Cientista descobrem cobra que escala muros e montanhas usando os dentes
Os caçadores de répteis a nomearam de “serpente da caverna Kukri” ou Oligodon speleoserpens, em homenagem às cavernas e escarpas das montanhas de calcário, conforme informou o jornal britânico Daily Mail. A descoberta da espécie de cobra causou espanto aos cientistas.
Além da peculiaridade dos dentes, esta espécie também possui escamas sulcadas que permitem que ela suba por paredes verticais, tornando-se uma das espécies mais adaptadas a esse ambiente.
Dentes afiados como lâminas
Os répteis, segundo os cientistas, têm presas em forma de lâminas e foram descritos como uma criatura estranha nunca vista antes.
A cobra foi descoberta por Harry Ward-Smith, um especialista em répteis que trabalhou na Equipe de Educação sobre Serpentes e Conservação Sakaerat da Tailândia, enquanto ela escalava um penhasco a 15 metros de altura.
“Foi incrivelmente arriscado, mas não tive outra opção senão escalar sem cordas”, explicou em sua página do Facebook em abril deste ano.
“Estou em êxtase em anunciar a descrição de uma nova espécie de Cobra Kukri no sul da Tailândia: Oligodon speleoserpens, a Cobra Kukri da Caverna. Esta é a primeira descrição de espécie da qual faço parte e me sinto muito honrado por ter descoberto esta espécie ao lado de tantos grandes colegas”, escreveu o pesquisador.
Segundo Ward-Smith, a espécie Oligodon é um dos gêneros mais diversos do Sudeste Asiático, com muitas espécies novas ainda à espera de serem descobertas.
Deixe um comentário