Chef baiano ministra aula show no Festival Sabores da Terra de Indaiatiba, São Paulo

Chef baiano ministra aula show no Festival Sabores da Terra de Indaiatiba, São Paulo

Há seis anos, o Sabores da Terra Festival Gastronômico Itinerante iniciava um movimento em prol de pequenos produtores artesanais, da “culinária raiz” e de artistas locais, justamente em Indaiatuba/SP. Por isso, a sexta edição do evento acolhida no município reafirma o #OrgulhoDeSerCaipira e os propósitos da marca. Desta vez, o evento é realizado em quatro tempos: um em 28 restaurantes parceiros, até 3 de julho, nas salas de aula do Grupo UniEduK, em seguida a céu aberto, no Parque Ecológico, nos dois primeiros finais de semana de julho; e por fim, com o tradicional Tacho Solidário oferecido para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A realização é da Elo Produções, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal de Cultura. 

A novidade que une a notícia aos baianos, é a participação pra lá de especial do Chef Júnior França, de Itacaré, que foi curador da 8ª edição do Festival Sabores de Itacaré, em 2018. Natural de Jequié/BA, foi em Itacaré/BA que construiu e consolidou sua carreira de mais de vinte anos na cozinha. Especialista em comida contemporânea e regional, o chef, que comanda uma hamburgueria, além de prestar consultorias e curadorias no ramo da gastronomia, desembarca em São Paulo para ministrar aula no dia 2 de julho, onde apresentará uma Tilápia com molho aveludado de mel de cacau guarnecido de Pappardelle na manteiga com insumos da Fazenda Santa Ana, do litoral sul da Bahia. 

O orgulho de ser caipira vai muito além da comunicação visual revigorada, distribuída pela festa e compartilhada nas redes sociais. “Na edição Campinas, inauguramos nosso portal e pensamos em algumas frases originais que denotam um jeito de ser, de pertencer. As pessoas adoraram nosso “caipirês” e isso também nos deu a dimensão do quão importante é o Sabores da Terra para as pessoas dos lugares pelos quais passamos”, avalia a idealizadora Renata Tannuri Meneghetti, da Elo Produções. 

Para esta edição Indaiatuba, dez produtores locais de alimentos, já conhecidos do “Ponto Verde” – Feira de Agricultura Familiar do Município de Indaiatuba, estão confirmados: Vanessa e Fernando (produtos à base de pimenta); Eliane Bonfim e Aparecida Glória (peças artesanais de cozinha e utilitários); Ana Brolo (defumados artesanais, cachaças saborizadas e mais); Célia e Jéssica (artes em chifre, macramê  e outras peças artesanais); Ednilson  Tomazetto (vinhos artesanais, pimentas e pães); André Antal (produtos veganos como hambúrgueres e sanduíches); Gabriela Artesanato (produtos artesanais para relaxamento e massagem); Sidnei Integral Natural (produtos integrais como pães e bolos); Agnaldo Puce (produtor de queijos, cachaças, mel e embutidos); Alexandra – Produtos de Milho. Os detalhes sobre a programação você confere a seguir (serviço).

Dez cidades paulistas já tiveram ao menos uma edição do evento: Indaiatuba, Valinhos, Jaguariúna, Holambra, Águas de Lindóia, Vinhedo, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Campinas. Para se ter uma ideia do evento, pode-se dizer que mais de 1 mil produtores de alimentos puderam compartilhar muitos sabores e saberes com o público até aqui. Só na 18ª edição, em Campinas, o Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) recebeu 51 expositores, sendo 16 pequenos produtores e artesãos, seis bandas e uma orquestra de viola, nos três dias de festival naquela cidade, foram vendidas 23.800 porções às cerca de 38 mil pessoas que passaram pelo local (cálculo feito a partir do ticket médio de consumo). E, para que tudo isso funcionasse na terra de Carlos Gomes, cerca de 600 pessoas trabalharam (direta ou indiretamente) no evento – 57 delas na equipe de produção. É um desafio. 

 

Todas as informações sobre os menus e restaurantes participantes estão disponíveis no site https://festivalsaboresdaterra.com.br/  e no Instagram da marca https://www.instagram.com/saboresdaterrafgi 

 

Nos dois primeiros finais de semana de julho (aos sábados e domingos à tarde), a Cozinha Show do Parque Ecológico acolhe docentes e convidados da UniEduk para aulas de culinária. Serão 23 aulas com vagas limitadas (20 pessoas por aula) e preenchidas por ordem de chegada. Dentre os destaques, as variações baianas para peixe e cacau do chef Júnior França (de Itacaré-BA).

 

O encerramento do Sabores da Terra será realizado durante a quarta edição do Festival de Inverno de Indaiatuba, que acontecerá em dois finais de semana: de 1º a 3 e de 8 a 10 de julho, no Parque Ecológico com 30 expositores. Às sextas-feiras, o evento será realizado das 18h às 22h e, aos sábados e domingos, das 12h às 22h. Destaque às apresentações da Orquestra de Viola Caipira de Indaiatuba, no domingo (3/7) e às rodas de conversa com o violeiro Robson Furioso, maestro da Orquestra de Viola Caipira de Valinhos, no início das duas tardes dos domingos do evento (3 e 10/7). Vale se programar, ainda, para o “Momento de Fé”, com a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida e para shows de Jonas e Diego, Camila & Cabriel, Roberto Tempesta & Banda, Letícia Nicoliello e Soul Boogie Orchestra (grande final). Ao todo são mais de 30 apresentações. Confira a programação completa no site do Sabores da Terra ou https://www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/ .

Programação 

(gastronomia)

Á /  

13h15 – Chef Sérgio Rischiotto – Canjica de Quentão e Doce de Leite

14h – Chef Jr. França – Itacaré BA – Cozinha de Origem – Tilápia com molho aveludado de mel de cacau guarnecido de Pappardelle na manteiga

14h45 – Patrícia Moraes – Angú de Milho Verde com Ragu de Cogumelos

15h30 – Chef Felipe Santos – Impasto Italiano – Talharim com Ragu à Bolognesa

16h15 – Chef Ana Carolina Godoy – Brownie Funcional – Sem açúcar e saudável

17h – Thiago Silva – Hambúrguer Artesanal

 

/  

13h15 – Chef Jr. França – Itacaré BA – Dadinho de Tapioca com geleia de goiabada e pimenta – Fazenda Santa Ana

14h – Vinícius Tonelo – Focaccia de Chorizo e Finocchio (linguiça artesanal com erva doce)

14h45 – José Sidni – Èclair de Pastel de Belém

15h30 – Tibério Gil e Vinícius Tomazetto – Cachaças e Destilados – Cachaçaria Porto Brasil

16h15 – Abílio Pires – Torta de Morango Silvestre

17h – Produtor Lab Jatna – Hamburguer Vegano

 

Á /  

13h15 – Pâmela Ribeiro – Brownie de Frutas Vermelhas

14h – Chef Douglas Ferreira – Cozinha Oriental – Nigirizushi

14h45 – Chef Lucas Simão – Linguiça Artesanal Descomplicada – charcutaria e conceitos

15h30 – Pasta Di Ana – O incrível universo das massas e molhos italianos

16h15 – Bete Lima – Confeitaria

17h – Victor Bolgheroni – Batata Rosti

 

/

13h15 – Chef Arê Ramos – Cozinha Brasileira​

14h – Nádia Bernadelli – Ervas e Especiarias do Mundo​

14h45 – Barista Giovana Noronha Ribeiro – Dicas sobre extração perfeita do café

15h30 – Helga Takeno – Marketing Digital para Gastronomia​

16h15 – Produtora Vanessa Hayashi – Geleias Artesanais

 

Serviço:

19ª edição do Sabores da Terra Festival Gastronômico Itinerante – Ano 6

O quê: Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra

Festa de encerramento no Parque Ecológico: 1 a 3 / 8 a 10 de julho

Onde? Parque Ecológico – Estacionamento ao lado da Concha Acústica – Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 205 – Chácara Areal – Indaiatuba – SP, 13331-005

ENTRADA GRATUITA – Sugerimos a ÇÃ Á (não perecíveis) e para as ações da Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba.

Quando? Sexta (1) e (8) – das 18h às 22h      /      Sáb (2) e (9) E Dom (3) e (10) – das 12h às 22h

Informações e menus: www.festivalsaboresdaterra.com.br 

Realização: Elo Produções & Eventos

Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de Indaiatuba e Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba

Patrocínio: General Clean, Castelo e Torcetex

Apoio: Bierinbox/ Coca-Cola/ Grupo UniEduk / Royal Palm Tower / Prato Fino

Apoio de Mídia – Mais Expressão, MMídia e Prosa com Tempero

Hotel Oficial: Royal Palm Tower

Cerveja Oficial: Bierinbox

SOBRE O CHEF JUNIOR FRANÇA

O chef Junior França, 41, é natural de Jequié/BA, mas foi em Itacaré/BA onde construiu e consolidou sua carreira de mais de vinte anos na cozinha. Especialista em comida contemporânea e regional, o chef comanda uma hamburgueria, além de prestar consultorias e curadorias no ramo da gastronomia.

Incentivador da agricultura familiar, o chef Junior França assumiu, em 2018, a curadoria da oitava edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, após uma longa trajetória de participações e contribuições na realização do festival.

Saiba mais: https://instagram.com/chefjuniorfranca?utm_medium=copy_link 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *