Cirurgião do Hospital Alemão Oswaldo Cruz é eleito presidente mundial da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade & Distúrbios Metabólicos (IFSO)
O Dr. Ricardo Cohen, coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz acaba de ser eleito presidente mundial da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO), na sigla em inglês, International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders. O anúncio foi realizado durante o 26º congresso anual da IFSO que acontece em Napoli, na Itália.
A IFSO, é uma das instituições médicas mais relevantes do mundo e reúne médicos cirurgiões e todos os profissionais de equipes assistenciais envolvidos no tratamento de pessoas com obesidade de 72 sociedades médicas de diversos países. Uma de suas principais atividades é a promoção de fóruns anuais de debate para a troca de conhecimentos sobre pesquisas científicas, conceitos, medicações e abordagens do tratamento multidisciplinar e individualizado da doença.
Com doutorado em clínica cirúrgica, o coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz é uma referência mundial em obesidade, diabetes e cirurgia bariátrica. Dr. Ricardo Cohen é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (2011-2012), ex-presidente do capítulo latino-americano da IFSO (2018-2019), membro honorário da Sociedade Espanhola, Argentina, Egípcia, (entre outras) de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e foi apontado pela Sociedade Americana de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (American Society for Metabolic and Bariatric Surgery – ASMBS), como um dos 30 médicos mais influentes do mundo nesta área do conhecimento. Já publicou mais de 250 artigos e nove livros.
A frente da IFSO, o especialista terá como desafio promover discussões científicas a respeito dos melhores tratamentos disponíveis para a obesidade, além de contribuir com a ampliação do acesso aos melhores tratamentos clínicos e cirúrgicos para o controle da obesidade e de suas doenças associadas.
“Vamos trabalhar, de forma conjunta, com as principais entidades médicas e científicas de todos os continentes para aumentar o acesso ao tratamento mais adequado para cada um, respeitando as individualidades de cada paciente e os múltiplos fatores da doença a partir das melhores evidências científicas relacionadas à obesidade. O objetivo é contribuirmos de modo efetivo para reduzirmos os efeitos da maior epidemia enfrentada pela sociedade contemporânea”, afirma o Dr. Ricardo Cohen.
Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um centro hospitalar de grande porte e referência em alta complexidade. Prestes a completar 126 anos, oferece aos pacientes acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI), principal agência mundial de acreditação em saúde. Com corpo clínico renomado, formado por mais de 5 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país, o Hospital tem capacidade total instalada de 806 leitos, sendo 583 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. A Instituição foi reconhecida pela Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para trabalhar no setor de saúde, na categoria de Hospitais, e no terceiro setor com destaque em Gestão Saudável. Desde 2008, atua na área pública como uma das Entidades de Saúde de Reconhecida Excelência (ESRE) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.
Deixe um comentário