Com ensino inovador e gratuito, Ilum Escola de Ciência molda próxima geração de pesquisadores
A Ilum Escola de Ciência, faculdade inovadora e gratuita para formar cientistas do século 21, está com inscrições abertas até 20 de dezembro para o processo seletivo do curso em Ciência e Tecnologia. Criada pelo CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e localizada em Campinas (SP), a Ilum oferece formação multidisciplinar, com foco na prática em grupo e interdisciplinar.
O curso em período integral tem três anos de duração e oferece 40 vagas, metade destinadas a alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Os aprovados têm direito a moradia, alimentação, transporte, curso de Inglês e um laptop equipado com os softwares necessários para atividades acadêmicas, além da passagem para chegar à Ilum. Interessados podem se inscrever pelo formulário disponível no site da Escola.
“Os alunos da Ilum terão uma formação interdisciplinar diferenciada. O convívio com a maior infraestrutura de pesquisa brasileira, um modelo de aprendizado inovador baseado em técnicas de ensino ativo e em projetos ligados a temas atuais na fronteira do conhecimento”, afirma o diretor da Ilum, o físico e membro da Acadêmia Brasileira de Ciências Adalberto Fazzio.
Formação interdisciplinar e infraestrutura de alto nível
|
Crédito: Ilum/Divulgação | Alunas do curso de graduação da Ilum, no Laboratório de Ciências da Vida
Inaugurada em 2021, com início da primeira turma no ano seguinte, a Ilum Escola de Ciência ocupa uma área de 2,1 mil metros quadrados, com dois andares, em uma infraestrutura que impressiona. As três salas de aula com estações de trabalho para grupos de seis alunos são equipadas com recursos audiovisuais e multimídia. Os alunos contam com os laboratórios de Ciência da Vida e da Matéria para atividades práticas de Física, Química, Biologia e Computação e equipamentos especiais (com microscópios de força atômica, de tunelamento e espectrômetro Raman) e de Biomicroscopia. Os estudantes têm à disposição um estúdio para gravação e edição de vídeos, além de sala de estudos, biblioteca e área de convivência com minimercado.
Conhecida pela abordagem inovadora para formar cientistas e pesquisadores, a Ilum Escola de Ciência tem um programa curricular com ênfase em projetos e aprendizado ativo: os alunos são incentivados a buscar o conhecimento de forma autônoma. A interdisciplinaridade está na integração de cinco grandes áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciências de Dados e Humanidade.
As salas de aula foram configuradas para promover interação e colaboração entre os alunos e acesso a tecnologias educacionais avançadas. Como o foco está na experimentação desde o início, há muitas aulas práticas e imersões nos ambientes científicos e laboratórios do CNPEM, além de contato direto com seus pesquisadores.
Para a carioca de 20 anos Ana Karen Pinto, da segunda turma da Ilum, é um privilégio estar neste centro de excelência, com toda infraestrutura tecnológica. “Estudar ciência no Brasil não é fácil, as condições não são as mais adequadas. Saber que meu país tem um polo dessa qualidade me dá muita esperança. Quando me formar, pretendo seguir para uma área da Biologia que envolva Computação. Quero ficar dentro do CNPEM e ajudar o Brasil.”
O maranhense de Barra do Corda Davi José Araújo Pereira exalta o apoio financeiro, que dá essa oportunidade a estudantes como ele, de todas as regiões do país. “O acesso a moradia, computador, alimentação, curso de Inglês e o pagamento da passagem para Campinas me permitiram estar aqui. Minha família não teria condições financeiras de me proporcionar estar em um lugar como esse, onde tenho contato com laboratórios que só teria, em outros locais, na pós-graduação. Quero continuar na Física, fazer doutorado. A física de aceleradores no Sirius vai me ajudar muito”, disse.
Processo seletivo
|
Crédito: Ilum/Divulgação | Física Ana Carolina de Mattos Zeri em sala de aula com alunos: ensino multidisciplinar e inovador
O processo de seleção para o curso de Ciência e Tecnologia da Ilum tem três etapas: inscrição e manifestação de interesse, notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e entrevista individual online.
Na primeira etapa, que vale 100 pontos e vai até 20 de dezembro, os candidatos preenchem o formulário de inscrição com dados pessoais e respondem a perguntas sobre a vida estudantil, atividades extracurriculares no ensino médio, interesse em ciência e tecnologia e expectativas em relação ao curso. Em fevereiro, a escola tem acesso às notas do Enem por meio do CPF dos inscritos. Essa etapa vale mil pontos e os cem mais bem avaliados passam à fase seguinte.
A terceira etapa, uma entrevista individual online, vale mil pontos. Os entrevistadores são oito professores, quatro da Ilum e quatro externos. São aprovados os 40 candidatos com a melhor pontuação, de todas as fases.
Sobre a Ilum Escola de Ciência
|
Crédito: Ilum/Divulgação | Área de convívio: interior da Ilum Escola de Ciência
Com proposta inovadora para formar futuros cientistas, a Ilum Escola de Ciência é uma iniciativa do CNPEM, Organização Social sob supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sem fins lucrativos e gratuita para os alunos, é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e foi inaugurada em 2021, com início da primeira turma em 2022. A Ilum oferece o curso superior em Ciência, Tecnologia e Inovação, nível bacharelado, com três anos de duração, em período integral.
Sobre o CNPEM
Com um ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento único no Brasil, o CNPEM é uma OS sem fins lucrativos sob supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do Sirius, projeto mais complexo da ciência brasileira, uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo, usada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em inúmeras áreas do conhecimento.
O CNPEM reúne equipes multitemáticas especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. É um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental e Tecnologias Quânticas.
O que dizem os alunos
Ana Karen de Oliveira Pinto, 20 anos, Rio de Janeiro (RJ), aluna da segunda turma da Ilum (2023)
“No final do curso de Biotecnologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro, tive uma professora de Biologia Celular que falava muito sobre o CNPEM e o Sirius e o quanto eram grandiosos. Foi ela quem me falou da faculdade do CNPEM, sobre a Ilum e o início da primeira turma. Tinha preocupação de como me manteria fora do Rio, se sacrificaria minha família. Ter o benefício da moradia, do transporte, das necessidades básicas me tranquilizou. Neste período, já tive um contato muito realista do que é a ciência, principalmente dentro do Brasil.”
Davi José Araújo Pereira, 20 anos, Barra do Corda (MA), aluno da segunda turma da Ilum (2023)
“Estudei no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Conheci a Ilum porque uma amiga da primeira turma, Eduarda Veiga, divulgava no Instagram o dia a dia na escola e o que a faculdade proporciona. Eu era aluno de Física na Universidade Federal do Piauí. Era ótimo, acompanhava os pesquisadores, quem fazia ciência, mas aqui não tem comparação! Cheguei à Ilum em março. O acesso a moradia, computador, alimentação, curso de Inglês gratuitos e a passagem para Campinas me permitiram estar aqui. O mais evidente aqui é a interdisciplinaridade. Para o meu futuro quero continuar na Física, fazer doutorado. A física de aceleradores no Sirius vai me ajudar muito.”
Serviço
Processo seletivo para o curso Ciência e Tecnologia (nível bacharelado) da Ilum Escola de Ciência
Prazo: até 20 de dezembro
Inscrição: Link
Deixe um comentário