Como empreender no setor de estética? Dr. Alan Macario, especialista em harmonização facial, cita dicas para ter um negócio de sucesso

Como empreender no setor de estética? Dr. Alan Macario, especialista em harmonização facial, cita dicas para ter um negócio de sucesso


Brasil se torna o segundo local que mais realiza procedimentos estéticos no mundo e, em cinco anos, registra um crescimento de 560% no setor

Nos últimos 5 anos, o Brasil obteve um crescimento de 560% no setor estético. É o que dizem os dados da Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). A atração dos brasileiros por estética é destaque global. Segundo a Pesquisa Global Anual sobre Procedimentos Estéticos/Cosméticos da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), o Brasil é o segundo local que mais realiza procedimentos, cirúrgicos ou não, tendo computado mais de 1 milhão e 200 mil não cirúrgicos, como preenchimentos e harmonizações, em 2023. Esse mercado realiza 1,5 milhões de procedimentos anuais e gera uma receita de R$ 48 bilhões para o setor, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

 

Com tanto sucesso, um negócio no setor de estética no Brasil acaba sendo algo interessante.

“O brasileiro é muito vaidoso e a tecnologia, assim como as facilidades de pagamento atuais no setor, fazem com que o mercado de estética cresça ainda mais. Eu acredito que o segmento ainda não chegou ao seu ápice e aqueles que possuírem um negócio na área ainda terão muito a ganhar. Porém, assim como todo negócio, é necessário ter um excelente planejamento para que a empresa tenha sucesso. Caso o empresário faça tudo certo, ele com certeza terá muito a ganhar”, comenta o Dr. Alan Macario, Fundador do Instituto IAMAC, instituto técnico especializado em harmonização facial, e Diretor Técnico da Botopremium, a maior rede de harmonização facial e corporal do Nordeste.

Confira abaixo quatro dicas do Dr. Alan Macario para aqueles que querem empreender no mercado de estética:

*Tenha uma mentalidade de empresário*
A primeira dica do especialista é que a pessoa observe o seu negócio como um empresário. Segundo Macario, é muito comum pessoas que têm formação na área buscarem empreender no setor, mas não obterem o sucesso. Ele afirma que isso ocorre porque o profissional tem a formação técnica, mas não pensa como um empresário no negócio. “Quando pensamos como empresário, devemos olhar a empresa mais do que o atendimento ao cliente. Outros fatores, como o marketing, a contabilidade, a contratação, etc., devem ser observados atentamente. Os bastidores de uma empresa são tão essenciais quanto o produto e o serviço que ela presta. Tendo essa premissa, podemos passar para os próximos pontos”, comenta Dr. Alan Macario.

*Conheça seu público-alvo*
Segundo Macario, para ter sucesso no setor de estética, é essencial entender quem são seus clientes. Realize pesquisas de mercado para identificar o perfil do seu público: idade, gênero, poder aquisitivo e preferências estéticas. Isso ajudará a personalizar seus serviços, oferecer tratamentos que atendam às necessidades específicas e elaborar estratégias de marketing eficientes, além de fidelizar os clientes.

*Invista em capacitação técnica*
Dr. Alan Macario explica que não é obrigatório que o empreendedor possua formação técnica na área, mas é fundamental que sua equipe possua e, mais do que isso, que sempre se atualize. “O mercado de estética está em constante evolução, com novas técnicas, procedimentos e tecnologias surgindo regularmente. Invista em treinamentos, workshops e especializações para sua equipe, garantindo que todos estejam capacitados para oferecer os melhores serviços. Certificações e atualizações frequentes são essenciais para aumentar a credibilidade e a confiança dos clientes em sua empresa”, comenta o especialista.

*Escolha uma localização estratégica*
A localização do seu negócio pode ser determinante para o sucesso. Escolha um ponto com alto fluxo de pessoas, como shoppings, ruas comerciais movimentadas ou bairros com perfil de clientes que busquem serviços estéticos. Além disso, considere a acessibilidade, estacionamento e visibilidade para atrair mais clientes.

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