Com desenhos e o apoio da Staedtler, crianças ajudam a transformar vidas no Togo
Campanha global “Dia Mundial das Cores Solidárias” da STAEDTLER já beneficiou milhares de crianças ao redor do mundo desde 2008. E em 2025, os recursos arrecadados serão destinados a uma organização no Togo, na África Ocidental
A STAEDTLER, referência internacional em produtos para escrita, pintura e desenho, anuncia a edição 2025 do Dia Mundial das Cores Solidárias (World Kids Colouring Day). A campanha convida crianças de 3 a 12 anos a criarem desenhos inspirados no tema “Sorte e Felicidade” e, para cada obra recebida, a empresa irá doar 1 euro para apoiar projetos sociais no Togo, país da África Ocidental.
Os recursos arrecadados este ano serão destinados ao projeto “Saúde e Educação Infantil para Crianças no Togo”, promovido pela Plan International Alemanha. A iniciativa atua em 16 comunidades do país, localizado na África Ocidental, oferecendo educação básica, cuidados com a saúde, alimentação adequada e acesso à água potável para crianças de até cinco anos.
Segundo Rogério de Andrade, gerente de marketing da STAEDTLER no Brasil, a arrecadação, que pode chegar a 50 mil euros por ano — cerca de R$ 330 mil — ajudará a instituição a conquistar independência financeira com o objetivo de se sustentar sozinha pelos próximos 10 anos. “Mais do que um repasse pontual, essa doação faz parte de um plano estruturado para fortalecer o futuro dessas comunidades. Nós nos comprometemos a oferecer nosso apoio até que eles tenham meios próprios para continuar subsidiando educação e cuidados de qualidade às crianças”, complementa.
Como tudo começou
Lançado em 2008 na Alemanha, o Dia Mundial das Cores Solidárias nasceu com o objetivo de mobilizar crianças, escolas e famílias para usar o desenho como uma ferramenta de empatia e transformação. A ação logo ultrapassou fronteiras e passou a apoiar projetos sociais em diversos países. Com a criação da subsidiária brasileira em 2019, a campanha também ganhou força no Brasil.
De lá para cá, a iniciativa já mobilizou milhares de crianças em todo o mundo e beneficiou comunidades em países como Peru, Ruanda, Gana e agora o Togo, sempre com foco no desenvolvimento infantil, acesso à educação, nutrição, saneamento e agricultura sustentável.
O Togo foi escolhido em 2025 por apresentar altos índices de pobreza e baixa cobertura de serviços públicos essenciais. A campanha deste ano pretende contribuir com mudanças estruturais de longo prazo nessas comunidades.
Edição 2025: Sorte, Felicidade e Solidariedade
A proposta da edição de 2025 é incentivar crianças a refletirem sobre o que significa felicidade e sorte em suas vidas. Os desenhos podem retratar desde momentos em família, amizades e brincadeiras favoritas até símbolos culturais como ferradura, figa, Mão de Fátima, Olho Grego, Pomba da Paz ou cofrinho de porquinho. Segundo Andrade, a ideia é deixar a criança livre para criar com o que tem em casa e expressar sua visão de forma simples e espontânea. Não há restrições quanto aos materiais usados: lápis de cor, giz de cera, canetinha, tinta guache. Tudo está liberado, desde que o tema seja respeitado.
Além de contribuir para uma causa global, as crianças participantes concorrem a kits exclusivos da marca. No Brasil, os desenhos devem ser enviados até 31 de maio por meio do formulário disponível no site oficial da STAEDTLER, e os 10 desenhos mais criativos serão premiados, com o resultado divulgado até o final de julho de 2025. “Em 2024, superamos a marca de 50 mil desenhos enviados no mundo todo. E somente no Brasil, esperamos receber mais de 4 mil participações nesta edição. É emocionante ver como a arte pode conectar culturas e ajudar comunidades inteiras a avançar”, conclui Rogério de Andrade, gerente de marketing da STAEDTLER no Brasil.
Saiba mais sobre a STAEDTLER: A STAEDTLER é uma das empresas industriais mais antigas da Alemanha, com mais de 180 anos de história de confiança. Classificada entre os principais fabricantes globais de produtos para escrita, pintura e desenho, a marca inspira a criatividade em todas as fases da vida, desde a infância até os projetos criativos mais avançados. Com sede em Nuremberg, a empresa emprega aproximadamente 2.200 pessoas em 26 países, sendo dois terços de seus produtos fabricados na Alemanha. Chegou ao Brasil em 2019 e, desde então, fortalece sua presença no mercado local com um portfólio sustentável e criativo, atendendo de artistas a estudantes. Link