Com mais de 50 mil colaboradores negros, BRF promove programas de inclusão e conscientização para toda a companhia

Com mais de 50 mil colaboradores negros, BRF promove programas de inclusão e conscientização para toda a companhia

 


Vagas afirmativas, programa de mentoria e bolsas de inglês exclusivas ajudaram a empresa a atingir a marca de 27,5% dos cargos de liderança ocupados por pessoas pretas e pardas.

 

No Dia da Consciência Negra, a BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, compartilhou as principais iniciativas de inclusão e diversidade voltadas para as pessoas pretas e pardas da companhia. Com mais de 50% dos colaboradores autodeclarados negros, o que representa 51 mil profissionais, a empresa conta com ações de inclusão e conscientização que ajudaram a atingir o índice de 27,5% dos cargos de liderança ocupados por esse público.

 

A BRF conta com algumas iniciativas de diversidade voltadas para esse tema. Uma delas é o programa Mentoria Nossa Cor, em que talentos negros da companhia participam de capacitações com uma consultoria especializada e tem sessões de mentoria individuais com executivos da BRF. A primeira turma foi lançada em agosto de 2024 e conta com 60 participantes de todo o Brasil. Thiago Pereira, Diretor de Processos Globais de RH, falou sobre os resultados da ação: “A Mentoria Nossa Cor é um programa para acelerar a carreira dos colaboradores pretos e pardos da empresa, em que há uma troca rica entre os mentorados, que recebem orientações individuais de desenvolvimento, e mentores, que além de contribuir para a inclusão desse público, também participam de treinamentos de diversidade para serem aliados na luta contra o racismo”.

Em 2024, a BRF também distribuiu 800 bolsas de estudo de inglês para os colaboradores negros. A ação foi feita em parceria com o Movimento pela Equidade Racial (MOVER), iniciativa que reúne empresas comprometidas com a promoção da equidade racial no Brasil: “fazer parte do MOVER mostra o compromisso que nós temos em promover um ambiente de trabalho cada vez mais diverso e inclusivo. Poder trocar boas práticas com outras empresas, compartilhar nossas iniciativas e aprender com eles tem sido fundamental para evoluirmos nos nossos números”, afirma Thiago.

Maria José da Silva, Operadora Líder em Jatai-GO, participou das iniciativas de inclusão e falou sobre sua experiência: “os programas de diversidade me deram a oportunidade de aperfeiçoar os meus talentos e aprendizados, além de me ajudar a desenvolver minha carreira dentro da BRF. Fico muito feliz em aumentar a representatividade de pessoas negras na liderança da empresa, e incentivar outros colegas de trabalho a fazer o mesmo”.

A empresa também realiza diversas outras ações de inclusão, como disponibilização de vagas internas e externas exclusivas para pessoas pretas, cotas em programas de capacitação e campanhas de sensibilização sobre o tema para toda a companhia.

Sobre a BRF
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 120 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos – para pessoas e seus pets em todo o mundo – por meio da gestão sustentável de sua cadeia, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para quase 100 mil colaboradores no mundo, mais de 415 mil clientes e aproximadamente 9 mil produtores integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *