Cidade mineira aposta em ensino inovador da matemática
Levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que os matemáticos estão em segundo lugar entre os maiores salários do país (R$ 16.568), com um aumento de 50% em 2023 na comparação com 2012. Outros estudos mostram que as profissões matematizadas são responsáveis por fatias importantes do PIB, como é o caso da França (18%) e do Reino Unido (15%). Enquanto isso, no Brasil, dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021 revelam que somente 5% dos estudantes do Ensino Médio da rede pública têm aprendizado considerado adequado em matemática.
Para promover uma revolução no modo como gestores, professores e alunos encaram a disciplina, o Programa Mentalidades Matemáticas (MM), cocriação do Instituto Sidarta (Brasil) com o Centro de Pesquisas Youcubed da Universidade de Stanford (EUA), avança em parcerias com municípios brasileiros. No próximo dia 31 de outubro, o 5º Seminário Mentalidades Matemáticas vai mostrar como a cidade mineira de Vespasiano adotou a abordagem de forma sistêmica no ensino da disciplina.
“O Programa Mentalidades Matemáticas reúne pessoas que acreditam ser possível promover o desenvolvimento humano e a mobilidade social por meio de outra forma de ensinar e aprender matemática. Queremos levar as mentalidades matemáticas para todo o território brasileiro. Esse é um enorme desafio que envolve derrubar mitos em torno da disciplina e democratizar o acesso a uma abordagem abrangente e inovadora”, ressalta Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.
Em oito anos de aplicação no Brasil, o programa já formou mais de 11 mil professores na abordagem, que ensina a matemática de uma forma visual e colaborativa, impactando mais de um milhão de estudantes em cidades como São Paulo (SP), Cotia (SP), Itu (SP), Altamira (PA) e Santana do Ipanema (AL). Em Cotia (SP), um Curso de Férias de dez dias, realizado com alunos de 4º e 5º anos, foi responsável por um salto equivalente a 1 ano e 3 meses em escolaridade matemática, calculado pelo desempenho na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service).
Com cursos presenciais e online para docentes, grupos de estudos e aplicações em salas de aulas a partir de parcerias com secretarias de educação, o MM tem ampliado sua capilaridade pelo país. No caso de Vespasiano, rede com mais de 11 mil alunos, o programa teve início em 2022 e já formou mais de 245 professores.
“Nos meus mais de 30 anos na educação, este é um momento muito inovador e importante para o ensino da matemática no Brasil. É um caminho sem volta. Uma coisa que valoriza o que o aluno sabe e que motiva o professor a abrir-se para outras formas de aprender e ensinar a matemática. Sai o medo da matemática e entra a matemática com alegria, que proporciona melhores resultados para toda a educação de Vespasiano”, afirma Laís de Castro Brant, secretária de Educação de Vespasiano.
“Essa matemática equitativa nos permite ouvir mais os alunos e isso tem sido importante. Afinal, estamos construindo seres humanos para esta sociedade que está precisando tanto de pessoas críticas”, conta Regiane Astolfo, professora de Matemática do Ensino Fundamental de Vespasiano.
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5º Seminário Mentalidades Matemáticas
Iniciativa do Instituto Sidarta em parceria com o Itaú Social e com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o evento gratuito será transmitido pelo canal do Mentalidades Matemáticas no YouTube na terça-feira, 31 de outubro, às 18h30.
A mesa “Quem ensina, aprende primeiro” conta com a participação de Jack Dieckmann, diretor do Centro de Pesquisa Youcubed da Universidade de Stanford (EUA); Marina França, gerente de inovação educacional Mentalidades Matemáticas; Danielle Ramanery, coordenadora do Mentalidades Matemáticas em Vespasiano; e Regiane Astolfo, professora de Matemática do Ensino Fundamental 2 da rede de Vespasiano. Eles vão falar sobre as mudanças inspiradas pela abordagem na prática dos professores e os desafios e resultados da aplicação em sala de aula.
A segunda mesa “Vespasiano: antes e durante as Mentalidades Matemáticas” terá a presença de Laís de Castro Brant, secretária de Educação de Vespasiano; Sonia Dias, gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social; e Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta. O debate vai tratar dos preparativos da rede municipal para receber o programa e as evidências de transformação do ensino.
O evento também conta com a participação de Jo Boaler, idealizadora da abordagem Mentalidades Matemáticas e fundadora e diretora acadêmica do Centro de Pesquisa Youcubed da Universidade de Stanford. Boaler se baseia em estudos da neurociência para desmistificar a ideia de que a matemática é apenas para poucos e propõe atividades que apresentam uma matemática mais visual, criativa, aberta e equitativa, trazendo propostas colaborativas e estimulando uma nova maneira de pensar e se relacionar com a disciplina.
“O MM não requer recursos extraordinários, como materiais específicos ou tecnologia de ponta porque o maior recurso são as pessoas que ensinam matemática. E é por isso que a proposta sempre partiu da cocriação com essas pessoas para fortalecer toda a comunidade de aprendizagem”, explica Marina França.
Serviço: 5º Seminário Mentalidades Matemáticas
Data: 31 de outubro
Horário: 18h30
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