Cidade mineira aposta em ensino inovador da matemática

Cidade mineira aposta em ensino inovador da matemática

Levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que os matemáticos estão em segundo lugar entre os maiores salários do país (R$ 16.568), com um aumento de 50% em 2023 na comparação com 2012. Outros estudos mostram que as profissões matematizadas são responsáveis por fatias importantes do PIB, como é o caso da França (18%) e do Reino Unido (15%). Enquanto isso, no Brasil, dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021 revelam que somente 5% dos estudantes do Ensino Médio da rede pública têm aprendizado considerado adequado em matemática.
Para promover uma revolução no modo como gestores, professores e alunos encaram a disciplina, o Programa Mentalidades Matemáticas (MM), cocriação do Instituto Sidarta (Brasil) com o Centro de Pesquisas Youcubed da Universidade de Stanford (EUA), avança em parcerias com municípios brasileiros. No próximo dia 31 de outubro, o 5º Seminário Mentalidades Matemáticas vai mostrar como a cidade mineira de Vespasiano adotou a abordagem de forma sistêmica no ensino da disciplina.
“O Programa Mentalidades Matemáticas reúne pessoas que acreditam ser possível promover o desenvolvimento humano e a mobilidade social por meio de outra forma de ensinar e aprender matemática. Queremos levar as mentalidades matemáticas para todo o território brasileiro. Esse é um enorme desafio que envolve derrubar mitos em torno da disciplina e democratizar o acesso a uma abordagem abrangente e inovadora”, ressalta Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.

Em oito anos de aplicação no Brasil, o programa já formou mais de 11 mil professores na abordagem, que ensina a matemática de uma forma visual e colaborativa, impactando mais de um milhão de estudantes em cidades como São Paulo (SP), Cotia (SP), Itu (SP), Altamira (PA) e Santana do Ipanema (AL). Em Cotia (SP), um Curso de Férias de dez dias, realizado com alunos de 4º e 5º anos, foi responsável por um salto equivalente a 1 ano e 3 meses em escolaridade matemática, calculado pelo desempenho na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service).

Com cursos presenciais e online para docentes, grupos de estudos e aplicações em salas de aulas a partir de parcerias com secretarias de educação, o MM tem ampliado sua capilaridade pelo país. No caso de Vespasiano, rede com mais de 11 mil alunos, o programa teve início em 2022 e já formou mais de 245 professores.
“Nos meus mais de 30 anos na educação, este é um momento muito inovador e importante para o ensino da matemática no Brasil. É um caminho sem volta. Uma coisa que valoriza o que o aluno sabe e que motiva o professor a abrir-se para outras formas de aprender e ensinar a matemática. Sai o medo da matemática e entra a matemática com alegria, que proporciona melhores resultados para toda a educação de Vespasiano”, afirma Laís de Castro Brant, secretária de Educação de Vespasiano.
“Essa matemática equitativa nos permite ouvir mais os alunos e isso tem sido importante. Afinal, estamos construindo seres humanos para esta sociedade que está precisando tanto de pessoas críticas”, conta Regiane Astolfo, professora de Matemática do Ensino Fundamental de Vespasiano.

Atividade do Programa Mentalidades Matemáticas | Crédito: André Seiti/Itaú Social

 

5º Seminário Mentalidades Matemáticas

Iniciativa do Instituto Sidarta em parceria com o Itaú Social e com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o evento gratuito será transmitido pelo canal do Mentalidades Matemáticas no YouTube na terça-feira, 31 de outubro, às 18h30.

A mesa “Quem ensina, aprende primeiro” conta com a participação de Jack Dieckmann, diretor do Centro de Pesquisa Youcubed da Universidade de Stanford (EUA); Marina França, gerente de inovação educacional Mentalidades Matemáticas; Danielle Ramanery, coordenadora do Mentalidades Matemáticas em Vespasiano; e Regiane Astolfo, professora de Matemática do Ensino Fundamental 2 da rede de Vespasiano. Eles vão falar sobre as mudanças inspiradas pela abordagem na prática dos professores e os desafios e resultados da aplicação em sala de aula.

A segunda mesa “Vespasiano: antes e durante as Mentalidades Matemáticas” terá a presença de Laís de Castro Brant, secretária de Educação de Vespasiano; Sonia Dias, gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social; e Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta. O debate vai tratar dos preparativos da rede municipal para receber o programa e as evidências de transformação do ensino.

O evento também conta com a participação de Jo Boaler, idealizadora da abordagem Mentalidades Matemáticas e fundadora e diretora acadêmica do Centro de Pesquisa Youcubed da Universidade de Stanford. Boaler se baseia em estudos da neurociência para desmistificar a ideia de que a matemática é apenas para poucos e propõe atividades que apresentam uma matemática mais visual, criativa, aberta e equitativa, trazendo propostas colaborativas e estimulando uma nova maneira de pensar e se relacionar com a disciplina.

“O MM não requer recursos extraordinários, como materiais específicos ou tecnologia de ponta porque o maior recurso são as pessoas que ensinam matemática. E é por isso que a proposta sempre partiu da cocriação com essas pessoas para fortalecer toda a comunidade de aprendizagem”, explica Marina França.

Serviço: 5º Seminário Mentalidades Matemáticas

Data: 31 de outubro

Horário: 18h30

OndeCanal do Mentalidades Matemáticas no YouTube

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