Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Catadores apoiados pelo Governo do Estado já coletaram 49 toneladas de metal e 40 toneladas de plástico no Carnaval
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Links da Semana

Catadores apoiados pelo Governo do Estado já coletaram 49 toneladas de metal e 40 toneladas de plástico no Carnaval

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 21 de fevereiro de 2023
Compartilhar
Compartilhar
Unindo os objetivos de preservar o meio ambiente e gerar renda para catadores de resíduos sólidos durante o Carnaval de Salvador 2023, o projeto Eco Folia Solidária tem gestão da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre) e se baseia na economia solidária. Na manhã desta segunda-feira, 20, a Central de Apoio ao Catador de Materiais Recicláveis, instalada no Politeama, recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior e da presidente das Voluntárias Sociais da Bahia e primeira-dama, Tatiana Velloso.
Com investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão, aplicado pela Setre, o Eco Folia Solidária beneficia 1.840 catadores autônomos vinculados a cooperativas de reciclagem parceiras da iniciativa e outros avulsos. Até esta segunda-feira (20), 49 toneladas de metal e 40 toneladas de plástico já foram coletadas e comercializadas na central de apoio. A partir do Eco Folia, os catadores recebem fardamento adequado e equipamentos de proteção individual – EPIs, como botas, luvas e protetores auriculares, uma vez que trabalham expostos ao som de trios elétricos. Durante a visita, o governador Jerônimo Rodrigues estabeleceu uma roda de diálogo direto com catadores e membros de cooperativas, ouvindo pleitos e demandas da categoria.
Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, “o projeto com os catadores é especial porque viabiliza que as pessoas gerem renda e também cuida do meio ambiente, retirando material sólido que iria para o mar ou para um aterro sanitário ou um lixão. As famílias que desenvolvem esse trabalho são amparadas pelo Governo do Estado e fica aqui o meu compromisso em fortalecer essa política, não só em Salvador, mas em outros municípios do estado da Bahia.
Cooperativas
As centrais de apoio são estruturadas para comercializar os recicláveis e são geridas pelas Redes de Cooperativas de Catadores, que compram o material coletado pelos trabalhadores, a preços justos, evitando a ação de atravessadores. As cooperativas estocam o material e aguardam o melhor momento para a comercialização junto à indústria recicladora.
Mércia Barata, coordenadora de Inovação e Fomento da Economia Solidária, da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo da Setre, destacou a importância do projeto para o cuidado com os trabalhadores. “O Eco Folia dá visibilidade à categoria dos catadores que é tão importante e, por vezes, a sociedade não percebe sua existência. No atendimento, seguimos algumas premissas, como a de que a pesagem seja feita na frente do catador pra que ele não se sinta lesado. Providenciamos também o cadastro de cada catador e isso faz com que eles se sintam vistos”, explicou.
O Eco Folia Solidária tem parceria com cooperativas, como a Cooperguari, que atua em conjunto com mais dez cooperativas. O gestor da Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet), Alexandro Campos, destacou o impacto do projeto para os catadores. “A atuação dos catadores de recicláveis no carnaval deste ano tem sido diferenciada. Hoje a gente tem 11 cooperativas unidas pra fortalecer esse projeto. O Governo do Estado tem nos apoiado com essa ação de valorização e qualificação e esse suporte é essencial para quem mora na capital e para os catadores que vêm do interior também”, afirma Alexandro.

Você Pode Gostar

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro
BYD alcança 8 mil colaboradores diretos em Camaçari e reforça produção para acompanhar crescimento das vendas no país
Presidente sanciona Lei que garante continuidade do Move Brasil para motoristas e entregadores
Rock in Rio anuncia ganhadores do Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável 3.0
Últimas notícias da Semana
Links da Semana

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo

Rita Moraes
Rita Moraes
16 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Links da Semana

Bracell ganha Prêmio IEL Bahia 2026 na categoria ‘Estágio – Empresa Inovadora’

14 de setembro de 2026
Links da Semana

Estado da Bahia certifica 500 trabalhadores em cursos de qualificação profissional

14 de setembro de 2026
Links da Semana

SESI Bahia lança o Programa Usinas Criativas, de qualificação técnica em economia criativa

11 de setembro de 2026
Links da Semana

Pelo quarto ano, MFG Agropecuária é eleita o maior confinamento do Brasil

4 de setembro de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
“É do banco”: como golpistas estão usando ligações e mensagens para fazer você entregar seu dinheiro
Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites