parada de aeronaves, com infraestrutura disponível para receber as aeronaves mais modernas do mundo. Paralelamente, pistas e pátios de aeronaves receberão reforço estrutural, além da construção de novas pistas de rolagem.
Trabalho conjunto
A parceria do Governo Federal com a iniciativa privada vai garantir celeridade nas obras de melhoria do aeroporto. Por meio do diálogo construtivo, o Ministério de Portos e Aeroportos viabilizou a antecipação de investimentos, que estão sendo realizados pela concessionária Aena, para acelerar a conclusão dos trabalhos, a fim de minimizar os impactos aos usuários e elevar a qualidade dos serviços prestados em todo o sítio aeroportuário. A previsão é que as intervenções sejam concluídas até 2028. O planejamento estratégico, com o faseamento das etapas, garantirá que o pleno funcionamento dos serviços durante toda a execução do projeto.
O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé França, afirmou que os investimentos vão trazer melhorias significativas para todas as esferas da sociedade que utilizam o setor aéreo como modal de transporte. “No Brasil tivemos a infraestrutura aeroportuária completamente requalificada e hoje presta um serviço de qualidade atestado pelos passageiros que avaliam os serviços aeroportuários oferecidos. Com Ministério de Portos e Aeroportos, a Secretaria de Aviação Civil vai acompanhar as obras de perto para que um investimento desse montante tenha os seus prejuízos mitigados e que o passageiro continue viajando com conforto e comodidade”, disse.
Melhoria no acesso viário
O acesso ao terminal também foi contemplado no projeto de melhorias do complexo aeroportuário. Com objetivo de agilizar a circulação viária e reduzir o trânsito em torno de Congonhas, a concessionária vai construir uma nova praça para embarque em carros de aplicativos, com capacidade de até 72 vagas. A área de meio-fio terá um incremento de 250 metros para embarque e desembarque dos passageiros e haverá um acesso direto à futura estação de metrô da linha Ouro. Essas novas ações se juntam as melhorias implementadas anteriormente, como bolsão para veículos de aplicativos e uma nova área para embarque de passageiros
Deixe um comentário