Colóquio Internacional “Cuidado, Direito e Desigualdades”, entre 14 e 16 de abril, na USP, reúne especialistas de vários países e será maior evento de caráter internacional sobre o tema no Brasil

Colóquio Internacional “Cuidado, Direito e Desigualdades”, entre 14 e 16 de abril, na USP, reúne especialistas de vários países e será maior evento de caráter internacional sobre o tema no Brasil

Fuvest divulga lista de cursos mais concorridos no vestibular 2021 ...

 

Mais de 70 pesquisadores e pesquisadoras, dentre os quais cerca de 40 especialistas internacionais estarão presentes ao Colóquio Internacional “Cuidado, Direitos e Desigualdades”, nos dias 14, 15 e 16 de abril, na Casa de Cultura Japonesa, no campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP, ocasião em que serão debatidos quase 30 trabalhos inéditos no campo de estudos do cuidado e da economia do cuidado em diferentes países.

O evento marca o encerramento e apresenta os resultados do projeto Who Cares? Rebuilding Care in a Post Pandemic World. Este projeto veio sendo conduzido por uma equipe de especialistas no Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, França e Reino Unido, desde 2022, sob a coordenação geral da socióloga Nadya Araujo Guimarães, professora titular sênior da Universidade de São Paulo, onde atua no Departamento de Sociologia e no COI – Observatório das Instituições Brasileiras, além de ser pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e membro da Academia Brasileira de Ciências.

Durantes os primeiros anos do projeto, foram realizados colóquios em Paris (2023) e Montreal (2024). A discussão inédita, qualificada por dados de pesquisas comparativas, quantitativas e qualitativas, bem como os debates e análises do grupo deram origem a estudos sobre o mercado de trabalho de cuidado e as condições de trabalho e saúde das pessoas que nele atuam, revelando sua a complexidade e a heterogeneidade, bem como a análises sobre as desigualdades entre países no acesso à proteção e aos direitos de quem produz cuidado, que permitiram aplicar a esses países um índice que mede o alcance das políticas públicas (Global Care Policy Index).

No Brasil, uma rede nacional, interinstitucional e interdisciplinar de pesquisas, a Rede CuiDDe – Cuidado, Direitos e Desigualdades, sediada no Cebrap, reúne especialistas dedicados a uma agenda no nosso país de estudos do projeto internacional. Os dados nacionais geraram sugestões de políticas em diversos campos como o da qualificação profissional para o trabalho de cuidado, o das politicas de proteção a trabalhadores e trabalhadoras, remunerados ou não, as formas de inclusão do cuidado na legislação e na arquitetura jurídica brasileira, bem como, têm levado os pesquisadores da Rede CuiDDe a se engajar na melhoria da produção de estatísticas nacionais como a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) ou a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad).

O grupo participou do debate público sobre a Política Nacional de Cuidados (Lei 10.569/2024) e seus especialistas compuseram instâncias centrais na montagem da PNC, como o Grupo Técnico Interministerial e os grupos consultivos de apoio, notadamente no campo da melhoria na qualidade dos dados.

O evento marcará, ainda, a criação do Observatório “Cuidado, Direitos e Desigualdades”, uma iniciativa permanente a ser desenvolvida pela rede CuiDDe – Cuidados, Direitos e Desigualdades, dando continuidade aos estudos aprofundados no tema, em âmbito nacional, após a conclusão do projeto internacional.

No Brasil, todas as publicações em quatro idiomas, lives e seminários estão disponíveis no site cuidado.cebrap.org.br . Essa ampla iniciativa contou com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Trans-Atlantic Platform, um consórcio reunindo duas dezenas de instituições de fomento à pesquisa no mundo. Outros apoiadores se somaram à Fapesp para tornar essa rede viável e possibilitar esta iniciativa pioneira, como as fundações Arymax, José Luiz Egydio Setúbal e a Open Society Foundation.

 

Serviço:

Colóquio Internacional “Cuidado, Direitos e Desigualdades”

III Colóquio do Projeto Who Cares? Rebuilding Care in a Post Pandemic World

USP – Casa da Cultura Japonesa – Campus Butantã

14, 15, 16 de abril

Todas as seções terão tradução simultânea português, inglês, espanhol e francês.

 

Share this post