Comunidade se une para tombamento das obras do artista plástico Juarez Paraiso
Um abaixo assinado está sendo divulgado amplamente nas redes sócias organizado pela comunidade da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia com o objetivo de solicitar ao prefeito de Salvador, Bruno Réus, o tombamento das obras do artista plástico baiano Juarez Paraiso.
Estao envolvidos no projeto varias unidades acadêmicas, representadas por membros de diretorias, congregações, departamentos, corpos docentes e professores aposentados, alunos, ex-alunos e funcionários das instituições.
Um vez realizado o tombamento das obras do artista natural de Rio de Contas, interior da Bahia, as criações do artista e professor da Escola de Artes da Bahia estarão salvaguardadas e preservadas, como deve ser o
todo patrimônio da cidade de Salvador.
Vandalismo
As obras de Juarez vem sofrendo, ao longo dos anos, destruições parciais ou totais, devido a intolerância religiosa e negligência dos órgãos encarregados de sua conservação.
Sobre Juarez Paraíso
Integrante da chamada segunda geração modernista da Bahia, Professor Emérito da UFBA, membro da Academia de Letras da Bahia e da Academia Brasileira de Ciências, é soteropolitano por vivência e dedicação de toda a sua obra à cidade do Salvador, cujas criações monumentais aqui se concentram em edificações públicas e privadas, como também em vias urbanas. Juarez Paraíso dedicou sua vida e seu múltiplo talento às artes em geral, principalmente como desenhista, pintor, gravador, escultor, muralista, mosaicista, fotógrafo, cenógrafo, crítico de arte.