Começam as celebrações pelos 50 anos de arte de Viga Gordilho

Começam as celebrações pelos 50 anos de arte de Viga Gordilho

Eventos celebram os 50 anos de arte da artista plástica Viga Gordilho na Bahia.  O Workshop “Transparências e fragilidades atemporais”, com Teresa Almeida, na Escola de Belas Artes da UFBA, começa nesta segunda-feira, 2 de maio, o ciclo de ações que celebram os 50 anos de arte da artista visual Viga Gordinho. Com coordenação de Eriel Araújo, o workshop será realizado nas salas de cerâmica da Escola de Belas e a proposta é a (re)-utilização e (re)-criação: reciclagem de vidro utilitário incolor na criação de folhas sagradas em vidro.

Já na quarta-feira, dia 4 de maio acontecem, no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, a palestra “Transparência, Opacidade e Luz”, com a artista portuguesa Teresa Almeida – Profª.  Drª. da FBAUP e o lançamento do livro “ComparTRILHAmentos Poéticos – um memorial em tempo gerúndio”, fruto da sua defesa para Professor Titular da UFBA, realizada em junho de 2020.

Mas, o ponto alto das comemorações é a exposição retrospectiva “ComparTRILHAmentos Poéticos – Vida e Obra”, no próximo dia 5 de maio, quinta-feira, às 19h. Na mostra,  a artista visual, professora e pesquisadora  apresentará suas pesquisas artísticas,  reunindo  fotografias, pinturas, objetos e livros publicados, que pontuam sua trajetória, e trabalhos inéditos realizados durante a pandemia. A exposição tem curadoria de Luiz Alberto Freire.

No dia 16 de maio, às 15h, no Museu de Arte da Bahia, será realizada a inserção das peças criadas no workshop na instalação “Trilhas de Cristal”, de Viga Gordilho, com a presença da artista; no dia 8 de junho, às 17, também no MAB, acontece a palestra “Registros e reflexões sobre o processo criativo”, com a artista Viga Gordilho.

A mostra “ComparTRILHAmentos Poéticos – Vida e Obra” fica em exposição até 19 de junho.

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *